Blog

Blog

4 de nov. de 2013

Direto da redação - Edição da tarde - Destaque para Ayrton Senna - Documentário!



Documentário VIP’s: Quem você quer que ele seja?


O Século do Ego – 1ª Parte

A história da relação entre Sigmund Freud e seu sobrinho americano, Edward Bernays. Bernays inventou a profissão de relações públicas na década de 1920 e foi a primeira pessoa a usar as idéias de Freud para manipular as massas. Ele mostrou como as corporações americanas poderiam fazer com que as pessoas quisessem  coisas que elas não precisavam, sistematicamente fazendo a ligação entre objetos produzidos em massa aos seus desejos inconscientes. Bernays foi um dos principais arquitetos das técnicas modernas de consumo de massa, usando todos os truques  possíveis, desde celebridades até armações com atores e relações públicas. Seu golpe mais notório foi romper o tabu sobre o tabagismo feminino persuadindo as mulheres a fumar cigarros que eram vendidos como um símbolo de independência  ou “tochas da liberdade”. Mas Bernays estava convencido de que isso era mais do que apenas uma maneira de vender produtos. Era uma nova forma de controle  das massas. Ao realizar os desejos irracionais internos  que o seu tio tinha identificado, as pessoas poderiam ser satisfeitas e felizes, tornando-do assim, mais dóceis. Era o início da era do consumismo irrefreado que veio a dominar o mundo de hoje.

Episódio 1: Máquinas de Felicidade

A

Alienígenas do Passado

E se a vida na Terra começou no espaço? Milhões de pessoas aceitam a teoria de que formas de vida inteligentes tem visitado a Terra há milhares de anos e eram adorados como deuses pelos homens primitivos. Monumentos como Stonehenge e a Ilha de Páscoa seriam os últimos resquícios de uma antiga civilização alienígena?
Baseado no controverso livro Eram Os Deuses Astronautas, de Erich Von Daniken, a teoria dos alienígenas ancestrais tem abalado as crenças no progresso da humanidade.



A Vida Privada dos Poderosos – Faraós

É difícil ser famoso nos dias de hoje. Sempre existem repórteres ou fotógrafos por perto para assegurar que o mundo todo saiba de coisas que você preferia guardar em segredo. É claro que em um passado distante quem dominava não tinha este problema. Não precisava se preocupar com a imprensa ou os paparazi se intrometendo em seus assuntos particulares. Estava a salva das manchetes e colunas de fofocas, até agora… Neste programa a imprensa moderna terá a chance de conhecer um faraó e outros soberanos de hábitos no mínimo estranhos, além de ficar por dentro da atividade dos saqueadores de túmulos. Chegou a hora de expor a vida privada dos faraós do Egito Antigo.

A Vida Privada dos Poderosos – Reis e Rainhas da Inglaterra

É um pesadelo ser famoso hoje em dia. A imprensa segue todos os seus movimentos e registra todas as suas indiscrições. No passado aqueles que nos governavam não tinham esse problema. Não precisavam ter fotógrafos e jornalistas relatando seus mais intimos segredos. Estavam a salvo das manchetes e revistas. Hoje vamos acabar com esses segredos e mostrar a sua vida privada.

A Vida Privada dos Poderosos – Monarcas Europeus

É um pesadelo ser famoso hoje em dia. A imprensa segue todos os seus movimentos e registra todas as suas indiscrições. No passado aqueles que nos governavam não tinham esse problema. Não precisavam ter fotógrafos e jornalistas relatando seus mais intimos segredos. Estavam a salvo das manchetes e revistas. Hoje vamos acabar com esses segredos e mostrar a sua vida privada.

A Vida Privada dos Poderosos – Papas

Nesse programa a mídia moderna vai desenterrar o passado duvidoso de uma das famílias mais célebres da história, do Papa que era uma mulher e da era mais escandalosa do papado.

História da Ciência. Quem Somos Nós? 


Hoje sabemos que o cérebro – o órgão que mais que qualquer outro nos faz humanos – é uma das maravilhas do universo, mas, até o século XVII, ele mal era estudado. As ciências da anatomia cerebral e psicologia ofereceram visões diferentes para quem nós somos. Hoje essas ciências estão se unindo e revelando algumas verdades surpreendentes e incômodas sobre o que define nossos pensamentos, sentimentos e desejos. E a busca para entender como nosso cérebro funciona também revelou que todos nós – quer percebamos ou não – praticamos ciência desde o momento em que nascemos.

BBC História da Ciência - Episódio 01 - O Que Há Lá Fora?







A




Ayrton Senna