Blog

Blog

8 de jul. de 2013

Dia mundial do disco voador!


Dia do Disco Voador



Series Alienigenas Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Já ouvi dizer que pra tudo que existe no mundo, há também uma data comemorativa. E, ao que parece, nesta segunda-feira, 24 de junho, calhou de ser o Dia do Disco Voador.

Descobri isso meio que aleatoriamente e a primeira coisa que me veio à cabeça foram quantos discos eu já vi em alguma produção. Depois, sobre quantas séries com alienígenas já me chamaram atenção e isso acabou virando um tema para um post especial. Para falar sobre o assunto, pedi ajuda da Natasha Cardoso, que costuma acompanhar as variações desse gênero com mais afinco.

Assim, surgiu um eclético Top 10, com histórias já encerradas e que tiveram e ainda têm alguma relevância. Se você acha que faltou alguma muito importante, fique à vontade para reclamar. E, lembre, esta é uma lista completamente despretensiosa.

3rd Rock From The Sun


3rd Sun Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Assim que o projeto de The Neighbors, comédia da ABC, foi anunciado ano passado, a primeira reação foi de que o enredo seria um fracasso. Após a estreia, porém, ela acabou sendo bem recebida. Mas, será que algum dia vai conseguir chegar aos pés de 3rd Rock From The Sun?

Produzida pela NBC entre 1996 e 2001, a comédia tinha um elenco de peso, com direito a John Lithgow e Joseph Gordon-Levits. Sua história girava em torno de um grupo de extraterrestres que veio à Terra para fazer um expedição de reconhecimento e pesquisa. Se passando por uma família normal, os personagens faziam graça das peculiaridades humanas, enquanto recebiam ordens de seu chefe invisível.


Roswell
Roswell Cast Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Vindo também do final dos anos 90, Roswell foi uma série da saudosa WB, que hoje se tornou CW. Contando com apenas 3 temporadas de duração, a série foi inspirada em uma coleção de livros de ficção científica e tinha um quê meio adolescente.
Lembrando as teorias conspiratórias da cidade que dá nome ao enredo, os episódios acompanhavam a história de três criaturas que, com sua aparência humana, conseguem esconder sua origem alienígena. Isso até que um deles resolve utilizar suas habilidades extraterrestres e curar uma colega. A partir daí, sua vida muda completamente, bem como a da comunidade.
(Só pra constar, a origem do Dia do Disco Voador remonta ao dia em que um piloto norte-americano afirmou ter visto vários objetos voadores em Washington, sendo que, dias depois, uma nave tripulada teria caído na cidade de Roswell, em 1947)
V


V TV Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Falando em produção antiga, V deveria fazer parte dessa lista duplamente. Surgida originalmente como uma minissérie, em 1983, a trama ganhou um remake na ABC em 2009.
Na versão criada por Kenneth Johnson, uma equipe de aliens altamente avançados chega à Terra no que seria uma missão de paz. Já no início, Anna, interpretada por Morena Baccarin, avisa que são Visitantes inofensivos, sem qualquer objetivo. Apesar disso, com o tempo, os planos do grupo começam a ser revelados, sendo que desejam dominar o planeta. Uma pena que tenha sido cancelada cedo demais, com apenas dois anos de retorno.

The X Files
X Files Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Se V foi um fracasso de audiência, The X Files seguiu um caminho completamente diferente. Presente no imaginário brasileiro até hoje, como Arquivo X, a história é considerada um dos grandes hits da tevê, tendo durado 9 temporadas.
Estrelada por Fox Mulder e Dana Scully, a série tem mais a ver com a dúvida sobre a existência de alienígenas do que sua presença em si. Agentes do FBI, os protagonistas trabalhavam em uma divisão que investigava casos polêmicos, envolvendo ocultismo, fantasmas e possíveis abduções. A partir daí, criaram-se slogans inesquecíveis como “eu quero acreditar” e “a verdade está lá fora“. Tentando um equilíbrio entre a ciência e o inexplicável, o roteiro também criou um dos primeiros grandes ships do mundo das séries, com a torcida para que Mulder e Scully virassem um casal.

Alf
Alf Teimoso Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Para lembrar dessa próxima série, a dica é pensar na programação do SBT. Exibida entre 1986 e 1990 originalmente, pela NBC, ALF é um velho conhecimento dos brasileiros por culpa de Sílvio Santos e as eternas reprises desta comédia, cujo título quer dizer “Alien Life Form“, ou ‘forma de vida alienígena’. E como seu protagonista era um E.T peculiar.
Trazido à Terra acidentalmente, após seguir um sinal amador, Alf foi parar na casa de uma tradicional família americana, que acabou o acolhendo. Inicialmente, a ideia era que pudesse consertar sua nave e voltar ao planeta de origem,  o que acaba não acontecendo, já que seu lar é destruído. Dessa forma, os episódios acabam mostrando sua adaptação a uma nova realidade, com algumas leves críticas sobre questões culturais. Considerado um enorme sucesso nos EUA, só chegou ao fim por causa de problemas de saúde de seu criador.

Star Trek
Star Trek Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Existem poucas séries onde os aliens sejam tão importantes quanto em Star Trek, série que acabou rendendo uma das franquias mais bem sucedidas e adoradas até hoje.
Desde cargos importantes na nave espacial mais conhecida do Universo até os melhores vilões, os alienígenas de Star Trek nos fazem pensar em diversas questões culturais e filosóficas, sempre expandindo nossas mentes, mas sem nunca se esquecer da diversão e do entretenimento.


Farscape
Farscape Cast Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Uma das poucas séries a ter mais de 90% de seu elenco principal de personagens composto por alienígenas, Farscape mostrou que pode-se contar uma história cativante ao se aliar os seres de outros mundos com um humano perdido no espaço à procura de casa.
Mas, mais importante que isso, a série nos faz nos importarmos com personagens animatronicos no mesmo nível em que nos importamos com personagens humanos. Com 4 temporadas, exibidas entre 1999 e 2003, costuma atrair fãs até hoje, com status de cult.


Babylon 5
Babylon 5 Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Babylon 5 é uma estação espacial que tem como meta manter a paz em diferentes raças alienígenas e onde assuntos pendentes são trabalhados.
Assim como em séries mencionadas anteriormente, os aliens aqui desempenham papeis fundamentais para o desenvolvimento da trama, além de servirem como um verdadeiro estudo de caso sobre autoritarismo, guerra, religião e outros para o criador, J. Michael Straczynski.

Taken
Taken Spielberg Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Os alienígenas aqui são aqueles mais tradicionais, que abduzem e fazem experiências com os humanos, mas nem por isso a série deve deixar de ser mencionada. Uma das memoráveis no assunto, Taken brinca com toda essa conspiração a cerca dos seres do espaço, além de vermos uma raça buscando uma melhor compreensão da nossa, enquanto o governo tenta colocar as mãos em tecnologias mais avançadas.
No meio, as vidas de várias gerações de duas famílias são mostradas. Taken é um verdadeiro estudo sobre ufologia. Ganhadora de um Emmy, em 2002, a minissérie teve produção de Steven Spielberg e apenas 10 episódios.


Doctor Who
Doctor Aliens Dia do Disco Voador: Top 10 Séries Com Alienígenas
Pra encerrar com chave de ouro, impossível não mencionar a queridinha do NaTV; Doctor Who. Prestes a completar 50 anos, a série britânica acompanha a vida do Senhor do Tempo, último sobrevivente de Gallifrey, que viaja através do tempo e espaço em sua nave chamada Tardis.
Contando com a aparição das mais diversas figuras, sejam elas do bem ou do mal, a trama foi criada em 1963, tendo retornado em 2005 para uma nova fase. Com muitas passagens pela Terra, geralmente para salvá-la, DW é o tipo de história que te deixa não apenas questionando a possibilidade de uma vida extraterrestre, mas também torcendo para que ela exista. Afinal, quem não gostaria de ser convidado a conhecer planetas como o Adipose 3, o Barcelona, A Biblioteca…? Só não pode querer ir ao Skaro e encontrar os Daleks.
_____
E, pra você, qual série com alienígena foi mais marcante? Acredita que as mais novatas como Falling Skies, The Event e mesmo The Neighbors deveriam estar na lista? Acha que Star-Crossed, que vai estrear na CW, vai conseguir público? Comente! E feliz Dia do Disco Voador!