Blog

Blog

20 de abr. de 2013

Flying Dutchman - O Holandês Voador





Temido por todos os homens do mar, diz a lenda que o Holandês Voador esta condenado a vagar pela eternidade pelos mares sem nunca poder fazer porto. No folclore do oceano, a visão deste navio fantasma é um presságio de desgraça.

Segundo algumas fontes, um holandês do século 17 o capitão Bernard Fokke é o modelo para o capitão do navio fantasma. Fokke era conhecido pela velocidade de suas viagens da Holanda para Java e era suspeito de estar em aliança com o Diabo. 


Fokke teria insistido, mesmo sob protestos de sua tripulação, em atravessar o conhecido Estreito de Magalhães, na região do Cabo Horn, um travessia que se descrevia ser muito dificil por suas numerosas geleiras e seu clima instável, Fokke teria conseguido passar por entre a passagem perigosa por meio de uma ajuda recebida por meio de seu trato com o Diabo. Desde então, o navio e seu capitão teriam sido amaldiçoados e, condenados a navegar eternamente causando o naufrágios de outras embarcações que por azar o avistassem.


Bernard Fokke
Houve muitos avistamentos relatados nos séculos 19 e 20. Um deles foi pelo príncipe George de Gales, o futuro Rei George V . Durante sua adolescência, em 1880, com seu irmão mais velho príncipe Albert Victor de Gales , ele estava em uma viagem de três anos com o seu tutor Dalton, a bordo da corveta 4.000 toneladas bacante . Na costa da Austrália, entre Melbourne e Sydney , Dalton registrou:

Era por volta de 4 da manhã quando o Flying Dutchman cruzou nossos arcos, avistamos uma estranha luz vermelha a qual destacava mastros e velas de um navio de 200 jardas, enviamos nosso navio para mais perto do qual se destacava mas para nossa grande surpresa o navio havia desaparecido na névoa.


 

O Holandês Voador foi retratado em diversos filmes, poemas, desenhos animados vamos a alumas dessas participações.

Em Piratas do Caribe o Temido Holandes Voador é retratado como o navio mais rápido dos mares tendo como capitão Dave Jones que comanda uma tripulação de piratas amaldiçoados a vagar pela eternidade pelas águas do caribe.

No desenho animado Bob Esponja ha uma personagem que relata de uma forma bem humorada o capitão e temido Holandes Voador No seriado O Elo perdido a um capitulo inteiro dedicado ao Flying Dutchman.

Holandes Voador Vs Perola Negra