Blog

Blog

10 de mar. de 2013

Universo - Viagem fantástica - Parte 1


O Universo – Planetas alienígenas (2ª Temp. Ep 1)

Existem planetas além do nosso sistema solar? É uma questão que poucos ousaram investigar. No início, a busca por planetas alienígenas era mal vista pela comunidade científica.
Centenas de mundos exóticos já foram catalogados, mas poderia algum deles abrigar vida extraterrestre? Embora alguns planetas sejam “monstruosos”, alguns parecem promissores. Estaríamos próximos de encontrar uma nova Terra ou nosso planeta é uma mera anomalia cósmica? Ciência de vanguarda, mundos exóticos e climas extremos em uma viagem pelo universo na busca por planetas alienígenas.


O Universo – Buracos cósmicos (2ª Temp. Ep 2)

Nosso universo “infinito” está repleto de fenômenos estranhos e violentos que podem transportar a vida. Imagine portais cósmicos onde objetos podem desaparecer, ser lançados ou fugir para outro lugar no espaço ou no tempo.
Decolemos para lugares longínquos no universo onde cientistas procuram por buracos negros, buracos brancos e buracos de minhoca. Eles são meras fantasias ou fatos científicos?


O Universo – Mistérios da Lua (2ª Temp. Ep 3)

Nossa vizinha mais próxima, misteriosa, e intrinsecamente ligada à nossa própria sobrevivência. Sua luminosidade nos cativa desde os primórdios da humanidade, mas um olhar mais próximo revela uma fonte onipresente de mitos, controvérsias e mistérios.

Terra e Lua
Uma força invisível que atrai a Terra a cada segundo do dia, provocando ilusão e fascínio. Um corpo celeste tão próximo que é capaz de influenciar nosso comportamento e o funcionamento de nosso organismo. Sem ela, o planeta Terra como o conhecemos jamais teria evoluído.

O Universo – Júpiter: O Gigante Gasoso (1ª Temp. Ep. 4)

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, possui menos de 0,01% da massa solar, mas mesmo assim, consegue ter uma massa 2,5 vezes maior que todos os planetas juntos. Assim como Saturno, Urano e Netuno, Júpiter é um gigante gasoso, não composto por matéria sólida.
Esse ótimo documentário exibido pelo History Channel faz uma viagem de 600 milhões de quilômetros até o “mini sistema” de Júpiter, onde mais de 60 luas orbitam o imponente planeta. Luas que até podem abrigar vida.

O Universo – A Lua (1ª Temp. Ep. 5)

Desde a antiguidade, o homem tem mostrado um amplo interesse no estudo da Lua, que havia se transformado em um importante objeto de estudo. Tales de Mileto (640-546 a.C.), astrônomo e filósofo da Grécia Antiga, acreditava que a Lua era um astro sólido e sem luz própria, refletindo os raios solares. Cem anos depois, Demócrito de Abdera (460-370 a.C.), também filósofo grego, acreditava que a Lua era um lugar parecido com a Terra, com seus vales e montanhas, que causavam as sombras no satélite.

Lua
Mas foi somente muito tempos depois que pudemos aprender quase tudo sobre nosso satélite natural, tão perto e tão longe de nós. Como a Lua nasceu e se desenvolveu? A resposta é incrível, muito mais do que a maioria dos terráqueos imagina.



O Universo – Luas alienígenas (2ª Temp. Ep 5)

Ocultos nas sombras do sistema solar, há muitos tão ativos quimicamente e tão desformes que beiram o bizarro. São as luas alienígenas que orbitam os planetas do sistema solar, antes desconhecidas ou consideradas secundárias – agora, estão na vanguarda da exploração astronômica.
Essas luas não se parecem em nada com nossa tão familiar Lua. Que surpresas esses misteriosos corpos guardam?