Blog

Blog

31 de mar. de 2013

Os melhores artigos da semana!...



Além dos Cosmos – O espaço (Ep. 3)

O terceiro episódio da série Além do Cosmos, exibida pelo National Geographic, te leva à uma viagem pelos mistérios do espaço, incluindo a matéria escura e a energia escura, que juntas compõe a maior parte do universo.
Mais além, esse documentário mostra que nosso universo pode ser um holograma – uma projeção de uma realidade muito mais profunda que acontece em uma distante superfície que nos rodeia.

 Além do Cosmos – Mecânica Quântica (Ep. 2)

As leis da mecânica quântica não são visíveis em objetos maiores, mas é possível encontrá-las, se soubermos onda procurá-las. O mundo subatômico é incrivelmente diferente do mundo que estamos vemos. Nele, não há uma aparente lógica. Coisas podem estar vivas e mortas ao mesmo tempo, eventos podem proceder na ordem inversa, acontecimentos podem viajar em uma velocidade maior que a luz, e duas partículas trocam informações instantaneamente, mesmo estando separadas por bilhões de anos-luz.

 Meteoro cruza o céu de Nova York e outras cidades 



Um brilhante meteoro ofuscou brevemente o céu de Nova York,  Washington D.C. e outras diversas cidades da costa leste dos EUA e do Canadá ontem (22/03). O fenômeno aconteceu por volta das 20h (horário local). Ao todo, foram mais de 500 relatos no país, que descreviam o objeto como sendo muito brilhante.

Além do cosmos – Multiverso


Por trás da nossa realidade cotidiana, existe um mundo fascinante. O físico e conhecido autor Brian Greene nos leva em uma viagem que subverte as regras da experiência humana, traçando uma imagem totalmente nova do espaço e do tempo.

 Formação de um planeta alienígena é observada pela 1ª vez




Astrônomos registraram pela primeira vez uma imagem direta de um planeta alienígena em processo de formação ao redor de uma jovem estrela.

A evolução da Lua



Nossa lua se formou a partir de um impacto entre a Terra e um corpo do tamanho de Marte.  Esse corpo foi  destruído pela colisão, que despedaçou a crosta da Terra. Os fragmentos resultantes de ambos corpos se uniram ao longo dos milhões de anos, formando a Lua. O vídeo acima mostra a evolução de nosso satélite desde então.

 O universo de Stephen Hawking


O físico mais famoso desde Einstein revolucionou a cosmologia, desde que os médicos deram somente poucos anos de vida para ele, após ser diagnosticado com uma rara doença que paralisou seu corpo, mas não afetou sua mente. Hawking tem buscado a resposta para diversas questões. Terá ele tempo para conseguir a resposta para tudo?