Blog

Blog

28 de jan. de 2013

Viagem ao espaço!... Conhecendo o universo! Imperdível!



O Universo – Galáxias Longínquas (1ª Temp. Ep 9)

O Sol é só uma estrela entre outras bilhões na Via Láctea. E nossa galáxia é somente uma entre outras centenas de bilhões no universo que conhecemos. O Telescópio Espacial Hubble nos dá uma visão do universo do passado, uma viagem magnífica pela história distante quase até o Big Bang.
Cada mancha, cada grupo, cada lampejo de luz representa um bilhão de estrelas aqui e ali. Se quisermos conhecer nosso lugar no universo, basta olhar para cima, para a distância remota, para o reino das galáxias longínquas.


Galáxias distantes

O Sol é só apenas uma estrela entre bilhões na Via Láctea. E nossa galáxia é uma dentre trilhões no nosso universo. O telescópio espacial Hubble nos dá uma visão do universo do passado. Uma incrível viagem de uma história distante, quase até o Big Bang. Cada mancha, cada grupo ou cada lampejo de luz representa 1 bilhão de estrelas, aqui e ali. Se quisermos conhecer nosso lugar no universo, basta olhar para cima, para a distância remota, para o reino das galáxias distantes.

O Universo – Além do Big Bang (1ª Temp. Ep 14)

Toda história tem um começo, até mesmo a história do universo. Há 13,7 bilhões de anos, um misterioso evento deu origem ao universo – uma grande “explosão”.
É a história da criação de cada átomo, estrela e galáxia. Mas essa também é nossa história. Como ao longo de milhares de anos o homem criou uma imagem do universo, tentou explicá-lo através da ciência e descobriu seu lugar dentro dele. Esta é a história de todas as coisas. Além do Big Bang…



A história do universo: do caos para a complexidade

Nosso universo surgiu há 13,7 bilhões de anos a partir de um evento denominado Big Bang. E desde então, está evoluindo.

A história do universo: do caos para a complexidade
Milhões de anos após a origem do universo, as primeiras estrelas vieram a existir, em meio ao caos. O universo era simples e caótico. Reações físicas e químicas nessas estrelas primordiais enriqueceram o universo com novos elementos, permitindo posteriormente a formação de planetas e luas.
Nas condições exatas, a vida – que é a coisa mais complexa do universo, e ao mesmo tempo a mais frágil – pôde surgir. E desde que isso aconteceu, com a ajuda de desastres, a vida evoluiu.
Mas por que o universo funciona desse jeito? Como podemos estar aqui hoje? Como o caos deu origem a toda a complexidade que vemos atualmente? Descubra todas as respostas nessa excelente história do universo narrada pelo cientista David Christian.