Blog

Blog

5 de jan. de 2013

O que é que está Debaixo de "Stonehenge"? Observe com o "Google Debaixo-da-Terra"


Um projeto dirigido por académicos da Universidade de Sheffield no Reino Unido tornou a arqueologia do mundialmente famoso lugar "Stonehenge" mais acessível que nunca.

Uma aplicação informática com o nome Google Under-the-Earth: Seeing Beneath Stonehenge é a primeira do seu género a transportar utilizadores para uma paisagem virtual pré-histórica, explorando o magnífico e importante monumento internacional, "Stonehenge". 





A aplicação utilizou dados recolhidos pelo Projecto "Riverside" da Universidade de Sheffield em conjunto com colegas das Universidades de Manchester, Bristol, Southampton e Londres. A aplicação foi desenvolvida por arqueologistas da Universidade de Bournemouth, adicionando plataformas de informação arqueológica no "Google Earth" para criar o "Google Debaixo-da-Terra".




A experiência visual única deixa os utilizadores interagir com o passado como nunca antes foi possível. Os pontos altos incluem fazer uma visita à aldeia Neolítica de Durrington Walls e uma viagem no interior de uma casa pré-histórica. Os utilizadores também têm a oportunidade de ver reconstruções do lugar "Bluestonehenge" no final da Avenida Stonehenge e do grande monumento de madeira chamado o "The Southern Circle" (Círculo do Sul), vendo como seria a sua aparência há mais de 4.000 anos atrás.

O projecto é financiando através da "Google Research Awards" (Prémios de Pesquisa Google), um programa que promove relações entre a Google e o mundo académico, como parte da ambição da Google em organizar a informação do mundo e torná-la universalmente acessível e útil.

Pode descarregar a aplicação no site da mesma em: Google Under-the-Earth: Seeing Beneath Stonehenge.
A ferramenta é fácil de utilizar e requer apenas que tenha o programa "Google Earth" já instalado no seu computador.

Fonte: NanoPatentsandInnovations