Blog

Blog

27 de jan. de 2013

Ciência revela quem surgiu antes: o ovo ou galinha






Sejamos sinceros! Todos já nos fizemos essa pergunta pelo menos uma vez na vida: quem surgiu primeiro, o ovo ou a galinha? Pois o pessoal do canal AsapSCIENCE do YouTube criou a divertida animação acima, que põe, de uma vez por todas, um ponto final nessa questão. Você pode ativar as legendas em português no menu do vídeo, mas como a tradução não é muito boa, explicaremos a resposta para esse mistério a seguir.
Segundo a animação, a solução seria bem simples se analisássemos o problema de forma literal: os animais que põem ovos surgiram muito antes do que as galinhas — há 340 milhões de anos, aproximadamente —, então, tecnicamente, os ovos surgiram antes. Mas, como estamos falando sobre os ovos dos quais as galinhas nasceram, quem é que botou o primeiro ovo, uma galinha? Qual dos dois surgiu primeiro? Existem duas formas de abordar o problema: 
A partir das galinhas

Ciência revela quem surgiu antes: o ovo ou galinha [vídeo] 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )

Estudos apontaram que existe uma proteína essencial para a formação dos ovos, e essa substância só pode ser encontrada nos ovários das galinhas. Isso significa que sem essas aves, os ovos não podem ser formados. Entretanto, o que são os ovos de galinha afinal? “Abrigos” que guardam os pintinhos ou estruturas que as galinhas põem? Imagine a seguinte situação: se um elefante botasse um ovo, e desse ovo nascesse um leão, de quê seria esse ovo, de elefante ou de leão?
Essa pergunta nos leva a outra consideração. Quando ocorre a fecundação, dois organismos contribuem com informações genéticas — o DNA — para formar o um zigoto. Entretanto, quando ocorre a replicação do material genético, é bastante comum que ocorram pequenas mutações. E são essas pequenas mutações, ocorridas ao longo de milhares de gerações, que resultam no surgimento de novas espécies.
Assim, o que pode ter acontecido foi que um casal de criaturas muito semelhantes às galinhas atuais acasalou e, graças a uma pequena mutação genética, a primeira galinha acabou surgindo. Mas e o ovo?

A partir dos ovos

Ciência revela quem surgiu antes: o ovo ou galinha [vídeo] 
(Fonte da imagem: Reprodução/Wikipédia )