Blog

Blog

29 de nov. de 2012

Penumbral lunar eclipse em 28 de novembro de 2012



Um eclipse lunar penumbral em 28 de novembro de 2012, será o último eclipse do ano. As pessoas no Alasca, Havaí, Nova Zelândia, Austrália e parte da Ásia podera ver o eclipse, no Brasil não sera possível.

Confira quando o eclipse começa em todo o mundo


Animação que mostra a passagem da Lua por meio de (círculo exterior) parcial da Terra e sombras completas (círculo interno) em relação ao tempo Universal.
                                            

Fonte do vídeo:

Posso ver o eclipse?

Para capturar todo o evento, é preciso estar em Alaska, Havaí, Austrália, ou leste da Ásia. Observadores no oeste do Canadá e dos EUA também pode ver o eclipse, com a lua que ocorre algum tempo depois de meados de eclipse. Leste do Canadá e dos EUA vai perder o eclipse inteiramente, uma vez que começa depois da lua.

Quando é que o eclipse ocorre? 
aqui estão os momentos chave para o eclipse lunar:

Penumbral eclipse começa - 12:14:58 UT
Maior eclipse - 14:33:00 UT
Penumbral eclipse termina - 16:51:02 UT

Este eclipse terá uma magnitude de 0,9155. O início do eclipse não será visível a olho nu. Por cerca de 30 minutos antes e depois do máximo do eclipse, uma tonalidade cinza claro será visto ao longo do limbo norte da lua.

Conversor de fuso horário

O Conversor Relógio Mundial fuso horário ajuda a encontrar quando o eclipse irá ocorrer em sua hora local. Tempo Universal (UT), uma escala de tempo baseado na rotação da Terra, é de cerca de 0,65 segundo atrás Tempo Universal Coordenado (UTC) , durante mais de novembro de 2012. UTC é no conversor de fuso horário.

Fonte texto: http://www.timeanddate.com/eclipse/lunar-eclipse-november-2012.html