Blog

Blog

31 de out. de 2012

Pode haver um propósito para o sofrimento que experimentamos e presenciamos?

 O ser humano em busca de um significado – Dr. Viktor Frankl

O Dr. Viktor Frankl (1905-1997) foi um psiquiatra austríaco que passou alguns anos de sua vida em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ele perdeu seus pais e sua esposa para a Alemanha Nazista. Sua chance de sair vivo dos campos era de 1 em 29. Ainda assim, ele conseguiu transformar esta imensa tragédia pessoal numa grande realização humana, e ao associar um significado, um propósito maior a seu sofrimento, ele encontrou forças para resistir à extrema crueldade à qual foi submetido. Após a guerra, ele publicou o livro “Em busca de sentido”, no qual relata esta experiência e descreve os fundamentos de um dos métodos terapêuticos mais importantes da psiquiatria, o qual ele desenvolveu como resultado dessa experiência de vida, chamado “logoterapia”.
Entrevista com o Dr. Frankl 1/2











LOGOTERAPIA

A logoterapia (logo quer dizer “significado”, “sentido”)  defende que a busca de um sentido ou propósito para o sofrimento proporciona ao ser humano a capacidade de transformar uma situação adversa em realização pessoal. De acordo com a logoterapia, o ser humano tem o poder de superar as mais severas dificuldades, como uma grande limitação física, transformando-a numa vitória, mas somente se souber qual o PORQUÊ de sua busca.
Entenda alguns dos conceitos da logoterapia:

PODER DE DECISÃO

O fator fundamental para superar as extremas dificuldades da vida é o poder de decidir quem nós queremos ser a despeito das circunstâncias, por piores que sejam, as quais somente em parte determinam o nosso comportamento. Um indivíduo somente estaria apto a superar as dificuldades e o sofrimento da vida ao reconhecer a responsabilidade que tem por si mesmo, ao querer se tornar alguém de valor e fazer a diferença contribuindo para melhorar a vida de todos aqueles que estão a seu redor.

LIBERDADE SUPREMA

A nossa liberdade física é limitada por uma série de fatores e condições ambientais pré-estabelecidas. Porém, nós dispomos de uma liberdade suprema representada pelo poder de escolher como devemos nos sentir diante das adversidades da vida, sendo que a forma como reagimos diante das condições às quais somos submetidos é uma decisão individual. Em outras palavras, se nós não somos capazes de mudar uma situação, ainda nos resta a liberdade de mudar nossa atitude diante desta situação.

A BUSCA DA FELICIDADE NÃO NOS CONDUZ ATÉ ELA

Quanto mais as pessoas concentram sua atenção em obter felicidade, mais elas se distanciam dela. O que é evidenciado em casos de neurose sexual, nos quais aqueles que se esforçam para demonstrar a sua potência sexual ou a sua capacidade de alcançar orgasmos, não conseguem atingi-los. Mas quando, seja no sexo, no ambiente de trabalho, na família, etc., uma pessoa se entrega com amor e dedica a sua energia para agradar ou ajudar o próximo, a felicidade simplesmente acontece.

PARA SER AMADO, E PRECISO AMAR PRIMEIRO

Primordialmente, o ser humano não está preocupado com seus problemas pessoais nem com seus conflitos psicológicos interiores. A preocupação primordial de um verdadeiro ser humano é com o mundo, com trabalho a ser feito, com uma obra a terminar, com uma missão de vida, com as pessoas que o rodeiam. Na verdade, o ser humano age para servir a uma causa ou para amar uma pessoa. Portanto, ele nunca age somente para si mesmo.

FOCANDO NO FUTURO PARA SUPERAR O PRESENTE

Existem pessoas que vivem realidades extremamente desesperadoras. Uma técnica que é capaz de fazê-las resistir e superar esta realidade é focar seus pensamentos num objetivo futuro. Os prisioneiros que tinham mais probabilidade de sobreviver a campos de concentração eram aqueles que adotavam o propósito de realizar metas futuras, como rever os seus filhos ou terminar obras de suas vidas que estavam inacabadas, por exemplo.

VIDA SEM SENTIDO CONDUZ À DECADÊNCIA

A logoterapia entende o homem como um ser orientado para o sentido, e defende que quando ele atribui um propósito para a dor ele será capaz de transformá-la em uma vitória pessoal. Porém, quando alguém vivencia uma experiência de sofrimento extremo, na qual é sujeito às condições mais degradantes e a uma penúria que parece insuportável, se esta pessoa não atribuir um significado a este sofrimento, logo perecerá e, em alguns casos, cometerá suicídio.

SOCIEDADE NEO-NIILISTA: VITAL É TER; SER É DESNECESSÁRIO

Infelizmente, a falta da busca por um sentido, por uma razão para os sofrimentos da vida e para a própria vida, tem se alastrado de forma epidêmica por toda a sociedade ocidental. A grande mídia, ou mídia prostituta, inunda as mentes das novas gerações com filmes, artes, músicas e celebridades neo-niilistas, que popularizam aquilo que não tem sentido, que não tem significado, que cria um vazio espiritual nas pessoas e que faz apologia ao consumismo. Por isso, não é motivo de surpresa a degradação moral que estamos presenciando em nossa sociedade. As pessoas não impõem mais limites a seus comportamentos. Não existe mais uma linha que separa o que é certo do que é errado. O que impera moralmente no caráter do ser humano é a hipocrisia de valorizar o que é aceitável pela mentalidade midiática, pela TV, pelas celebridades sem alma.

A BUSCA POR SIGNIFICADO

A busca por significado, por um propósito de vida, não depende do sofrimento. Mas a transformação do sofrimento em vitória exige uma busca por sentido. E esta é uma busca espiritual, pessoal, uma decisão individual e uma responsabilidade intransferível. Por isso, não aguarde uma consulta com um psiquiatra para começar a praticar a logoterapia desde já. Comece respondendo a si mesmo, com absoluta franqueza: qual o propósito de sua vida? Se você não souber, então o sentido de tudo o que você faz deveria ser dirigido para descobrir qual é esse propósito definitivo.