Blog

Blog

29 de set. de 2012

Ram Dass - Graça Feroz


A história fantástica deste guru, nascido Richard Alpert em 6 de abril de 1931, e hoje conhecido como Ram Dass. Professor de Psicologia em Harvard nos anos 60-70, onde trabalhou também com os departamentos de Educação, Relações Sociais e de Serviços de Saúde, Richard foi contemporâneo e colaborador de Timothy Leary, Aldous Huxley e Ralph Metzner, entre outros notórios estudiosos da consciência à época.
Após as revelações e iluminações obtidas com o LSD nos anos 60, Alpert resolveu buscar seu caminho na sabedoria oriental, especificamente na India. Abastecido com pastilhas de LSD na mala, Alpert embarcou com uma curiosidade puramente científica. No entanto, após viver entre 1967 e 69 sob os auspícios do guru Neem Karoli Baba, mais conhecido como Maharaj-ji sua vocação científica cedeu espaço para uma nova revelação. Ele regressou aos EUA como Ram Dass (“Servo de Deus”), preparado para iluminar a consciência de uma sociedade caótica e conturbada (e contribundo com inúmeras fundações, como a Hanuman Foundation).


Numa passagem memorável, Ram Dass revela que em determinado momento de sua estadia na Índia, ao saber do conteúdo que ele secretamente trazia consigo, Maharajji pediu para experimentá-las. Alpert então lhe ofereceu uma pastilha, que foi gentilmente negada com a inesperada reposta “dê-me todas de uma vez”. Mesmo temeroso, ele preferiu não desafiar seu mestre, e deu lhe todo o conteúdo psicodélico que carregava consigo. E Maharajji ingeriu todas as 8 pastilhas de uma só vez. O guru não teve qualquer alteração perceptível em seu estado de consciência, fazendo o pupilo entender naquele momento que “está tudo na mente”.
O filme Ram Dass – Graça Feroz parte de um derrame cerebral sofrido por Ram Dass em fevereiro de 1997, que o deixou com uma afasia expressiva (uma debilidade neurológica que dificulta a fala) e dificuldades motoras. Mas para Ram Dass, o derrame que inicialmente o levou ao pânico, ao fazê-lo encarar de frente a morte e a perspectiva de ter que passar o resto da vida confinado a uma cadeira de rodas, foi uma espécie de iluminção, uma Graça Feroz, como ele descreve. Talvez a terceira em sua vida.
Maravilhe-se com a determinação e bom humor que este verdadeiro guru demonstra ao se recuperar do derrame e das limitações motoras e psicológicas decorrentes, enfrentando a velhice com coragem e humildade para retomar seu trabalho de ajudar a vida de muitos a superar desafios, traumas e frustrações.
Ram Dass é autor de vários livros, incluindo o best-seller de 1971 Be Here Now (“Esteja Aqui Agora”) e Still Here: Embracing Aging, Changing, and Dying (“Ainda Aqui: Aceitando o Envelhecimento, Mudanças e a Morte”). Este filme biográfico produzido em 2002 foi eleito um dos 5 melhores filmes de não-ficção do ano pela revista Newsweek   (fonte)
Abaixo segue este magnífico documentário completo, dividido em 9 partes no youtube

01


02

03

04

05

06

07

08

09




Para quem deseja baixar esta obra para ter em casa, eis o link para DOWNLOAD