Blog

Blog

17 de ago. de 2012

Vídeos sobre a grandiosidade do Universo



Carnaval é uma excelente data para descansar. Seja para os que gostam, seja para os que preferem alguma outra coisa. Aproveito o tempo livre para colocar três vídeos semelhantes que trazem a mesma mensagem. Seguem abaixo.
Abaixo, o famoso vídeo que Carl Sagan fez: Pale Blue Dot, ou “Pálido Ponto Azul”. Carl Sagan pediu para que a sonda Voyager, então a 6,4 bilhões de quilômetros de distância da Terra, se voltasse uma última vez para nosso planeta e o fotografasse. O resultado foi que a Terra parece ser não mais do que um pequenino grão de areia, um “pálido ponto azul” na imensidão do espaço. Embora ateu e cético, a mensagem do vídeo é puramente humanista e não é uma ofensiva com nada que não a iminente guerra nuclear que quase ocorreu entre EUA e Rússia. A mensagem é intensamente linda: não vamos batalhar uns contra os outros. A Terra é tudo o que temos e só temos uns aos outros. Vamos nos ajudar!

Abaixo, segue um outro vídeo muito bem feito pela American Museum of Natural History. É uma viagem a partir do monte Himalaia até os confins do universo conhecido. Fica evidente o quanto somos pequenos (e, particularmente, como é improvável que sejamos a única forma de vida nesta imensidão). É um vídeo didático e que nos remete a uma bela reflexão sobre nós mesmos (e sobre divindades, para os que assim acreditam).

O último vídeo deste post de carnaval mostra uma comparação entre a Terra e os demais astros do universo. É simplesmente impressionante o tamanho da maior estrela que o homem conhece até agora. A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol. O diâmetro da superestrela equivale a nove vezes a distância da Terra ao Sol! Ou seja, o nosso sol parece um pontinho de nada perto desta enorme estrela. Mais um vídeo sobre a grandiosidade do universo e, quem sabe, mais combustível para a reflexão de quem ver o vídeo.
Espero que gostem! Bom feriado!