Blog

Blog

4 de ago. de 2012

Videos que ampliam nossa visão sobre a Terra


No Youtube há dois videos que nos dão uma visão bastante interessante sobre nossos efeitos sobre o planeta Terra.
O primeiro, chama-se “Bem vindo ao Antropoceno”. Trata-se de uma animação 3d que mostra o impacto humano no planeta Terra e sua escala de impacto em diferentes níveis desde o advento da revolução industrial até os dias de hoje.
O video começa com as grandes transformações que o homem produziu no planeta quando o petróleo permitiu seu desenvolvimento industrial. Doenças foram exterminadas, a taxa de mortalidade regrediu tremendamente e a população global explodiu em taxas nunca vistas antes na História da Terra. Isso resultou em inúmeras alterações, de solo, de ar, no clima e nas outras espécies que habitam o mesmo planeta que nós.

É interessante a ideia do video de que estamos numa nova era planetária, chamada Antropoceno.

Enquanto o video acima dá um panorama geral do impacto humano no planeta, este outro video abaixo mostra algo chocante. No video, há um beep para cada explosão nuclear realizada no mundo. Ele pega um período de 1945 a 1998. Observe a escala de explosões nucleares atingindo o clímax durante o período da Guerra Fria


Obviamente esses dois videos não estão diretamente relacionados, mas pense por um momento como seria a estupefação de uma inteligência superior observando de fora nosso crescimento e desenvolvimento bélico.  Eu teria apostado minhas fichas na aniquilação da raça humana por ela mesma. Até agora isso não ocorreu, mas a julgar pelas infos do primeiro video, talvez estejamos como os sapos, relaxando na água panela quente, pensando em como somos fodões… Até que seja tarde demais.