Blog

Blog

30 de ago. de 2012

Viagem pelo Espaço





Este vídeo foi criado por cientistas do Goddard Space Flight Center da NASA usando dados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter e mostra a história violenta, de cerca de 4,5 bilhões de anos, que deixou nossa lua toda deformada com os incessantes bombardeamentos de asteróides, desde sua formação.
Assim como em nosso planeta-mãe a lua também enfrentou tempos duros quando era apenas um bebê; um bombardeio de meteoros, ocorrido no pólo sul há cerca de 4,3 bilhões de anos atrás, tostou aquela face de nosso satélite natural. Foi uma época turbulenta que durou 300 milhões de anos.
Mas a sova não parou por aí, por um longo tempo após este evento violento — 2,8 bilhões de anos — ela tomou incontáveis jabs de meteoros menores; um período conhecido como “crateramento intermediário”.
A pancada final ocorreu a cerca de um bilhão de anos atrás quando foram formadas as crateras em raio que exibem formas circulares ao seu redor. 

[NASA GSCF]


Aproveitando que o tema é destruição espacial aproveite para assistir a este incrível vídeo da Terra sendo carbonizada por um asteróide gigante

Fantástico vídeo mostra como é voar por cima da Terra de noite





A Estação Espacial Internacional (EEI), que é soma de projetos das principais agências espaciais do mundo, é um laboratório espacial em movimento que dá 15 órbitas no planeta por dia. Atualmente, ela circula em uma altura pouco elevada (340 quilômetros da Terra), o que permitiu capturar imagens fantásticas, compiladas em um vídeo com pouco mais de dois minutos.
A câmera da EEI, que mostra um voo panorâmico feito sobre o planeta à noite, captou imagens com detalhamento impressionante. É possível observar claramente as luzes da cidade, além de fenômenos naturais como milhares de raios estourando em meio às nuvens, como flashes, ou a aurora boreal causada pelo vento solar e retratada em magníficos tons de verde próxima aos polos.
De vez em quando, as imagens recebem cortes porque o satélite se aproxima da metade da Terra iluminada pelo sol naquele momento, o que gera um clarão. No canto do vídeo, é possível observar também os paineis solares da EEI. 

[NASA]




Vídeo: volta ao mundo em 90 minutos


Como seria dar a volta na Terra vendo nosso planeta de cima? Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), tem o privilégio de fazer isso a cada 90 minutos.
Recentemente, membros da tripulação produziram uma série de vídeos sensíveis à luz, filmados no período da noite. As imagens reunidas podem ser conferidas no vídeo em time-lapse reproduzido acima.
Muitas cenas maravilhosas do céu são visíveis no vídeo, incluindo auroras vermelhas e verdes, luzes das grandes cidades e estrelas ao fundo. Uma parte da ISS aparece algumas vezes na parte superior do vídeo.
Reconheceu alguma região no vídeo? Se você quiser pode ajudar a criar um guia para acompanhar as imagens identificando cidades, países, fenômenos climáticos e até mesmo as constelações que aparecem ao fundo. 

[NASA]


Para você voltar a querer ser um astronauta: mais um vídeo sensacional da Estação Espacial Internacional


Esse incrível vídeo em time-lapse vai fazer qualquer adulto voltar a querer ser astronauta, como quando criança. Ele mostra estrelas vistas diretamente da Estação Espacial Internacional, além de camadas atmosféricas, auroras boreais, a Terra de noite e tempestades de relâmpago. As imagens foram editadas com Adobe Lightroom, com manipulação de contraste, para que as imagens ficassem com cores ainda mais vivas.
- As impressionantes auroras do sul, vistas do espaço
- Fantástico vídeo mostra como é voar por cima da Terra de noite
A música que acompanha o vídeo é “Truck out There”, de London PM. Gostou do vídeo? Então confira o canal Ajrclips, que tem várias outras montagens interessantes do universo! 

[Vimeo]

Via Láctea: o mais belo vídeo que você assistirá hoje

Terje Sorgjerd é o fotógrafo autor do vídeo viralThe Aurora“. Agora, ele nos presenteia novamente com esse belíssimo vídeo em time lapse da Via Láctea e da montanha El Teide, na Espanha.

Filmado entre 4 e 11 de abril de 2011, cada quadro do vídeo foi individualmente gravado com uma Canon 5D Mark II, Canon 17mm TSE, Canon 16-35mm II, Canon 24/1.4II e uma Sigma 12-24mm.
Basta sentar e desfrutar das belas imagens. É simplesmente impressionante. “O meu objetivo era capturar a bela galáxia Via Láctea junto com uma das montanhas mais incríveis que eu conheço: El Teide”,Sorgjerd disse. Parece que o objetivo foi cumprido!
A música é “Nuvole bianche”, de Ludovico Einaudi. 

[ShutterSalt]


Vídeo: enorme tempestade é filmada sob a Via Láctea


Nunca falha. A cada mês, mais ou menos, os astronautas da Estação Espacial Internacional conseguem capturar a Terra da maneira mais incrível. E cada vez parece ficar melhor.
A imagem dessa vez é pouco diferente das outras já divulgadas, que revelavam quase sempre auroras. Essa mostra tempestades na África e um extra: a Via Láctea aparecendo no horizonte.