Blog

Blog

8 de ago. de 2012

Sonda da NASA capta a Curiosity caindo com seu paraquedas em Marte


Sonda da NASA capta a Curiosity caindo com seu paraquedas em Marte
Graças à matemática e um pouquinho de sorte, o Mars Reconaissance Orbiter (MRO), sonda que orbita Marte, captou uma incrível imagem do momento em que o rover Curiosity descia pendurando por um paraquedas para a superfície marciana. Na imagem em B&P é possível ver o paraquedas aberto e um ponto menor que representa o Curiosity em seu escudo junto com a grua aérea que permitiu a aterrissagem.

O High-Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) a bordo da sonda foi o responsável pela fotografia. Se o HiRISE fizesse a foto um segundo antes ou um segundo depois, provavelmente estaríamos observando uma paisagem deserta de Marte.

  - "Quando levamos em consideração que estamos trabalhando nesta sequência desde março e tivemos que enviar os comandos à nave 72 horas antes de que a foto fosse capturada, a gente começa a se dar conta do quão difícil foi conseguir esta imagem", disse Sarah Milkovich, pesquisadora do HiRISE da NASA.

O paraquedas tinha a missão de reduzir a velocidade que o rover entrou à atmosfera do planeta vermelho, de 578 m/s a 100 m/s aproximadamente, momento que os retro-foguetes de freio da nave seriam acionados.

A imagem foi capturada desde 355 km de altura, antes que se iniciasse o segundo processo com os retro-foguetes. Nesse momento, a Curiosity estava a uns 3 quilômetros da superfície marciana.

Não é a primeira vez que o HiRISE consegue uma imagem deste tipo: Em 2008, os engenheiros da NASA tinham feito os cálculos para que a sonda fizesse uma foto do Phoenix Lander. Desta vez, no entanto, a MRO estava mais perto, e o tamanho do paraquedas (com um diâmetro de 15 metros) era maior que o do Phoenix.

No momento o Curiosity está acionando seus instrumentos sobre a superfície de Marte para começar a fotografar a cores e com alta resolução para enviar à Terra, daqui a uma semana mais ou menos se tudo correr como o calculado.

Via | NASA.