Blog

Blog

3 de ago. de 2012

Reveja a postagem de ontem!... Incrível!


UFO em baixa altitude na abertura dos Jogos Olímpicos de Londres?

Vídeo tomou conta dos bastidores no sábado

Categoria: AVISTAMENTOS | EQUÍVOCOS | ERROS, ENGANOS E FRAUDES | FILMES E FOTOS

É correto dizer que o assunto UFO, inegavelmente, faz parte de grande contingente da população terrestre. As pesquisas de opinião confirmam esta afirmativa [Veja Um terço dos terráqueos acredita em UFOs e seria amigo de alienígenas]. Também sabemos que o tema, quando veiculado na mídia, sempre atrai audiência acima da média. Igualmente, concordamos que a Internet contribuiu sobremaneira para a popularização do tópico alienígena - e para sua difusão, às vezes, nem tão agradável. É interessante como em certas ocasiões parece muito mais simples, rápido e cômodo se apontar para qualquer imagem ou ocorrência como sendo de origem ufológica (leia-se extraterrestre), ao invés de respirar um pouco antes, investigar o mínimo desejável e somente depois emitir, postar ou veicular as supostas informações.

Desde a noite de sexta-feira (27), os olhares do mundo se voltam para a XXX Olimpíada, em Londres, e logo de cara, já na abertura, alguns vídeos de alegados "UFOs" explodiram junto com os fogos de artifício do mega evento planetário pela rede. Seria, segundo alguns, a confirmação de predições realizadas no mês passado - desmentidas logo depois pelo próprio pesquisador envolvido, pois tratava-se somente de mais um hoax sensacionalista.

O vídeo mais comentado, sem dúvida, é o que supostamente teria flagrado um objeto não identificado exatamente durante a queima de fogos e bem acima do Parque Olímpico de Londres, ou seja, teria de estar obrigatoriamente a poucas dezenas de metros das 60 mil pessoas ali presentes, mais outras centenas de milhares pelas redondezas e bilhões de expectadores ao redor do globo, assistindo ao vivo o evento! Será que toda a massa o viu, então?



Assista-o, originalmente com transmissão da Telegraph TV:  
Seria, finalmente, a prova cabal necessária para o fim todos os nossos problemas, ao longo de 65 anos de pesquisas ufológicas? Definitivamente, não!

Investigação simples, mas "cirúrgica"

Inicialmente, é bom esclarecer que o foco das câmeras está na queima de fogos e não no alegado objeto (mais distante e acima), fato que o tira de qualquer possibilidade de algum zoom em boa resolução, que o enquadre realmente como seja fisicamente. Ao ser "subido" ao famoso site de vídeos Youtube, perde ainda mais qualidade - cerca de 10% a cada novo upload -, comprometendo a avaliação técnica e produzindo efeitos que iludem. Veja ótimo exemplo em UFOs durante tsunami? Características em efeitos ilusórios. Então, descartamos este processo. 

Assistindo com calma a filmagem, o objeto move-se em baixa velocidade, constante e retilínea, como uma aeronave convencional com estas características. 

crédito: Telegraph TV
Aos 30 segundos
Aos 16 segundos
 
crédito: Telegraph TV
Aos 30 segundos
Aos 30 segundos
 
crédito: Telegraph TV
Um minuto e 11 segundos
Um minuto e 11 segundos
 
crédito: Telegraph TV
Um minuto e 51 segundos
Um minuto e 51 segundos


 Parece claramente uma aeronave e, por conseguinte, bem terrestre. Mas de que tipo, e como comprovar esta hipótese? Bem, vários aparelhos voadores costumam acompanhar grandes eventos, como helicópteros de TVs, drones (de controle remoto), entre outros, e um artefato bem conhecido dos brasileiros nos clássicos de futebol: o dirigível!

"El Blimp"

Partindo desta premissa, fomos então em busca das evidências. Haveria algum dirigível [Dirigible, airship, blimp] cobrindo as Olimpíadas de Londres? A resposta é sim. A rede de TV NBC contratou a Goodyear para fornecer imagens aéreas de sua cobertura dos Jogos Olímpicos, como é possível verificar nesta notícia no próprio site da fabricante de pneus, que também aluga seu Goodyear Blimp, clicando aqui. Ampliando um pouco mais a busca, encontramos uma foto do dirigível em ação, na tarde do dia 27 de julho, poucas horas antes da abertura oficial dos jogos mundiais, sobrevoando justamente o Parque Olímpico. 

crédito: Goodyear Blimp
O blimp da Goodyear sobre o Parque Olímpico, na tarde do dia 27, em testes finais para a transmissão aérea das Olimpíadas para a NBC
O blimp da Goodyear sobre o Parque Olímpico, na tarde do dia 27, em testes finais para a transmissão aérea das Olimpíadas para a NBC. Acesse a foto original no Facebook do setor de blimps da empresa, clicando aqui
 
crédito: Goodyear Blimp
Também foi fotografado durante a noite
Também foi fotografado durante a noite
 
crédito:Goodyear Blimp
Goodyear Blimp
Em outra foto noturna
 Carinhosamente batizado de Spirit of Safety [Espírito da Segurança], foi ele o responsável pelo erro de interpretação dos mais afoitos, e comprovamos através de outros vídeos, gravados de dentro da casa de telespectadores, a partir da exibição na tela da TV, nos dando o detalhe que faltava do close no dirigível: 
crédito: UltraUfoChannel
Logo no início
Logo no início da cena
 
crédito: UltraUfoChannel
Detalhe
Detalhe: o close perfeito

 
  
Assista - os
 
E aqui, uma sequência captada nas ruas próximas:      
Clicando-se aqui, temos mais fotos divulgadas no próprio site do blimp da Goodyear naquela noite e na de sábado, para sanarmos de vez qualquer resquício de dúvida que porventura ainda existisse. Novamente, nos convencemos de que, muitas vezes, é bem mais fácil gritar "UFO!" sem se dar ao trabalho de averiguar nada, e a credibilidade da pesquisa séria que se vire com essas verdadeiras "bombas"... 

Abaixo outra filmagem do dirigível, totalmente discernível:   
Um resumo das imagens realizado pela reconhecida pesquisadora mexicana Ana Luisa Cid: