Blog

Blog

3 de ago. de 2012

O Estranho Caso da Mulher Que Não Existe


É sério mesmo! Leia essa reportagem! Um blog espírita publicou este artigo: O ESTRANHO CASO DA MULHER QUE NÃO EXISTE! É incrível!





Há uns anos, ainda nos primeiros tempos aqui o Blog de Espiritismo, fizemos um post daqueles que pretendemos "ligeirinhos", do estilo "apontamentos do quotidiano", ou, conforme a etiqueta que entretanto criámos, um post do estilo "notas de viagem".

Talvez por obra e graça dos motores de busca, o título do post - "Maria Duval, uma mulher e pedras" - atraiu muitos leitores. Não era nossa intenção. Se quiséssemos atrair leitores através de palavras-chave sonantes haveria muito e muito mais óbvio por onde escolher. Basta abrir os jornais diários e caem em catadupa os escândalos de corrupção envolvendo políticos, dirigentes de futebol, magnatas dos negócios e "socialites". Escândalos fresquinhos, nacionais e estrangeiros, que têm o condão de atrair leitores, apelando à mesma curiosidade mórbida que gera engarrafamentos nas estradas porque toda a gente quer parar para "ver bem" o acidente...

Comentávamos na altura com alguma bonomia as promessas tronitruantes da senhora/empresa, que entre outras coisas asseverava que "se o destino lhe deitou mau-olhado", o melhor é cornalina pura".

Não fora a triste circunstância de este tipo de propagandas se aproveitar de pessoas em situação de vulnerabilidade (e quem está aflito experimenta tudo) e anúncios como este até caberiam nas secções de humor dos blogues, tais são as proezas prometidas por estas e outras artistas. Já para não falar nos currículos, que incluem diplomas de cursos inexistentes, obtidos em universidades inexistentes, e relações de tu-cá-tu-lá com papas, actores e craques do pontapé na bola.

São proezas incomensuráveis, tanto mais que estas videntes, de um modo geral... não existem!

Mas se não existem como é que a gente vê as fotografias delas, como é que temos acesso a entrevistas, etc. etc?

Expliquemos com recurso a um exemplo. É um exemplo entre muitos, pois, como hão-de calcular, temos muito mais que fazer do que andar pela Internet, pelos jornais e revistas, à procura de videntes-comerciantes.

Esta senhora, que muitas vezes salta sem cerimónia sob a forma de pop-up nos nossos computadores, anuncia-se como Dona Gabriela, e dentre o seu vasto currículo (dava pelo menos para Primeira-Ministra de um país qualquer), destacamos, conforme consta dos seus anúncios:

- O título de 'Professora em Artes e Ciências Adivinhatórias'.

- O 'diploma em parapsicologia, com domínio das técnicas da hipnose, telepatia e ação a distância'.

- O 'estudo longo e aprofundado da astrologia ao lado de um Grande Mestre do 33º grau'

- O 'encontro inesquecível com o grande Mestre Indiano SHRI MALIKI que lhe revelará o segredo das grandes ações mágicas celestes'.


Impressionante, hein? E nunca tinha ouvido falar de tamanha celebridade? Pois fique sabendo que (e continuamos a citar):

- 'As façanhas de Gabriella são amplamente relatadas na imprensa nacional e internacional. Várias revistas estrangeiras já elegeram Gabriella «Melhor vidente do ano»'.

Mas não é de espantar, pois quem sai aos seus não é de Genebra. É de Florença. E voltamos a citar:

'Gabriella nasceu na cidade milenária de Florença, onde seus pais ensinavam na época, as ciências e as artes adivinhatórias'.

'Deve ser dito que Gabriella provém de uma longa linha de médiuns que remonta à época de Laurent de Médicis'.


Ainda não reconheceu? Uma figura destas deve andar pelos telejornais todos os dias. Não que eu tenha visto. Mas aqui está o Facebook, para a gente ver a cara da Dona Gabriela, sem cravo nem canela, mas com muita lata:

Tal como as outras videntes modernas, aqui a Dona Gabriela tem uma capacidade de trabalho astronómico-galáctica. Basta pensarmos que no curto espaço de uma meia-hora ela envia as suas vidências para qualquer canto do globo! Se pensarmos na quantidade de gente que mora no nosso planeta, tem acesso à Internet e quer saber de previsões e vidências, de visões e previdências, só podemos concluir que além de os genes serem de óptima qualidade, a bola de cristal da Dona Gabriela deve funcionar com nanotecnologia digital de última geração ou quiçá com tecnologias ainda desconhecidas na Terra.

Claro que há o pormenorzinho do pagamento. A Dona Gabriela, com tão grandes dotes, precisa de ser paga. Mas para que não haja dúvidas, ela explica:

'Em caso de dúvidas relativas ao pagamento, o usuário poderá contatar a empresa responsável pelo pagamento seguro: H.D.M. Productions Ltd 6 London Street London, W2 1HR United Kingdom'.

Há o pequenino pormenor de estas duas firmas nada terem a ver com Gabrielas nem com vidências. São, respectivamente, de um fotógrafo e de uma construtora - que bem espantados devem estar com a quantidade de reclamações que devem receber, relativas a heranças não recebidas e tesouros que afinal não estavam nos lugares assinalados...

Mas se já está impressionado, agarre-se bem à cadeira, pois ainda há mais: a Dona Gabriela também é médica!!! Ora veja:

Se calhar não incluiu esta sua faceta no vasto currículo de que acima transcrevemos apenas por modéstia. A profissão de médica tem sempre um certo prestígio, e ela talvez não seja pessoa de se gabar. Ou então não quer ter problemas lá no Hospital, com os superiores, que pode dar-se o caso de serem contra este negócio das vidências via Internet. E com razão: eu cá não me deixava operar por uma médica que passasse noites e noites em claro a responder a milhões de pessoas espalhadas pelo planeta! Vamos que ela adormecia a meio da cirurgia?!...

------------------------------

Agora a sério, leitor amigo: a senhora que dá a cara como Vidente Gabriela, e que aparece na foto vestida de médica, é uma modelo, que aparece em diversas fotos, vendidas por um empresa que disponibiliza fotografias para empresas, que por sua vez as inserem nas suas publicidades. Verifique, sff, neste site.

A simpática modelo, bem como a firma, certamente nem saberão o que fará cada cliente com a foto que comprar. Se o amigo leitor comprar uma foto da "médica" de cima, para ilustrar um folheto, por exemplo, de uma clínica veterinária, ou de um laboratório de análises clínicas, está no seu direito.

Se for uma pessoa com menos escrúpulos e comprar uma das fotos desta ou de outra senhora para inventar uma vidente, pelos vistos também estará no seu direito. Mas se a Lei o permite (permitirá?), não devia permitir. Porque é um logro. Não está lá vidente nenhuma, obviamente. São programas de computador que enviam milhares e milhares de cartas electrónicas com aquilo que as pessoas querem ouvir. Ou ler, neste caso.

Já aqui várias vezes escrevemos que cada um é livre de acreditar ou não acreditar no que bem entenda. Se uma pessoa é crente na Astrologia, ou no Tarot, por exemplo, respeitamos tal opinião, e respeitamos o profissional dessas áreas, que trabalha com uma tabela de preços e presta o serviço a que se propõe. O cliente sabe ao que vai, e está por sua conta e risco.
Depois, há as golpadas descaradas. Como esta.

Razão tem o leitor que, a propósito da 'Mulher e Pedras', nos deixou esta mensagem, curta e simples, mas certeira:

nem sei que diga....acredito que haja gente que tenha poderes....mas se pedimos ajuda dela por estar apertado sem dinheiro porque razao ela nos pede dinheiro....se ela vosse mesmo vidente saberia que n tenho dinheiro....e outra coisa nunca se ganha dinheiro facil....

Na minha modesta opinião, estes são casos de polícia, porque se trata claramente de abuso de confiança.

Causa pena, constatar a credulidade das pessoas, que são espoliadas e ainda agradecem, comovidas, e confiam os seus problemas íntimos a uma mulher que... não existe. Ora veja alguns exemplos de mensagens deixadas no facebook da empresa:

O que significa casa de Deus, qual é a pessoa que ama a minha presença? De Alexandrina Fernandes.

Olá D. Gabriela, no momento não tenho condições de contribuir, porém fiquei impressionada com sua acertividade no meu taro. Estou com muita vontade de poder ter minha previsão aprofundada, tenho certeza que vai me ajudar muito, realmente estou cheia de planos porem cheia de dúvidas (…) De Val Machado.

Olá dona Gabriela hoje a srª leu o meu tarô mas eu tenho grandes dificuldades económicas mas se me ajudar a que eu volte a ser aquele Joaquim feliz e a sair deste casulo em que vivo e acordar novamente para o amor e a nível profissional dou-lhe a minha palavra de que contribuirei com a parte que me é pedida. De Joaquim Felix Alves.

Dona gabriella, obrigada por se preocupar comigo, mas a minha situação financeira não me permite despesas extras. Eu voou aguardando o meu futuro com muita fé e amor. um grande abraço para esta grande senhora. De Cleonice da Silva.

Ola Sra. Gabriela quando sonhamos com o anjo da guarda da pessoa que se gosta e o anjo pede para eu apoiá-lo o que devo fazer? De Maria Olival.

Olha o q vc esta me dizendo esta muito confuso e não aconteceu nada hj como a Sra tinha previsto. De Ilana da Costa.

Amiga gostei muito das suas previsões muito obrigado pois sempre bom uma palavra de consolo é sempre muito bem vinda um grande abraço de seu amigo Luiz Felipe Albuquerque da Silveira.

Preciso de seus conselhos e tenho certeza que você irá me ajudar muito , fique cm deus nosso pai celestial.um grande abraço. continuei assim fazendo o bem para o seu próximo. Djalma Caramalac.

Dona Gabriela me emocionei muito a ler o seu e-mail é incrível a o que a Sra me falou mas graças a deus já dei a volta por cima só estou agora a espera de um amor espero que seja a pessoa a qual a Sra. falou ou seja um antigo amor que ainda o amo muito. De Ana Luísa Ramos.


E há lá muito mais. E é triste.


Um dos objectivos da Doutrina Espírita é esclarecer o público, para que cada um possa escolher livremente os seus caminhos, em termos de religião, filosofia e espiritualidade. E só é livre quem é esclarecido.