Blog

Blog

26 de ago. de 2012

Navegando na net e no espaço!...




Vídeo em alta resolução da aterrissagem do Curiosity em Marte


Não é o primeiro vídeo de como o Curiosity chega a Marte, mas sim o primeiro que chega em alta resolução para que possamos apreciar com a maior qualidade possível este histórico momento da exploração espacial. Realizado a partir de diversos fragmentos há que notar que algumas partes do trajeto não foram coletadas em vídeo de similar qualidade e em seu lugar colocaram outras imagens de menor resolução, mas ainda assim é um vídeo espetacular.

A exploração espacial não está ainda tão avançada como para dispor de uma equipe de noticiários no lugar de destino capaz de nos enviar as melhores imagens do momento, mas sim dispomos de um pequeno grupo de câmeras de alta resolução enfocadas ali. Em qualquer caso a experiência visual aproxima-nos bastante o que supõe aterrissar em nosso vizinho vermelho.

A Terra iluminada


A iluminação das cidades pela noite, raios, auroras, estrelas, Via Láctea... Earth Illuminated: ISS Time-lapse Photography é outro espetacular vídeo construído com fotografias disponíveis no The Gateway to Astronaut Photography of Earth. O autor é John Streeter, não à toa, um dos produtores de TV da NASA.

A vista noturna da Terra mais espetacular captada pela ISS


Nenhum dos vídeos time-lapse que ocasionalmente aparecem por Internet recopilando diversas imagens procedentes da Estação Espacial Internacional pode fazer sombra à magnificência do que vai ver neste post.

O vídeo é obra de Knate Myers e é fruto de um laborioso processo. Em primeiro lugar selecionando uma série de fotografias que foram feitas desde a ISS com vistas à superfície da Terra. Pacientemente eliminou das mesmas todo resíduo de ruído até deixá-las o mais limpas possível. A seguir foram processadas com Photoshop com o propósito de deixá-las com o melhor aspecto possível. Um pouco de tratamento com Sony Vegas e o vídeo oferece seu estimável resultado final.

Como sempre acontece nestes casos recomendamos apagar as luzes da sala, selecionar alta definição, maximizar o vídeo na tela do monitor e começar a mentalizar que vai realizar uma viagem para além de nossa atmosfera. Espetalucar!


A formação e evolução da Lua


A origem e formação da Lua começou, aproximadamente, há 4,5 bilhões de anos, como consequência da colisão com a Terra de um pequeno planetoide, ou rocha estelar. Uma circunstância que provocou que a maior parte do manto deste corpo celeste e uma parte da terra fossem expelidas ao espaço e acabassem fundindo-se, dando lugar a nosso satélite, inspiração de poetas e românticos.

Raios filmados a 7.200 frames por segundo


Se alguma vez perguntou como seriam os raios a câmera lenta, bem lenta, hoje é seu dia de sorte. Tom A. Warner subiu este vídeo para o Vimeo onde mostra um raio negativo nuvem-terra capturado em 7.207 imagens por segundo. O precursor da descarga criado a partir do ar ionizado propaga-se para baixo, a partir da nuvem, até se aproximar do solo. È possível ver que quando o precursor completa o contato entre os centros de cargas, ocorre no sentido inverso causando um movimento de retorno brilhante. Es-pe-ta-cu-lar!

O que acontece quando explode um balão de água no espaço?

Dom Pettit, astronauta e doutor em engenharia química, aproveitou sua estadia na Estação Espacial Internacional para realizar uma série de experimentos sobre os efeitos da microgravidade em diversas condições. Por exemplo, o que ocorre quando estouramos um balão de água?

Imperdível: grande time-lapse de auroras boreais

Auroras são desses fenômenos que devem ser colocados na lista do que fazer antes de morrer para apreciar sua magnitude única. Nem todo mundo tem a chance de viajar a algum extremo do planeta e apreciá-las, mas sim muitas pessoas podem ver este espetacular e notável vídeo time-lapse de auroras boreais captadas na Suécia.

O autor é um fotógrafo chamado Chade Blakley, que conta que foi fazer um trabalho há quatro anos na Suécia e acabou ficando por lá. O vídeo das auroras foi realizado com várias câmeras DLSR e demorou cerca de três anos para ser completado. Segundo Blakley esta foi "uma das experiências mais emocionantes de minha vida".

O Abisko National Park na Suécia foi o cenário para capturar as imagens. Blakley também esclarece que não aplicou nenhuma correção de cor ou filtros similares no vídeo, como parte de seu compromisso de que "todo mundo veja as auroras boreais tal como as vejo".

Espetáculo imperdível!
Via | Mashable.


Alguém deu um passo enorme na busca constante do ser humano por encontrar outros planetas habitáveis. Uma equipe de escoceses conhecida como Project Airbeam conseguiu estabelecer uma barraca de acampamento fora de nosso planeta.

A tripulação foi formada por Vangonautas, uma nova tribo urbana de mochileiros interestelares. A acampada foi breve, menos de duas horas, e não acho que tenha dado tempo para contar uma boa história de terror por ter esquecido de levar a lanterna.

Igualmente devemos agradecer que tenham aberto todo um caminho para este novo tipo de turismo, barato e sem muito risco. Bem, teríamos que falar sobre a falta de oxigênio, mas também não vamos ser tão exigente né?
Via | Geek are sexy.