Blog

Blog

24 de ago. de 2012

Navegando na internet



Trilha Sonora para uma Revolução / Soundtrack for a Revolution (2009) LEGENDADO



Inspirador, emocionante! 

Momentos em que a barbárie aplicada a uma parcela da sociedade é considerada normal e quando qualquer manifestação contra ela é considerada ilegal podem parecer coisa de séculos atrás ou de pequenos países sob ditadura declarada. Mas não, nos anos 60, nos Estados Unidos da América, havia lugares onde negros não podiam comer, sentar, não tinham direito a voto e muito menos a se manifestar. 
Era comum nos Estados sulistas, negros serem alvejados, mutilados, queimados, surrados, sem que os seus agressores sofressem alguma punição. Neste contexto começa o movimento social mais forte que já aconteceu no país sob a liderança de uma das figuras mais emblemáticas da história ocidental, Martin Luther King. 
Imagens emocionantes, mostram toda a cronologia desse movimento, com depoimentos atuais dos integrantes. Músicas que eram cantadas como hinos, são exibidas com grande produção moderna.
Um grande exemplo de desobediência civil e resistência pacífica. (docverdade)

Torrent TPB (sem legendas)

Catadora de Sonhos (2012)

O quanto de grandeza pode caber numa só pessoa?
No panorama social paulistano - onde impera a mentalidade higienista de políticos poderosos da cidade, onde sem-tetos, dependentes químicos e menores abandonados são tratados como escória social e varridos da cidade - iniciativas como a cooperativa de catadores de recicláveis da Granja Julieta, mostram como é possível dar aos excluídos uma vida digna e que a inserção social não é complicada, basta oportunidade.

Conheça Mara, presidente da cooperativa e suas grande lições de cidadania, tolerância, solidariedade, amor, num meio em que muitos chamam de lixo, mas que na verdade é essencial para muitas pessoas e para o meio-ambiente. (docverdade)
“Quando a revolta é construtiva”...

Os Segredos da Goldman Sachs (legendado pt-po)

Quanto poder tem a Goldman Sachs? Bancos que não pagam impostos, recebem resgates bilionários do dinheiro dos contribuintes, pagam empresas de cotação para fornecer dados falsos, controlam a pauta mídia. Funcionários que vão trabalhar em governos, e gente do governo que depois vai trabalhar para os bancos... Golpes, conspirações e toda espécie de tática ardilosa para manter os privilégios do grupo responsável pela crise de 29 que voltar a atacar a economia mundial no início desse século.

Thomas Sankara, O Homem Íntegro / Thomas Sankara, L'homme Integre (2006)



Suas políticas domésticas focaram em evitar a fome com uma reforma agrária com ênfase na autossuficiência, priorização da educação com uma campanha nacional de alfabetização, e promoção da saúde pública ao vacinar milhões de crianças contra doenças como meningite e febre amarela. Ainda fez uma ambiciosa campanha de construção de estradas e trilhas.

 Sankara também fez coisas maravilhosas para as mulheres. Mulheres conseguiram cargos em seu governo, que proibiu a mutilação genital, a poligamia e os casamentos forçados. Fez muito mais: encorajou-as a 
permanecer trabalhando e estudando mesmo se grávidas. Veja o discurso de Sankara sobre as mulheres em espanhol:


Para combater os corruptos, Sankara chegou a instituir tribunais revolucionários e mesmo Comitês de Defesa da Revolução (baseando-se na Revolução Cubana, que ele admirava)