Blog

Blog

6 de ago. de 2012

João Paulo II - João de Deus

  
y199403312638952
Nesta semana, o Minilua apresenta a trajetória de uma das figuras mais queridas da história recente, João Paulo II. Confira entre outros assuntos, a sua chegada ao pontificado, sua popularização dentro da Igreja Católica, além é claro, das visitas realizadas por ele ao Brasil. Uma boa leitura!

Histórico pessoal

image
Karol Józef Wojtyła, seu verdadeiro nome, nasceu em Wadowice, Polônia, em 18 de maio de 1920. De família pobre, ele crescera tendo como principais incentivadores, o pai, Karol, de quem herdara o nome, e o irmão, José. Ainda na adolescência, passa a nutrir forte interesse pelo teatro, pela música e literatura. Ainda nessa fase, entraria em contato com a chamada Comunidade Judaíca da Cracóvia. Paralelamente a isso, assistia a intensificação da Segunda Guerra Mundial, perdendo nesse período, diversos de seus amigos e colegas. Atleta, o futuro Papa, chegaria a atuar como jogador de futebol em um pequeno clube de Wadowice. Certo tempo depois, ele já demonstrava o seu dom para a religiosidade. Tanto isto é verdade, que ele seria responsável pela criação da chamada Congregação Mariana em seu colégio. O fato, aliás,seria peça importante, para que meses depois, em 01 de novembro de 1946, fosse ordenado sacerdote católico.

Passagem pela universidade

image
Na década de 50, Karol ingressaria no meio acadêmico. Foi docente de Ética na Universidade de Jaguelônica e posteriormente em Lublin, na Universidade Católica daquela localidade. Em 1958, é nomeado bispo auxiliar da cidade de Cracóvia. Diante dos bons serviços prestados, quatro anos mais tarde, em 1962, chega ao cargo máximo naquele diocese. Em 1963, nova conquista, e é apontado pelo então Papa Paulo VI como arcebispo de Cracóvia. Na nova função, o futuro Papa teria papel determinante no Concílio Vaticano II, tendo colaborado na redação dos documentos que daria origem, meses depois, a chamada “Declaração Sobre a Liberdade Religiosa” (Dignitatis Humanae) e a “Constituição Pastoral da Igreja no Mundo Moderno” (Gaudium et Spes). No final daquela década, em 28 de junho de 1967, seria elevado a cardeal pelo Papa Paulo VI.

João Paulo II

image
Após a morte do Papa João Paulo I, em setembro de 1978, se fez necessário a convocação do conclave para escolha de seu sucessor. Para a realização do processo, todos os cardeais com menos de 80 anos de idade, deveriam a partir de então, se encerrar na Capela Sistina. Lá, permaneceriam até que o novo pontífice fosse escolhido. Entre os papabile, dois nomes chamavam a atenção, a do ultraconservador Giuseppe Siri e a do liberal Giovanni Benelli. Apesar da forte disputa interna, no final do processo, Karol Wojtyła, então arcebispo de Cracóvia, seria aclamado como novo representante da Igreja Católica. Para tal, até como homenagem ao seu antecessor, o novo Papa deixava de lado o nome Karol, e passara a ser chamado de João Paulo, Giovanni Paolo II, em italiano.


     Não tenhais medo! Papa João Paulo II - Discurso inaugural


image

Pontificado: Seu pontificado, com mais de 26 anos, é tido como um dos mais longos da Igreja Católica. Em uma primeira fase, o Papa João Paulo II, lutaria contra o comunismo na Polônia e demais países do leste europeu. Dentro desse contexto, um de seus discursos, realizado em 02 de junho de 1979, tivera papel decisivo, para que 10 anos depois, em 04 de junho de 1989, uma nova mentalidade surgisse no mundo, marcando o fim do período chamado de “socialismo real”. Ainda sobre sua gestão, ao lomgo dos anos, diversas viagens seriam feitas, uma das mais emblemáticas, em Cuba, marcaria o início do processo de reaproximação da igreja com o ditador Fidel Castro.

Tentativa de assassinato

image

Apenas três anos após ter sido nomeado Papa, João Paulo II, seria vítima de uma tentativa de assassinato. A ação, orquestrada pelo turco Mehmet Ali Agca, na Praça de São Pedro, por muito pouco, não colocaria um ponto final da vida do principal representante da Igreja Católica do período. Diante da gravidade da situação, o Papa seria internado com urgência na Policlínica Agostini Gemeli, sendo submetido, nas horas seguintes, a uma delicada cirurgia. Seu algoz, passaria 19 anos em prisões da Itália, sendo condenado a reclusão perpétua, após um julgamento. Vale lembrar, que além do atentado contra o Papa, Ali Agca, já havia sido responsável por um assalto a um banco, e pela morte de um jornalista local. O Papa, por sua vez, demonstrando compaixão, o visitaria na cadeia, alguns anos depois.

     Atentado contra o Papa João Paulo II



alg_pope_agca

Visitas ao Brasil

image



Durante o período em que atuou como Papa, João Paulo II visitou o Brasil quatro vezes. A primeira, datada de 1979, se estenderia por toda a cidade do Rio de Janeiro. Um ano mais tarde, em 30 de junho de 1980, uma verdadeira maratona já era realizada. Ao todo, foram visitadas trezes cidades em doze dias, totalizando mais de 30.000 Km percorridos. A terceira, entre 12 e 21 de outubro de 1991, foi marcada pela quebra do protocolo. Assim que chegou em solo brasileiro, sua santidade desceria do avião, e logo em seguida, beijaria o chão. Em sua última visita ao Brasil, entre 02 a 06 de outubro de 1997, conheceria o cantor Roberto Carlos.


Curiosidades

- Na foto abaixo, vemos o jovem Karol Wojtyla, nos braços da mãe, Emilia Kaczorowska.
123
- Na imagem seguinte, o futuro Papa em sua primeira comunhão.
156
- Aos 22 anos de idade, perde seu pai, Karol. Em 1931, pouco depois de se formar em engenharia civel, seu irmão, José, morre de escarlatina.
Slawomir Oder- De acordo com Slawomir Oder, no livro “Why a Saint” (Porque um santo?), o futuro Papa, ainda jovem, costumava se auto-flagelar. Seu objetivo era atingir o grau mais próximo de Deus. Ainda sobre o autor, ele é monsenhor da Igreja Católica, e tem trabalhado no processo de beatificação do Papa João Paulo II.
- João Paulo II foi o Papa mais novo desde Pio IX. Na época de sua eleição, ele tinha 58 anos de idade.
- Em sua gestão, foram mais de 104 visitas, em diferentes países pelo mundo. No Brasil, por exemplo, como já citado, foram 04. Por aqui, ele seria homenageado diversos vezes, como aliás, vemos no vídeo abaixo:


- Em Portugal, o Papa visitaria, entre outros lugares, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Essa visita, aliás, segundo ele, foi uma forma de agradecimento a santa por livrá-lo da tentativa de assassinato.
Madre Tereza de Calcut%C3%A1 e Papa Jo%C3%A3o Paulo II
- Em 16 de outubro de 2003, Madre Teresa de Calcutá, conhecida por sua bondade e dedicação aos mais pobres, é beatificada pelo Papa João Paulo II. Um ano antes, o Papa já havia canonizado a ítalo-brasileira Amabile Lucia Visintainer, conhecida como Santa Paulina.


Com a saúde debilitada, provocada em parte, pelo Mal de Alzheimer, João Paulo II, entraria em óbito, no dia 02 de abril de 2005.
pjpii2

     Peregrino do Amor - Homenagem ao Papa João Paulo II

     Karol Wojtyla

     Karol Wojtyla - A vida de um santo



JOÃO PAULO II

J oão Paulo Segundo
o Criador traçou o teu destino,
a pregação, por todo o mundo,
o tornou um fiel peregrino.

P apa João Paulo Segundo
a tua peregrinação,
ú nica em toda a história!...
l evaste a cada Nação,
o sentimento da glória.

S ementes de Fé, semeou,
e m tuas peregrinações
g raças a Deus, o senhor,
u niu povos e nações!...
n o solo de cada País
d e joelho beijou feliz,
o teu gesto encantou multidões.


Minha singela homenagem
o acróstico!

     08- OBRIGADO JOÃO PAULO - Luiz Gonzaga - 50 anos de chão - disco 5