Blog

Blog

14 de ago. de 2012

Homem fica três horas e meia com coração parado e ressucita


Britânico teve uma parada cardíaca e é trazido de volta à vida depois de três horas e meia.



Vídeo mostra o procedimento ao qual o paciente foi submetido por mais de 3 horas


Arun Bhasin, de 53 anos, foi reavivado de parada cardíaca graças a uma máquina que comprimiu seu peito 20.000 vezes, segundo o jornal Daily Mail.

Ele foi encontrado inconsciente nas ruas de Londres em dezembro, quando estava um frio de 10 graus negativos, e foi transportado para o Hospital Universidade Croydon. Durante o trajeto, Bhasin sofreu parada cardíaca.

Arun Bhasin foi reavivado de parada cardíaca
Arun Bhasin foi reavivado de parada cardíaca graças a uma máquina que comprimiu seu peito 20.000 vezes

Ele estava sob os cuidados de dois médicos especializados em ressuscitação que o ligaram ao Zoll AutoPulse, uma máquina que continuou comprimindo seu peito 100 vezes por minuto, provocando a circulação do sangue pelas próximas três horas e meia, quando finalmente seu coração voltou a bater.

Segundo o site do fabricante, o AutoPulse opera como uma “pessoa a mais”, o que permitiria aos socorristas desempenharem outras tarefas de suporte à vida.



Além disso, ele seria mais eficiente que a massagem cardíaca comum pois pressiona o peito todo, ao invés de um único ponto, e se ajusta a todos os tamanhos de peitoral automaticamente, garantindo um fluxo sanguíneo melhor e sem interrupções entre outras vantagens.

É bem evidente que ele não é invasivo, será que é melhor ter um desses do que um desfibrilador? Apesar de ser mais um desenbolso uns 15000 dólares por aparelho), ele provou que pode realmente sustentar um ser vivente por horas será que o desfibrilador, aproximadamente R$ 12 mil, podem ser usados por tanto tempo? Acredito que não). Talvez fosse uma boa termos um desses equipando nossas ambulâncias e UTIs móveis do SAMU.

A bomba de suporte cardíaco à vida AutoPulse proporciona fluxo sanguíneo aprimorado sem as possíveis interrupções causadas por fadiga e oferece aos profissionais de saúde melhor acesso ao paciente, o que resulta na possibilidade de maiores índices de sobrevivência para vítimas de ataques cardíacos. Na realidade, ela demonstrou triplicar as taxas de sobrevivência após a alta hospitalar.
Trecho retirado do site do fabricante do AutoPulse


Hoje, Bashin está de volta à sua casa, em Londres, onde se recupera bem.


Fonte:
Bomba não invasiva de suporte cardíaco AutoPulse - Zoll
Homem é trazido de volta à vida depois de três horas e meia -

 Veja