Blog

Blog

1 de ago. de 2012

Frustrações do futebol brasileiro nas Olimpíadas


Semana passada Mano Menezes divulgou a lista oficial com os 18 atletas que vão para as Olimpíadas de Londres. 2012 pode ser o ano que, enfim, o Brasil pode ganhar os Jogos Olímpicos no futebol. Como um país pode ser considerado tão superior em um esporte, sendo que nunca conquistou as Olimpíadas? Tudo bem, o futebol e o tênis são os únicos esportes que não valorizam tanto as Olimpíadas, mas já passou da hora da seleção brasileira conquistar a medalha de ouro. Este ano, assim como em outros, o Brasil conta com uma jovem geração espetacular. Além disso, não há nenhum adversário que se destaque sobre os demais. Então, a seleção brasileira TEM que ganhar essa aguardada medalha. Se não conseguir, podem começar a sugerir um novo emprego a Mano Menezes.
Se engana quem pensa que as decepções foram exclusivas da equipe masculina. As nossas meninas do futebol também sofreram bastante nas Olimpíadas. Relembre todas as frustrações.


2008

Na última edição dos Jogos Olímpicos, mais uma derrota traumatizante. O Brasil foi eliminado pelo seu maior rival no futebol, a Argentina, que já conquistou a medalha de ouro duas vezes, mais um motivo para o Brasil se apressar. A seleção dos hermanos com Messi, Aguero, Di Maria, Riquelme e cia. aplicaram um 3 a 0 incontestável na seleção de Robinho, Diego, Pato e Ronaldinho Gaúcho, e acabou com o sonho do inédito ouro olímpico.



2004

Neste ano, o Brasil superou todos os seus fracassos, pois nem se classificou para os Jogos Olímpicos de Atenas, na Grécia.


2000

As Olimpíadas realizadas em Sidney, na Austrália, foi um dos maiores vexames que o Brasil já passou. A seleção perdeu para Camarões, por 2 a 1, nas quartas de final da competição. Com 2 a mais em campo, bolas na trave, erros de arbitragem e muitos gols perdidos, foram os africanos que fizeram o gol de ouro, na prorrogação, e eliminaram o Brasil. Naqueles Jogos os representantes da amarelinha eram:  Hélton, Fabio Costa, Baiano, Athirson, Fabio Aurélio, André Luís, Álvaro , Fabio Bilica, Lúcio, Fabiano, Marcos Paulo, Mozart,  Geovane, Roger, Alex, Ronaldinho Gaúcho, Edu e Lucas. O técnico era Vanderlei Luxemburgo.



1996

Os jogos de Atlanta, nos EUA, foram uma das decepções da seleção brasileira. A seleção tinha uma escalação com grandes nomes do futebol: Dida, Danrlei, Zé Maria, Aldair, Flávio Conceição, Roberto Carlos, Amaral, Juninho, Sávio, Narciso, André Luiz, Zé Elias, Rivaldo, Marcelinho Paulista, Luizão, Bebeto e Ronaldo. E o treinador era Mario Sérgio Lobo Zagallo. Apesar de ser uma ótima seleção, o time fez apenas 3 jogos: venceu a Nigéria por 1 a 0,  Gana por 4 x 2, e perdeu para a mesma Nigéria nas semifinais, quando perdeu por 4 a 3. Para piorar, a seleção não foi sequer ao pódio para receber a medalha de bronze junto às equipes que chegaram na final daquele ano (Nigéria – ouro, Argentina – prata).



1988


A derrota nas Olimpíadas de Seul, capital da Coréia do Sul, assim como em 1984, veio apenas na final. A seleção perdeu para a URSS (União Soviética) na decisão por 2 a 1, de virada, com um gol na prorrogação. E a equipe do craque Romário, que na época tinha 22 anos, teve de se contentar com mais uma medalha de prata.



1984

Nas Olimpíadas de Los Angeles, nos EUA, o Brasil conquistou sua primeira medalha no futebol olímpico. A seleção chegou como favorita na final, mas quem levou o ouro foi a França, que venceu por 2 a 0 a decisão e deixou a prata para os brasileiros.



1976

Nas Olimpíadas de Montreal, na Alemanha, a seleção brasileira foi derrotada por 2 a 0 pela Polônia na semifinal e, na disputa pelo bronze, perdeu novamente, dessa vez para a União Soviética, conquistando o modesto 4º lugar.


Seleção feminina
2008

Em Pequim, depois de vencerem de goleada a poderosa Alemanha por 4 a 1 nas semifinais da competição, a partida decisiva foi novamente contra os EUA. E a história de decepção se repetiu: Brasil jogando melhor, criando ótimas jogadas, mas desperdiçando muitos gols. Resultado? Quem não faz, leva. Placar final: 1 a 0 para os EUA e mais uma medalha de prata com gostinho de que poderia conquistar o sonhado ouro.


2004

Nas Olimpíadas de Atenas, as meninas do Brasil deram show e encantaram todo o mundo com um futebol alegre e ofensivo. A seleção chegou à final contra as poderosas americanas. As brasileiras atacaram, pressionaram,chutaram bolas na trave, foram prejudicadas pela arbitragem e levaram um gol. Correram atrás do placar, empataram e continuaram falhando nas finalizações. De tanto errar, de tanto azar, os EUA fizeram mais um e elas ficaram com a medalha de prata.

Brasil x Estados Unidos


O Brasil enfrenta hoje,  às 21:00h, os Estados Unidos em Washington, capital do país. O jogo será transmitido pela Globo.

Na semana passada, para nosso espanto, até que a seleção brasileira jogou bem e venceu os dinamarqueses por 3 a 1. Alguns preferem dizer que enfrentou um adversário fraco. Eu discordo. A seleção dinamarquesa não está entre as melhores do mundo, mas está longe de ser uma seleção fraca e está, inclusive, classificada para a Eurocopa 2012. Além disso, jogou as 5 últimas Copas do Mundo e as últimas 5 Eurocopas.
Temos que parar com esse mimimi de que se a seleção brasileira perde, ninguém presta e se ela ganha o adversário que é fraco. O DiBico E.C é um dos maiores críticos da seleção de Mano Menezes, mas dessa vez temos que dar o braço a torcer. Precisamos apoiar o time para que ele consiga uma sequência e mantenha-se em ascensão.
No último jogo o Brasil entrou em campo desta maneira:
Para o jogo de hoje à noite, Mano Menezes promoverá algumas mudanças. O goleiro Rafael fará sua estréia como titular da seleção. Neymar entra no lugar de Lucas, fazendo a formação do time de Mano ser um 4-3-3. O treinador da seleção já deixou claro que os atacantes titulares do último jogo não serão substituídos. Dessa maneira, Hulk e Leandro Damião, que fizeram uma ótima partida contra a Dinamarca, permanecem entre os 11 iniciais.
A seleção dos Estados Unidos talvez seja uma das mais chatas adversárias da nossa seleção. Todos os jogos entre os dois times o Brasil consegue vencer apenas por uma diferença mínima de gols. As partidas que ficaram mais marcadas foram as da final da Copa das Confederações de 2009 e das oitavas da Copa do Mundo de 1994. Relembre esses emocionantes jogos:
 
O Brasil entrará em campo hoje desta maneira
Então fica a dica: vamos parar com essa resistência e pessimismo em relação à seleção brasileira, torcer para que os jogadores mostrem um bom futebol e que consigam se firmar para representarem o Brasil nas grandes competições mundiais.