Blog

Blog

22 de ago. de 2012

Filmes sobre a Guerra do Vietnã

O cinema americano já produziu milhares de filmes sobre a Guerra do Vietnã. A maioria deles estão carregados de clichês patrióticos e são obras sem valor. Mas há filmes, que tentam na medida do possível, entender o incompreensível: o auge da loucura humana a transformar homens que não se conhecem em inimigos mortais.
Infelizmente, nunca assisti um filme vietnamita sobre a guerra, o que permitiria ter outra visão do confronto.
Das produções americanas, as cinco abaixo, na minha opinião são as melhores. Deixe a sua opinião nos comentários.

platoon


O Franco Atirador



O Franco Atirador ( The Deer Hunter) foi produzido em 1978, apenas três anos após o fim da guerra. Dirigido por Michael Cimino, tem no elenco Robert de Niro, Meryl Streep e Cristopher Walken. A produção ganhou cinco óscares em 1979.

A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem, mas não se massacram. (Paul Valéry)

Nascido Para Matar



Nascido Para Matar ( Full Metal Jacket ), 1987, com direção de Stanley Kubrick, mostra o homem cuja humanidade foi arrancada, o homem cuja consciência está morta, o homem reduzido à uma besta selvagem.


"Seria um crime mostrar os lados bons da guerra, ainda que ela os tivesse." (Henry Barbuse)

Pecados de Guerra




É possível manter a sanidade no meio do caos da guerra? Em Pecados de Guerra ( Casualties of War ) de 1989, o diretor Brian de Palma tentar responder a essa questão. O filme conta com Michael J. Fox no papel principal.
"Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno." (Gen. William T. Sherman)

Platoon



Platoon, de 1986, foi escrito e dirigido por Oliver Stone. Tem no elenco nomes como: Charlie Sheen, Johnny Deep e Forest Whitaker. Ganhou três óscares em 1987.
"Quando os ricos fazem a guerra, são sempre os pobres que morrem." (Jean-Paul Sartre)


Apocalipse Now




Apocalipse Now,  1979,  é baseado no livro: O Coração das Trevas, de Joseph Conrad. Dirigido por Francis Ford Coppola e estrelado por  Martin Sheen e Marlon Brando, o filme ainda conta no elenco com os então jovens, Harrisson Ford e Laurence Fishburne.
Há cenas surreais no filme, cenas que injetam na mente a sensação de estarmos encarcerados num hospício. É o caos a imperar no coração do homem.

"Nossos livros de escola glorificam a guerra e escondem seus horrores. Eles incutem ódio nas veias das crianças. Eu preferiria ensinar paz do que guerra. Eu preferiria incutir amor do que ódio." (Albert Einstein)

     Os Incriveis Era um garoto que como eu amava Os Beatles e os Rolingstones.wmv


Links:

Wikipédia
vietna_war_guerra