Blog

Blog

24 de ago. de 2012

Especial: Rock 'N' Roll - O melhores documentários!...




O Crítica Daquele Filme resolveu fazer uma dessas famosas listas tão queridas internet adentro, e nada melhor do que começar com o bom e velho Rock 'N' Roll. Reunimos alguns dos melhores documentários de rock lançados até hoje, mas vamos dividir tudo em alguns capítulos ok!? Hey Ho, Let's Go!

  • The Beatles Anthology
Sendo, sem sombra de dúvidas, a mais importante banda de rock surgida por estes lados da galáxia, podemos começar nossa lista de documentários de rock com "The Beatles Anthology", o mais completo e definitivo documentário sobre o Fab Four. O ambicioso projeto foi lançado em 1995 em 8 partes, e apresentou um incrível arquivo de fotos e vídeos inéditos, além de oferecer as últimas imagens de Paul, George e Ringo tocando juntos. Para os fãs de rock, é simplesmente obrigatório.

  • No Direction Home
Parece simples realizar um documentário de sucesso, basta reunir dois ícones como Martin Scorsese e Bob Dylan. O diretor, que ama o Rock 'N' Roll (paixão comprovada em obras como "The Last Waltz" ou "Shine a Light", também extremamente recomendadas) esmiúça todas as origens, influências, traições e revoluções desencadeadas por este verdadeiro profeta de uma geração,  e de todas que vieram depois.


  • George Harrison: Living in the Material World
Seguindo a linha de "No Direction Home", Scorsese novamente presta um tributo à música, sendo o foco dessa vez o icônico guitarrista George Harrison, o "quiet one" dos Beatles. "George Harrison: Living in the Material World" demonstra a evolução do jovem de Liverpool ao posto de divindade da música mundial. Scorsese aborda de forma enfática a filosofia de vida de Harrison, assim como seu caráter complexo e contraditório, sempre alicerçado por uma espiritualidade extrema, fatores que foram base para uma carreira solo rica, produtiva e muito bem sucedida. Clique e veja a crítica.


  • The Devil and Daniel Johnston
Daniel Johnston virou um hit cult underground, efetivamente, quando Kurt Cobain se revelou um fã do cara, usando camisetas estampadas com seus desenhos malucos em shows e premiações. O documentário "The Devil and Daniel Johnston" mostra como Johnston se encontra hoje, como lida com sua incrível história, seu amor pela música e arte, sua leve demência e obsessão pelo diabo, suas gravações caseiras que viraram sucesso e foram comparadas a obras clássicas como Bob Dylan e Beatles. Deveras Interessante.


  • Lemmy
Quando você vê a casa (o muquifo na verdade) em que Lemmy mora, entende na hora porque o cara é considerado o deus do Rock. Neste documentário acompanhamos o dia a dia do mesmo. Sua rotina, suas coleções de armas e vestimentas nazistas, toda sua filosofia de vida, seu amor pela música dos anos 50 e 60, e seu vício em máquinas caça-níqueis. Histórias incríveis, desabafos ofensivos e piadas infames estão presentes nesta honesta obra.

O documentário conta com a participação de rockeiros como David Grohl, Alice Cooper, Metallica (rola uma jam bem legal), Joan Jett, Duff McKagan, Dave Navarro, Ozzy Osbourne, Marky Ramone, Slash, Dee Snider, Nikki Sixx, Billy Bob Thornton, Steve Vai, Katherine von Drachenberg. Realmente uma galera responsa.


  • God Bless Ozzy Osbourne
O mais interessante de "God Bless Ozzy Osbourne" é que, além de contar de forma perfeita a formação e evolução do Black Sabbath, o filme pega pesado com Ozzy: seus filhos dizem que ele foi um péssimo pai, seu abuso de drogas é execrado e temos as provas cabais de como o show "The Osbournes" foi um lixo para a imagem do cantor. 

Toda a cronologia do cara é sem dúvida uma das mais interessantes dentro do mítico cenário do metal, e na fita temos informações ricas em detalhes, sendo o sumo pontuado basicamente por chapações homéricas, sua carreira solo cheia de altos e baixos, a parceria e perda do guitarrista Randy Rhoads (que morreu aos 25 anos no auge do sucesso) e muito mais.


  • Jimi Hendrix
O documentário foi feito três anos após a morte do guitarrista. Temos então alguns dos melhores momentos da carreira de Jimi (shows, entrevistas e reportagens importantes). Através da obra podemos entender um pouco mais sobre a formação do músico, seu passado como integrante de bandas regionais de baile, sua personalidade enigmática, o abuso de drogas e histórias simplesmente épicas envolvendo ícones como Eric Clapton, Janis Joplin, Mick Jagger, Pete Townsend, entre outros.

  • Metallica: Some Kind of Monster
O Metallica é a maior banda de metal do mundo. Isso não quer dizer que ela é a melhor, mas é, com toda certeza, a maior, pois gera mais grana no cenário. Muitos já criticaram, dizendo que ela se vendeu em alguns momentos de sua carreira. Polêmicas a parte, o documentário "Metallica: Some Kind of Monster" nos mostra como foi problemática a produção do disco "St. Anger", o mais repudiado pelos fãs. Devido a muitas dificuldades, o filme torna mais fácil entender as falhas do álbum (menos a lata de Nescau) e assim valorizar a garra dos caras. Até mesmo um terapeuta foi contratado para amenizar os nervos de todos (o que gerou algumas piadas infames, obviamente), mas no final fica claro como os integrantes respeitam o nome Metallica e tudo o que ele representa. São mais de 30 anos de doidera, e isso não é pouca coisa. Vale a pena conferir.


Estes foram alguns dos documentários mais populares, por assim dizer, do mundo do rock. Em breve continuamos nossa lista, pois tem muita coisa boa ainda. Fique ligado ok!