Blog

Blog

9 de ago. de 2012

Como surgem os campeões olímpicos na China?


Fotos mostram o duro treinamento das crianças chinesas. Mas será que todo o sofrimento mostrado nas imagens é real?
Várias fotografias de crianças orientais treinando avidamente começaram a circular pela web na primeira semana de agosto de 2012. Em plena época dos jogos olímpicos, as fotos expõem o segredo dos campeões de medalhas: O treinamento exaustivo dos atletas desde a sua infância!
Mas será que essa história é real?
Dá só uma olhada em algumas das fotos que estão sendo publicadas em vários blogs e sites na internet:


Quer ver mais fotos? Entra lá no blog Cogumelo Louco!

E então? Verdadeiro ou farsa?

Por mais doloroso que possa parecer, a história e as fotos são reais!
As imagens são de autoria de diversos fotógrafos e de diversas épocas. Foram agrupadas em um único post por algum blogueiro e logo se espalharam pela internet. Algumas das imagens podem ser encontradas no blog China Smack (a postagem foi feita no dia 9 de janeiro de 2012) e são de autoria de Zhang Yuan.
Treinadora coloca alunos de cabeça para baixo! Zhang Yuan
Treinadora deixa alunos de cabeça para baixo! (foto: Zhang Yuan)

A fotografia abaixo mostra uma pequena ginasta chinesa treinando em uma escola em Hefei, no leste da China, na província de Anhui. É uma reprodução da AFP PHOTO.
Pequena ginasta chinesa treinando em uma escola em Hefei
Pequena ginasta chinesa treinando em uma escola em Hefei (reprodução: AFP PHOTO)

A seguir, crianças chinesas gritando quando suas pernas são esticadas em uma sessão de treinamento em uma escola de ginástica em Xiantao, na província de Hubei! Fotografia de Natalie Behring.
Fotografia de Natalie Behring
Fotografia de Natalie Behring

Começando cedo

E a criançada chinesa começa a treinar bem cedo: aos 4 e 5 anos de idade em média! Ye Shiwen, por exemplo, tem 16 anos de idade e é medalhista de ouro com o nado medley em Londres 2012. Ela conta que começou a treinar aos 6 anos porque seu “professor viu que ela tinha mãos grandes.”!
Ye Shiwen - 16 anos - medalha de ouro em nado medleyYe Shiwen - 16 anos - medalha de ouro em nado medley (foto: divulgação)

Treinamento árduo

Pode parecer (principalmente para nossa cultura ocidental) que há certo exagero de cobrança no treinamento dos pequenos atletas chineses. E, de fato, há mesmo! Mas, trata-se de outra cultura e não faz parte do escopo do E-farsas discutir isso… Também não estamos fazendo aqui nenhuma apologia à violência e/ou à tortura. De maneira alguma.
A intenção desse artigo é apenas fazer o que sempre fazemos aqui no E-farsas: Explicar se o que está rolando na web é verdadeiro ou farsa!
Mas, é claro, nada impede que você deixe a sua opinião sobre isso! Fique à vontade para falar a respeito do assunto lá nos comentários no final dessa página!
O fato é que o investimento em formação de atletas tem surtido efeito ao longo das Olimpíadas. Em 1996 (em Atlanta), a China ficou em 4° lugar no quadro de medalhas e em 2000 subiu para 3° lugar. Já em 2004, ficou em 2° e 2008 já conquistou a liderança ganhando 100 medalhas.
E, para quem ainda ficou na dúvida se o treinamento mostrado nas fotos é real, segue abaixo um vídeo que mostra um pouco como são lapidados os atletas chineses:

Conclusão

História real! Fotos, apesar de serem de épocas diferentes e de fotógrafos diferentes, são reais! As crianças chinesas sofrem mesmo para virar atleta.