Esse triciclo parece saído de um filme do Batman. Com suas hélices retráteis e perfil aerodinâmico, além da indispensável cor preta para dar um ar gótico ao aparelho, o pequeno notável, denominado Pal-V, tem uma característica de projeto que o separa de outro carro voador recente, o Transition, e que o torna mais versátil: Ele não é um avião, e sim um girocóptero.
para ser fabricado e que aguarda autorização para voar. |
O Transition, no entanto ganha no alcance aéreo. Enquanto em voo ele consegue atingir 787 km, o Pal-V fica entre 350 e 500 km. Dependendo da versão.
Percebe-se que o Transition é, de fato, um avião leve, que pode ir rodando para a garagem da casa de seu dono, ao invés de ter que estacionar em um hangar alugado. Porém, apesar de se transformar em um avião em exíguos 15 segundos, ele é um verdadeiro Quasímodo na pista, enquanto o design do Pal-V confere ao motorista um certo charme. Como um terno de 007 que esconde Aqualungs para o caso de ser chamado para ação.
Certamente ainda não vai dar para evitar engarrafamentos logo de cara, não sem muito planejamento, afinal o motorista/piloto não obterá autorização legal para levantar voo no meio do Eixão ou na marginal do Tietê.
A bem da verdade as aplicações para esse tipo de solução ainda serão muito exploradas. Certamente sua regulação será alvo de muita discussão entre as autoridades e no futuro devemos ter uma forte adoção de assistentes e equipamentos de segurança. Assim como foi com a evolução das leis de trânsito e equipamentos para automóveis.
Simulador 3D para o Pal-V. |
Fonte: Pal-V, Terrafugia.
[Via BBA]