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18 de ago. de 2012

Carro voador holandês funciona como um girocóptero

Veículo para duas pessoa precisa de 165 metros para decolar e apenas 30 metros para pousar.



Esse triciclo parece saído de um filme do Batman. Com suas hélices retráteis e perfil aerodinâmico, além da indispensável cor preta para dar um ar gótico ao aparelho, o pequeno notável, denominado Pal-V, tem uma característica de projeto que o separa de outro carro voador recente, o Transition, e que o torna mais versátil: Ele não é um avião, e sim um girocóptero.


Transition: Carro voador já adquiriu permissão
para ser fabricado e que aguarda autorização para voar.
Essa diferença permite que ele alcance até 180 km/h em solo, contra 100 km/h de velocidade máxima do Transition, e ainda exija menos de 200 metro para decolar, enquanto o Transition necessita de mais de 500 metros para alçar voo.

O Transition, no entanto ganha no alcance aéreo. Enquanto em voo ele consegue atingir 787 km, o Pal-V fica entre 350 e 500 km. Dependendo da versão.

Percebe-se que o Transition é, de fato, um avião leve, que pode ir rodando para a garagem da casa de seu dono, ao invés de ter que estacionar em um hangar alugado. Porém, apesar de se transformar em um avião em exíguos 15 segundos, ele é um verdadeiro Quasímodo na pista, enquanto o design do Pal-V confere ao motorista um certo charme. Como um terno de 007 que esconde Aqualungs para o caso de ser chamado para ação.


Dá até para imaginar alguém tirando onda em um barzinho descolado com esse triciclo.

Certamente ainda não vai dar para evitar engarrafamentos logo de cara, não sem muito planejamento, afinal o motorista/piloto não obterá autorização legal para levantar voo no meio do Eixão ou na marginal do Tietê.

Todavia, a clientela imaginada a princípio pela Pal-V, a empresa que tem o mesmo nome de seu produto, contempla os policiais, bombeiros e paramédicos dos serviços de emergência.


Para proprietários de fazendas e ilhas será mais uma opção de transporte, assim como para qualquer um que queira tirar brevê de piloto além da CNH e venha a adquirir o produto (cujo preço ainda não foi estimado, pois estão em negociações com fabricantes interessados).


A bem da verdade as aplicações para esse tipo de solução ainda serão muito exploradas. Certamente sua regulação será alvo de muita discussão entre as autoridades e no futuro devemos ter uma forte adoção de assistentes e equipamentos de segurança. Assim como foi com a evolução das leis de trânsito e equipamentos para automóveis.

Simulador 3D para o Pal-V.
Afinal, estamos prestes a levar os congestionamentos de nossas ruas para o paradigma tridimensional. Até a NASA já estuda um padrão de aerovias já visando o crescimento desse meio de transporte individual. É esperar para conferir.

Fonte: Pal-V, Terrafugia.
[Via BBA]