Blog

Blog

20 de jul. de 2012

Você sabe o que foi serra pelada?



Brasileiros antes praticamente miseráveis fazendo fortuna em poucas semanas, em outras vezes em um dia, esse era o apelo que levou quase cem mil pessoas a transformar um morro em um imenso buraco, esse lugar chama-se Serra Pelada.

As fotos realmente impressionam:




Haviam mais de cem mil garimpeiros espalhados por toda região amazônica da década de 1980, porém a maioria não tinha sorte. Quando começou o boato sobre as riquezas de uma riacho na beira de um morro em uma tal fazenda Três Barras, no município de Curionópolis no Estado do Pará, o garimpeiro José Raimundo da Silva com apenas 23 anos foi logo para lá. Esse jovem garimpeiro presenciou quando um homem chamado Odorico pegou uma picareta e com alguns minutos de trabalho encontrou quatro quilos de ouro ao meio dia. As seis horas da tarde já haviam milhares de garimpeiros, o morro estava todo desmatado e dividido em barrancos de dois por dois metros.

Em pouco tempo quase cem mil garimpeiros, cada um com seu cunho de terra e lama demarcado faziam suas explorações. Muitos ficaram ricos, muitos não. Em seu lote de terra você poderia tirar só lama ou achar muito, mas muito ouro mesmo. Esse foi o caso de José Raimundo, que em seus quatro metros quadrados retirou 2.200 quilos de ouro, equivalente  hoje a 18 milhões de reais.

Outro que fez muito dinheiro foi um garimpeiro chamado José Mariano dos Santos, o Índio. Ele retirou 1.183 quilos de ouro de seus quatro metros quadrados. Em certa ocasião alugou um Boing pelo equivalente hoje a quatrocentos mil reais, para buscar uma mulher que ele havia conhecido em um show do Cauby Peixoto em Belém.

Como a maioria dos 'bamburrados' que investiram seu lucro no próprio garimpo, Índio perdeu tudo quando o ouro rareou e a Vale do Rio Doce voltou a requerer o direito de lavra.

A seguir o Globo Repórter histórico sobre Serra Pelada: