Blog

Blog

12 de jul. de 2012

A vida de buda




Quem foi o Buda? 


O Buda histórico nasceu no norte da Índia no VIº século a.c. e recebeu o nome de Siddharta, Aquele Que Satisfaz Todos os Desejos. Seu pai, o Rei Sudodana, era o regente dos Shakyas e era casado com a rainha Maya.
Estudos astrológicos feitos quando Siddharta era ainda um recém-nascido previam que este ou seria um grande imperador ou escolheria a vida de um sábio asceta, que beneficiaria o mundo. O pai, determinado a que o filho fosse o seu sucessor no trono, cercou-o com uma vida de riquezas e prazeres; nunca permitindo que este deixasse o palácio e satisfazendo todos seus desejos. Deste modo, Siddharta cresceu cercado de pessoas jovens e saudáveis, casando-se, aos dezasseis anos, com Yasodara, uma bonita princesa.

Rompendo o casulo


Inspirado por vários eventos, Siddharta, insistiu em conhecer a realidade para além dos muros, a vida fora do palácio. Ao que o Rei acedeu, mas não sem antes dar instruções muito criteriosas e específicas sobre o que príncipe deveria ver. Que este visse somente o lado “bom” e “dourado” da vida, as coisas belas. Apesar da cuidadosa estratégia, o Infante, viria a vislumbrar, pela primeira vez, o sofrimento e as dores da realidade humana.
Depois disso nada o pode parar, saiu furtivamente do palácio várias vezes e, em cada uma das incursões, deparou-se com a doença, a velhice e com um cadáver, a crua prova da morte. O confronto com a vulnerabilidade humana deixou-o abalado e chocado. Siddharta, agora, estava determinado: haveria de encontrar a completa cessação do sofrimento, a liberdade genuína.

A Libertação de Siddharta, o Acordar do Buda


Com 29 anos, Siddharta, abandonava a vida palaciana e a perspectiva do trono monárquico. Tornar-se-ia um asceta em busca da verdadeira liberdade e realização. Durante seis anos, dedicou-se a uma vida de austeridade e seguiu os maiores mestres da Índia de então; estudando e saboreando a experiência vivencial os seus métodos. Apesar da sua tamanha inteligência, diligência e dedicação, louvado pelos seus mestres, não encontrou a resposta para alcançar a plena libertação do sofrimento.
Rumou então para Gaya, um vilarejo indiano no actual estado do Bihar, hoje conhecido como Bodhgaya. Ali, permaneceu quarenta e nove dias e noites, debaixo de uma árvore em meditação. Pela madrugada, erradicando subtis véus da escuridão, descobriu a sua, também nossa, verdadeira natureza: o estado iluminado, o Buda.
Sendo desde então conhecido como o Buda Shakyamuni.



A vida de Buda


Quinhentos anos antes de Cristo um jovem príncipe saiu numa jornada. Ele viajaria através da dor e sofrimento para alcançar o Nirvana – a benção duradoura que todos nós sonhamos. Símbolo da paz, símbolo de compaixão, símbolo de não-violência. Ele foi o Buda. Ele cresceu em um palácio rodeado por luxúria. Na sua adolecência, seus direitos especiais lhe garantiram todo tipo de vícios. Mas ele desistiu de tudo isso para ganhar a sabedoria final. Ele viajaria pelos corredores escuros de sua mente para chegar cara a cara com seus demônios internos. Ele fundou a primeira religião do mundo, seguida hoje por mais de 400 milhões de pessoas, uma religião onde a meditação é usada para alcançar um estado de completa paz e felicidade.