Blog

Blog

25 de jul. de 2012

Universos paralelos!... O mundo de delírios e ilusões! (Vídeo)


Ilusões - Nem Tudo é o que Parece Ser

......“As ilusões”, dizia-me o meu amigo, “talvez sejam em tão grande número quanto as relações dos homens entre si ou entre os homens e as coisas. E, quando a ilusão desaparece, ou seja, quando vemos o ser ou o facto tal como existe fora de nós, experimentamos um sentimento bizarro, metade dele complicada pela lástima da fantasia desaparecida, metade pela surpresa agradável diante da novidade, diante do facto real”.
Charles Baudelaire, in 'Pequenos Poemas em Prosa'
Logo HT

......A evolução do cérebro desde o estágio reptiliano, passando pelo sistema límbico até a formação do neocórtex (veja matéria de dezembro de 2011 http://www.upuniversosparalelos.com.br/12henriqueterra.html) levou à acumulação de dados de referência para a interpretação do meio ambiente com vista na sobrevivência.
......As cores, os sabores, odores e os sons não estão no mundo, mas somente em nossas mentes. São criações do nosso cérebro para interpretá-lo: a cor e o cheiro do que se pode ou não comer, dos predadores para informar sua presença e possibilitar uma fuga estratégica, o som como alerta... Com o passar do tempo o cérebro tornou-se eficiente em encontrar significados.
......Levando-se em conta que toda a realidade tem uma natureza psíquica, a diferença entre a verdade e a sua elaboração resulta em ilusões que nos movem racional e emocionalmente.
......O tato pode ser enganado quando, por exemplo, tocamos uma superfície peluda e julgamos se tratar de uma animal e nos afastamos rapidamente sem antes termos a confirmação.
......A audição muitas vezes nos prega peças quando pensamos ouvir algo que não corresponde à realidade: viramos-nos ao ouvir alguém nos chamando e constatamos que não havia ninguém, ou apenas confundimos os sons.
......Os mesmos “enganos” podem ocorrer com os sentidos do olfato e paladar. Quem já comeu jatobá sabe que seu cheiro se parece com o de chulé (alguns tipos de queijo também), portanto se este nos for apresentado enquanto mantivermos os olhos fechados imaginaremos ter à nossa frente um par de meias sujas.
......A mais comum das ilusões é a de ótica, posto que a visão seja responsável pela maior parte de informações recebidas em nossa interação com o mundo exterior.

Os cinco sentidos podem ser "enganados"

A ilusão de ótica é a mais fácil de exemplificar

......Tudo o que vemos é basicamente formado de pontos de luz mais ou menos intensos dando a ilusão de volume, linhas orientadas por pontos de fuga dando a ilusão de perspectiva e freqüências diferentes da luz dando a ilusão das cores.
......Algumas combinações pouco comuns desses elementos causam “ilusões sobre as ilusões”:

...Ilusões de Perspectiva

As imagens acima são a mesma, sendo que a de baixo foi invertida. Como nosso cérebro não está acostumado a ver buracos de cabeça para baixo, temos a ilusão de que estamos diante da imagem de uma elevação.
As imagens acima e ao lado tiveram suas linhas, pontos de fuga e sombreamento manipulados de modo a confundir nosso cérebro quanto à sua real perspectiva
Uma simples mancha no chão fez com que o sombreamento fosse deslocado, criando a ilusão de que o rapaz está levitando.
...Ilusões de Luminosidade

Conte os pontos pretos.

...Ilusões de Cores e Movimento

Olhe fixamente para as imagens acima. Nesta última aproximando-se e afastando-se do monitor. Foram compostas de tal modo que o efeito das cores e sombreamento criam a ilusão de movimento e/ou expansão e contração.
......Outro tipo de ilusão comum consiste no fato de que a mente humana tem uma tendência natural de ver rostos. Quem não se lembra do espisódio do rosto em Marte?
......Com o passar do tempo e o avanço tecnológico, as fotografias tornaram-se mais nítidas, demosntrando se tratar tão somente de uma formação montanhosa que nosso cérebro tendencioso interpretou como um rosto humano.
A percepção de movimento é igualmente ilusória.
......Quando assistimos a um filme já estamos sendo iludidos logo de cara. Acontece que o movimento acontece em nosso cérebro porque a ação é filmada e “projetada” a 24 frames por segundo, freqüência ideal para iludir nossas mentes com a sensação de movimento.

......Tudo que está neste artigo exposto não quer dizer que o mundo não esteja aí ou não exista, mas sim que as informações nos chegam através dos sentidos e são interpretadas de acordo com padrões preestabelecidos pelo nosso cérebro, ou seja, vemos e sentimos apenas o que podemos ver e sentir por meio do modelo criado pela mente.  Alguns desses padrões são instintivos (passados de geração a geração) outros são completamente pessoais de acordo com a experiência de cada indivíduo, portanto a percepção é também auto-produzida.
......Percebemos o mundo de acordo com a maneira como o nosso cérebro o organiza. O processo de perceber consiste na verdade em “completar” com o que temos guardado na memória àquilo que apresentamos como alvo da percepção. Por exemplo, o que vemos não é a imagem de um objeto em si (posto que fossem os objetos apenas uma descoberta do sujeito observador) incidente na nossa retina, mas sim a interpretação mental com base nas características armazenadas, bem como nossa opinião pessoal sobre o objeto observado.
Verdade x Realidade
......A isso chamo REALIDADE: a imagem mental e emocional que fazemos do mundo. Num sentido objetivo, as qualidades que atribuímos àquilo que observamos não são propriedades físicas e reais: cor, tamanho, brilho, bondade, maldade, amor, ódio...
......A cor de um objeto é, de fato, tudo aquilo que ele não é. As folhas verdes das plantas são de qualquer outra cor, menos verde. Explico: a cor consiste na freqüência de luz que é, digamos “rejeitada”, refletida pela superfície da folha, enquanto as outras freqüências são absorvidas por ela. No entanto é a freqüência verde que nos chega à retina e é interpretada como “a cor da folha”.
......A VERDADE consiste no que existe independentemente da nossa percepção. Não está sujeita às nossas ilusões (quando sim, transforma-se em realidade) e só conseguimos confrontá-la quando a observamos além da mente. A verdade não muda jamais. O que muda é a realidade que está sujeita à percepção. A percepção muda em relação à verdade mudando a realidade, ou seja, a realidade nasce da percepção sobre a verdade, portanto a verdade é absoluta e a realidade é relativa.
As ilusões também têm um lado divertido que pode nos entreter. Quando olhamos as imagens anteriores gozamos de certo prazer e alguns artistas lançam mão desses recursos para criar impressionantes obras de arte:
Pode não parecer, mas o que você está vendo acima são pinturas no asfalto. O automóvel da terceira imagem é real, bem como as pessoas das outras fotos.
Ilusões Emocionais
......Do mesmo modo que interpretamos objetivamente o mundo ao nosso redor, o fazemos emocionalmente, o que nos eleva de uma categoria primitiva de percepção a uma forma mais complexa de nos relacionarmos com o nosso meio, nos movendo da condição individual e nos lançando à classe de animais sociais. Essa relação social surge da interação entre a razão e a emoção, sujeita ao mesmo processo de engendramentos ilusórios.

A maior fraqueza humana é se perder nos seus próprios delírios

......Quando permanecemos nesse estado ilusório corremos o risco de cometer erros comuns como o tratamento dos sintomas e não da causa de um problema. Um exemplo disso é o caso do uso de drogas em que não se questiona o que leva o indivíduo a menosprezar a própria vida em troca de um prazer intenso, porém efêmero, seguido de imensa dor, degradação e conseqüentes seqüelas próprias da drogadicção. Trata-se o viciado como caso de polícia quando é de saúde pública e o indivíduo necessita de tratamento psicológico e social, posto que estamos sujeitos ao bombardeamento por notícias catastróficas de violência, bem como a sua banalização (uma doença social), podendo nos levar a não mais distinguir o fato da ilusão, nos desgostando da vida por não termos mais o contato com ela do jeito que verdadeiramente é, levando-nos à tentativa de fuga por caminhos artificiais.
......Outros caminhos artificiais consistem em crença e fé cega em dogmas ou misticismo exagerado.  “A religião é o ópio do povo”, assim já afirmava Karl Marx e anteriormente Ludwig Börne escreveu: “Bendita seja uma religião, que derrama no amargo cálice da humanidade sofredora algumas doces e soporíferas gotas de ópio espiritual, algumas gotas de amor, fé e esperança.”, mostrando que a religião entorpece os sentidos afastando as pessoas da cruel realidade cunhada pelas ilusões criando, no entanto, novas ilusões fechando assim um interminável ciclo.
......Portanto, não confie em suas ilusões sobre a Vida, mas entregue-se a Ela em toda a Sua verdade. Essa é a maneira de ter a vida em suas mãos: rendendo-se a ela.
......Não tenha pressa, não pressione a vida. Fique com ela, mas não tente dominá-la e, sobretudo, mantenha os pés na verdade como forma de reconhecimento dos verdadeiros e possíveis caminhos a se trilhar.

.....Um conto Zen

......O rosto no barril
......No Japão antigo, um fabricante de saquê tinha uma mulher muito ciumenta.
......Um dia, quando o marido enchia os barris, a mulher foi contemplar a superfície do líquido, polida como um espelho. Viu nela o reflexo do próprio rosto, mas, arrebatada pelo ciúme, pensou: “Ora essa! Meu marido esconde outra mulher no barril!”. E saiu dali correndo para brigar com o marido que foi verificar a presença da tal mulher no barril. Inclinando-se por seu turno, o marido viu à superfície do líquido o rosto de um homem. “Ora essa – pensou – é ela quem tem um amante escondido!”.
......E os dois se engalfinharam como dois trapeiros.
           
......Assim são as ilusões!