Blog

Blog

7 de jul. de 2012

A evolução da lua



Estonteante vídeo mostra a evolução da lua


Este vídeo foi criado por cientistas do Goddard Space Flight Center da NASA usando dados da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter e mostra a história violenta, de cerca de 4,5 bilhões de anos, que deixou nossa lua toda deformada com os incessantes bombardeamentos de asteróides, desde sua formação.
Assim como em nosso planeta-mãe a lua também enfrentou tempos duros quando era apenas um bebê; um bombardeio de meteoros, ocorrido no pólo sul há cerca de 4,3 bilhões de anos atrás, tostou aquela face de nosso satélite natural. Foi uma época turbulenta que durou 300 milhões de anos.
Mas a sova não parou por aí, por um longo tempo após este evento violento — 2,8 bilhões de anos — ela tomou incontáveis jabs de meteoros menores; um período conhecido como “crateramento intermediário”.
A pancada final ocorreu a cerca de um bilhão de anos atrás quando foram formadas as crateras em raio que exibem formas circulares ao seu redor. [NASA GSCF]
Aproveitando que o tema é destruição espacial aproveite para assistir a este incrível vídeo da Terra sendo carbonizada por um asteróide gigante:

Vídeo: NASA filma o lado oculto da lua



Um lado inteiro da lua nunca pode ser visto da Terra porque está constantemente virado para o outro lado. Agora, um vídeo da espaçonave GRAIL, da NASA, que entrou em órbita no ano novo, revelou esse mistério.
A parte mais velha da lua, empoeirada, aparece danificada por uma série de colisões com cometas e asteroides. Entre as impressões geológicas, está a gigante cratera Drygalsk, de 149 quilometros, com o centro em forma de estrela. Ela pode ser vista quando o vídeo chega no pólo sul.
A filmagem foi realizada como parte de um projeto para estudantes do ensino médio, que irão pegar áreas – como as crateras – para estudar melhor, possivelmente inspirando uma próxima geração de cientistas espaciais.
A principal investigadora do projeto GRAIL, Maria Zuber, afirma que “a qualidade do vídeo é excelente e deve fomentar os estudantes conforme eles se preparam para estudar a lua”.







[Telegraph]