Blog

Blog

2 de jul. de 2012

Chakras - O salto


                 

No teu corpo repousa a montanha Meru,
Rodeada pelos sete continentes.
Há também riachos, 
Lagos, montanhas, planícies,
E os deuses das diversas regiões.
Lá existem profetas,
Monges e locais de peregrinação.
E acima dos deuses governantes
Há estrelas, planetas,
E o Sol junto com a Lua;
Lá também se encontram os dois poderes cósmicos,
Aquele que destrói e aquele que cria
E todos os elementos:o éter,
O ar e o fogo, a água e a terra.
Sim, todas essas coisas estão dentro do teu corpo;
Elas existem em três mundos,
E todas cumprem suas tarefas ordenadas
Ao redor da montanha de Meru.
Somente aquele que sabe tudo isso
Pode se tornar um verdadeiro iogue.

(Siva Samhita , versos 1-5)


Chakras 


Introdução

O ser humano é um todo complexo que funciona recebendo e emitindo energia. Sensações tais como o calor, o frio,  o medo, a tristeza entre outros, podem provocar diferentes reações  em nosso corpo: nó na garganta, coração acelerado, embrulho no estomago, etc.  Um som ou uma música pode nos acalmar ou agitar, conforme a vibração produzida e a reação  de nosso organismo. Uma cor pode nos transmitir uma sensação de calma ou agitação, de frio ou calor.  Somos, desse modo, um complexo energético que faz trocas com o meio ambiente. 

Aura e Chakras 

Todos os seres vivos possuem um campo energético em volta do corpo denominado  aura. Ligados à aura, funcionando como receptores e emissores de energia, ou seja, como canais de troca,  existem os chakras. 

Clique na figura

Os chakras são pontos focais de energia que fazem a conexão do nosso organismo com o meio ambiente.
Os estudos hindus ou derivados do sânscrito falam desses centros de energia dentro do corpo humano. 
Os místicos os descrevem como redemoinhos de luz e energia. Em sânscrito, chakra significa "roda". A roda gira ao redor do próprio eixo; o chakra gira de acordo com o grau de energia do sistema.
Os chakras também são chamados de lótus ou padmas. 
O lótus cresce em abundância por toda a Ásia. Floresce na água, mas suas raízes estão profundamente enterradas no lodo, bem abaixo  da superfície. Essa flor exótica passou a representar a condição humana. Exatamente como um lótus, o chakra pode estar fechado, em botão, abrindo ou florescendo, ativo ou adormecido.

Os chakras evoluem naturalmente no decurso de um longo período de tempo como parte do desenvolvimento de toda pessoa. São encontrados dentro de cada um de nós. 
Do mesmo modo que temos um corpo físico, temos um corpo sutil e os chakras servem de mecanismo de ligação entre a matéria física e a sutil. 
A cada chakra está associado uma camada da aura humana. Esta, é uma manifestação da energia universal  e pode ser descrita como um corpo luminoso que cerca o corpo físico e o penetra, emitindo sua radiação característica própria. 
A aura humana divide-se em diversas camadas, chamadas corpos, que se interpenetram e cercam umas às outras em camadas sucessivas. Cada corpo se compõe de substâncias mais finas e de "vibrações" mais altas à medida que se afasta do corpo físico.

Cada chakra corresponde a determinados sistemas físicos e a seus respectivos órgãos.
A energia vital passa por esses centros fluindo por canais chamados "nadis", que basicamente sobem e descem ao longo da espinha. 
Existem inúmeros chakras ou centros de energia no corpo, inclusive nas solas dos pés e nas palmas das mãos, mas os principais são sete:

1º. Chakra Raiz ou Básico


Fica na base da espinha ou ânus. Representa nossa principal ligação com a bioenergia da Terra e nos "prende"a ela. É o centro da energia física e dos instintos de sobrevivência. 
A primeira camada do campo áurico e o primeiro chakra estão ligados ao funcionamento físico e à sensação física - sensação de dor ou prazer físicos e ao funcionamento automático e autônomo do corpo.

2º. Chakra Sacro ou Esplênico


Situa-se na área genital. É o centro da procriação, da paixão física, das emoções, da iniciativa e da criatividade em geral. 

3º Chakra Solar


Localiza-se no plexo Solar ou na área do umbigo. É nossa "estação de força", onde é feita a distribuição da energia vibracional que entra e sai. Liga-se à nossa vida mental, à reflexão linear.

4º Chakra do Coração ou Cardíaco


Fica na área do coração. É o centro do amor espiritual e o ponto médio entre os chakras inferiores (físicos) e os superiores ( espirituais). É o veículo através do qual amamos não somente nossos pares mas a humanidade inteira. É o chakra que metaboliza a energia do amor.

5º Chakra da Garganta ou Laríngeo


Está localizado na área da garganta. É o nosso centro da comunicação, governando a forma como nos expressamos no mundo. É associado a uma vontade mais alta, mais relacionada à vontade divina. Vincula-se ao poder da palavra, criando coisas pela palavra, prestando atenção e assumindo responsabilidade pelos nossos atos.

6º Chackra Frontal


Muitas vezes chamado de "terceiro olho" , encontra-se logo acima das sobrancelhas, entre elas, dentro da cavidade craniana. É o centro do conhecimento psíquico. Está vinculado ao amor celestial que  que se estende além do âmbito humano do amor e abrange toda a vida.

7º Chakra Coronário


Situado no alto da cabeça, é conhecido como "coroa". É nossa principal ligação com o cosmo, em outras palavras, com todas as outras dimensões espaço-tempo. Também representa o ponto de recepção da energia espiritual. Está vinculado à mente mais elevada, ao saber e à integração da nossa constituição espiritual e física.

Dos demais chakras, convém mencionar a função de outros quatro:

Chakras dos Pés - Localizado nas solas dos pés, sua finalidade é descarregar energia elétrica (estática) gerada pelo corpo físico, como também absorver a energia da Kundalini que vem da terra e a energia magnética.

Chakra do Joelho - Atua como um transformador, regulando a quantidade de corrente que deve entrar no corpo.

Chakra das Mãos - Absorve as ondas radiativas, como também transmite energia, o que explica a cura pela imposição das mãos.

Chakra Humeral - Localizado nas costas, sobre a parte superior do pulmão esquerdo. Além de também exercer influência sobre os pulmões, é responsável pela relação mediúnica entre o plano espiritual e o físico

 As emoções têm o poder de afetar a saúde porque ficam registradas no nível mental e emocional, afetando o corpo físico. Assim, também as palavras, provocam reações e ficam registradas no nosso campo energético afetando o corpo físico, pois são compostas por sons que  vibram de forma positiva ou negativa, dependendo da entonação e da força do pensamento. 
Muitas vezes ficamos doentes devido a um desequilíbrio energético provocado por emoções que bloqueiam ou diminuem a atividade de determinado chakra, comprometendo todos os órgãos regidos por ele. Se o bloqueio for crônico, todo o organismo pode ficar afetado. Quando um chakra falha,  todo o corpo fica com sua potência reduzida, porém ainda funciona. Mas com a energia mais desequilibrada, outros chakras também entram em desequilíbrio, até que ocorra uma parada total de fluxo energético causando um colapso de todo o organismo. 

Dirigindo sua Bioenergia

Não se preocupe em memorizar as informações acima.  
O importante é que você saiba como se processa o fluxo de energia em seu corpo, assim poderá visualizar esse movimento e favorecê-lo, quando necessário.

Usando o pensamento, você será capaz de "remover montanhas"dentro de si mesmo.

Através de exercícios você pode fazer a energia circular plenamente por todo o seu corpo e dissolver os bloqueios que possam estar inibindo e prejudicando o livre fluxo.
Você pode dirigir sua bioenergia por meio da visualização.
Isso pode ser atingido, pois o pensamento é o poderoso precursor dos fatos e a energia irá para onde você dirigi-la mentalmente.   

Direções Básicas da Energia

Clique na figura

Sua força vital viaja em duas direções básicas:  
Primeiro,  sobe do chão (vinda do centro da Terra), pelos pés e pelas pernas, até atingir o primeiro chakra. Continua em movimento ascendente, passando pelos outros centros de energia, até chegar ao alto da cabeça. essa é a energia denominada terrestre.

A segunda corrente entra pelo chakra coronário e desce passando pelos outros centros até sair pelas mãos e pelas solas dos pés. a essa energia chamamos cósmica.

Observe-se que não existe separação real, pois falamos de diferentes aspectos de uma mesma coisa, uma vez que no universo holográfico não existe real separação entre uma coisa e outra. Assim, nomeamos diferentemente os fluxos, apenas para facilitar a compreensão e recordação, ou seja, como recurso didático.

Em suma, a energia cósmica e terrestre misturam-se dentro de nosso campo energético como uma espiral dupla que sobe e desce pela espinha, enchendo os centros e daí circulando  para todo o corpo.

Bloqueios Energético

Os bloqueios que impedem ou prejudicam o livre fluxo da força vital se refletem na saúde física e mental.
Um pensamento angustiante, não verbalizado, pode criar um bloqueio no chakra da garganta, levando a pessoa a sentir-se reprimida e incapaz de expressar-se.
Diante de uma ação impensada de uma pessoa querida podemos desenvolver um bloqueio no terceiro chakra e reagir com uma gastrite, sentindo-nos magoados e impotentes.
Alguns bloqueios crônicos se originam na infância, outros são causados por eventos ou situações de vida. Todos são causados por formas-pensamentos negativas que se alojam em nosso corpo. Entretanto, podemos dissolvê-los com a intenção e a vontade.

Para começar a exercitar-se você precisa fazer o aterramento, ou seja, instalar seu próprio "fio terra".

"Aterramento"

É um termo utilizado para descrever a ligação com a Terra, com o mundo físico, com a realidade.
A energia não-aterrada é difusa e errática. Ao aterrarmos nossa energia, reconhecemos nossa presença num corpo físico e criamos a possibilidade da bela vibração cósmica entrar na forma física.

Exercício: Ligação com a Terra

Preparação: Faça o exercício em pé e de preferência descalço sobre o solo vivo. À medida que for se aprimorando poderá fazê-lo sentado, deitado, com ou sem sapatos e em qualquer lugar.

Faça um rápido centramento. 
Encontre uma posição confortável, feche os olhos, respire profundamente e sinta-se relaxar... 
Agora é hora de desfrutar de alguns momentos de silêncio e tranqüilidade.
Imagine um fio que se estende da base de sua espinha e que vai se alongando , como uma raiz, que vai atravessando o solo e se aprofundando até atingir o centro da Terra.Visualize esse fio se enrolando firmemente em torno do núcleo terrestre, ligando-o assim às energias mais profundas da Mãe Terra. Em seguida, imagine-se estirando esse fio, até senti-lo tenso e observar que ele o está prendendo bem junto à crosta da Terra. 
Agora, envie por esse fio o excesso de energia, ou partes indesejadas dela, para que seja neutralizada no centro da Terra.
Em seguida, deixe subir a energia por esse canal e faça-a circular progressivamente pelo corpo. Sinta por alguns minutos a qualidade dessa força, o quanto ela pode revigorá-lo e fortalecê-lo.
Aos poucos, vá retomando contato com o mundo exterior. Vá se conectando  através dos ruídos que fazem parte da realidade externa nesse momento; comece a mover lentamente as mãos, os braços, e o corpo de um modo geral.

Reflexões : Procure refletir sobre suas impressões e sentimentos durante a execução do exercício, pois serão imprescindíveis ao autoconhecimento e à sua evolução espiritual.


Existem muitos exercícios para energização e para limpeza de chakras que não descreverei nesse momento. A intenção dessa página é a de introduzir o tema, e não esgotá-lo.


Galeria de Imagens

Bibliografia: 

KIEFIT, Kathleen Vande. A Fonte Interior . São Paulo. Editora Best Seller,  1988. 
      

BRENNAN, Barbara Ann.  Mãos de Luz - Um Guia para a Cura através do Campo  de Energia Humana. São Paulo. Pensamento, 1987.


O Salto