Blog

Blog

30 de jun. de 2012

A perda do poder e morte de Kadhafi

 Kadhafi não sai: "Prefiro morrer como mártir do que abandonar o meu país"


O líder líbio falou ao país. Entre várias declarações, afirmou que prefere morrer como mártir no seu país a abandonar a Líbia. E responsabilizou os Governos e os media estrangeiros pelo que está a acontecer no seu país.

O Presidente da Líbia, Muammar Kadhafi, garantiu hoje que vai permanecer na Líbia como "chefe da revolução", combater os manifestantes e que está disposto a "morrer na Líbia como um mártir".

O líder líbio apelou aos seus apoiantes para "tomarem a rua aos manifestantes" a partir de quarta-feira e garantiu que irá combater "até à última gota do meu sangue". Kadhafi prometeu que "perante esta situação" não vai sair da Líbia e sublinhou: "Este é o nosso país e o país dos nossos avós. Não vamos deixar que o destruam". Num discurso muito exaltado o dirigente líbio, que subiu ao poder em 1969 após dirigir um golpe de Estado, exprimiu-se em directo pela televisão estatal no início da tarde e pela primeira vez após uma semana de insurreição no seu país. O "líder da revolução verde" escolheu um pódio colocado à entrada de um edifício bombardeado, provavelmente a sua antiga residência de Tripoli bombardeada por aviões norte-americanos em 1986, e que não foi reconstruída para recordar o ataque, no qual morreu uma sua filha adoptiva.

O Presidente da Líbia, Muammar Kadhafi, confrontado com uma revolta popular sem precedentes, ameaçou hoje ainda os manifestantes armados com a "pena de morte", num discurso transmitido pela televisão. O líder líbio acusou ainda os "países árabes e estrangeiros de tentarem destabilizar a Líbia" e afirmou que as cadeias de televisão estrangeiras "estão a trabalhar para o diabo". Kadhafi distinguiu ainda a situação no seu país com as revoltas na Tunísia e Egipto. "Os jovens que protestam não são culpados", afirmou, e a sua atitude é "normal" após o que sucedeu nos países vizinhos. No entanto, acusou as pessoas "más" que distribuem "dinheiro e drogas" aos jovens.

Seguem-se as frases mais importantes do discurso:

"Os jovens que se estão a manifestar estão a ser drogados e movem-se por dinheiro. Eles estão apenas a imitar o que aconteceu na Tunísia e no Egipto."

"Este é o nosso país e dos nossos avós e não vamos deixar que o destruam."

"Os países estrangeiros querem desestabilizar a Líbia. As cadeias de televisão estão a trabalhar para o diabo".

fonte: DN

 Morte de Kadhafi usada para espalhar vírus

A morte de Muammar Kadhafi está a ser utilizada como isco para espalhar vírus na Internet, nomeadamente através de hiperligações colocadas em redes sociais, alertou hoje a empresa BitDefender.

«A maior parte destas fraudes está a ser distribuída através das redes sociais como o Twitter, onde os ciberdelinquentes criaram falsos perfis para enviar mensagens que contêm links maliciosos», refere a empresa de software de segurança na Internet.

De acordo com a BitDefender, «as mensagens anunciam a morte de Kadhafi e incluem um link que, em teoria, daria acesso ao vídeo onde se mostra como morreu Kadhafi. Na realidade, contudo, esses links conduzem ao download de diferentes exemplares de malware».

«O uso de notícias sobre a morte - real ou não - de personalidades famosas é uma das tendências mais claras no mundo dos ciberdelinquentes nos últimos meses. Assim, os criadores de ‘malware’ aproveitaram a morte de Amy Winehouse, Steve Jobs ou uma falsa notícia sobre o falecimento de Lady Gaga para infetar os computadores dos utilizadores», salienta a empresa.

A BitDefender aconselha os utilizadores a, perante notícias sensacionalistas, aumentarem as precauções, analisando o endereço do link antes de fazer clique.

Caso cheguem a uma página em que é pedido para descarregar algum complemento para visualizar um vídeo, a empresa recomenda que os utilizadores «a abandonem de imediato, já que, provavelmente, se trata de uma página maliciosa».

fonte: Sol


Linchamento seguido de morte de líder Líbio

 Novo vídeo de Kadhafi mostra agressões antes da morte

Quatro dias depois da sua morte, a agência de notícias líbia Freedom Group divulgou neste domingo uma nova filmagem de Muammar Kadhafi, instantes antes de ser morto. As imagens, mais nítidas que os anteriores vídeos, mostram que o ex-líder do país foi agredido com violência antes de morrer.

Neste domingo, soube-se que as novas autoridades líbias vão devolver o corpo de Kadhafi aos seus familiares, depois de este ter sido autopsiado este domingo de manhã.

Ao contrário do que tinha sido anunciado, Kadhafi foi autopsiado e o chefe da patologia forense líbia, Othman al-Zintani confirmou que o ex-dirigente líbio morreu com um tiro na cabeça.