Blog

Blog

4 de abr. de 2012

Vídeos incríveis



Descubra a beleza da matemática com Vi Hart


Penso que algum vez já tenha mencionado a o site de Vi Hart, uma "matemúsica" com muito talento, onde podemos encontrar um vasto material elaborado por ela mesma, relacionado com a matemática e com a música.

Em geral são vídeos didáticos onde explica diferentes conceitos (quase sempre matemáticos, ainda que também englobem outras matérias) de uma forma muito artística e muito divertida: árvores binárias, fractais, o triângulo de Pascal, caixas musicais feitas por ela mesma, comida matemática, etc. Enfim, tudo muito bacana.

A gelatina barulhenta


O Noisy Jelly Kit é um jogo que combina cozinha, química e música. Criado por Raphaël Pluvinage e Marianne Cauvard, consiste em elaborar formas de gelatina e colocar sobre o tabuleiro; este é um sensor que diferença o peso, a forma e a distância das figuras e lhes outorga um som; algo assim como um teremim, mas com gelatina. Nesse vídeo é possível ver uma explicação mais detalhada e vários testes com crianças.

As correntes marinhas convertem-se em uma pintura de Van Gogh em movimento


Esta visualização do Goddard Space Flight Center da NASA revela que os oceanos estão constantemente desenhando sobre sua superfície a eterna forma espiral que Van Gogh viu também nas órbitas das estrelas.

Perpetual Ocean registra em um time-lapse as correntes marinhas em sua dança giratória ao redor da Terra de junho do 2005 a dezembro do 2007. As volutas que surgem são o resultado do calor e do carvão transportados pelas águas.

Os traços deste "oceano perpétuo" evocam à famosa pintura de Van Gogh "Noite Estrelada", que com grande misticismo cifrou nas estrelas espirais, geometria metafórica do movimento cósmico e da harmonia das esferas.

Anéis PIGMY: um olhar perturbador


Os anéis PYGMY de Masayasu Ogata são olhos que piscam e vigiam de forma estranha. Foram pensados para melhorar a comunicação e a expressividade do seu portador e interagem em tempo real graças a um módulo Bluetooth incorporado no que, penso, deve ser o nervo óptico.

Em outras palavras, não sei como consegui viver sem eles até hoje. Às vezes, quando quero expressar minha necessidade de submeter uma cidade sob línguas de fogo e toneladas de ódio indiscriminado distribuído a esmo porque sou um tipo mais altruísta do que pareço, abro a boca e só sai um miserável e tímido "Orra!" que definitivamente não representa meus sentimentos. Mas a partir de agora o mundo vai saber minha opinião; e se não conseguir dizer, olharei com todos os olhos que possa enfiar entre os dedos... acho!

Via | UniqueDaily.

Pipoca contém mais antioxidantes que as frutas


"Quero ver pipoca pular (pipoca sem guaraná)", ademais sem sal e nem aquela bomba de banha que é a pipoca de microondas. Mas se for pipoca na panela com algumas gotas de azeite de olívia (como diz minha mãe), ou então feitas em uma pipoqueira que estoure os grãos de milho com ar quente, então estará comendo algo equivalente a uma boa fruta, segundo conta o pesquisador Joe Vinson, um dos pioneiros em defender as propriedades do chocolate e de muitos frutos secos, que apresentou suas descobertas na reunião da Sociedade Americana de Química.

Ao que parece, a pipoca contém uma maior concentração de polifenóis (substâncias que combatem a oxidação natural do organismo) do que as frutas, os frutos secos e os vegetais. Em parte, porque está menos diluída em água. Os níveis de polifenóis encontrados competem com sobras com os encontrados nas nozes. Os estudos demonstram que superam as 300 miligramas em uma porção em relação aos 160 miligramas que podem ser obtidos de uma fruta. Outra descoberta surpreendente é que o poder antioxidante da pipoca, que além de ser um aperitivo perfeito, é o único que realmente se come todo o grão sem processar, sem outros ingredientes que diluem suas propriedades. Uma porção pode proporcionar mais do 70% das necessidades diárias de cereais e ademais pode ser feito com prazer.

"Soy Loco por pipoca sem peruá..."


Via | Tree Hugger.

Chip Chop e a canção eterna


Há canções que sem pedir licença abrem passagem no cérebro, colam que nem chiclete e se negam a sair. Geralmente são canções terríveis que fazem a gente duvidar dos gostos musicais de nosso subconsciente -ai assim você me mata-, que não foi devidamente educado. O seguinte comercial tem uma dessas canções. Não sei absolutamente o que diz a canção porque meus conhecimentos da língua nipônica estão ao mesmo nível que os de chupar manga sem se babar inteiro. Também não sei exatamente o que querem vender (algo de chocolate, creio), mas quero já. Agora mesmo. Cuidado: o anúncio provoca vício.

Idosa processa loja Apple em USD$1 milhão depois de carada na porta


A Apple está enfrentando um curioso processo por estes dias. Criadora não só de populares dispositivos móveis senão que também das chamativas Apple Store, locais onde comercializam seus produtos dentro de instalações muito modernas e de aspecto limpo e tecnológico.

Este design foi o que rendeu um duro golpe a Evelyn Paswall, de 83 anos, quem estava entrando na Apple Store de Manhasset para resolver problemas com seu iPhone quando de repente, deu uma carada contra a porta de vidro transparente ao não perceber que estava fechada.

Por causa disto, a pobre Dona Evelyn quebrou o nariz e agora decidiu processar a Apple por nada mais nada menos que 1 milhão de dólares, supostamente para cobrir despesas médicas. Justificando sua querela, Dona Evelyn declarou que a companhia foi "negligente em permitir portas transparentes de vidro sem colocar as advertências apropriadas".

Não há um vídeo que retrate exatamente o que ocorreu, mas suponho que foi algo mais ou menos assim:
Será que dói muito uma narigada em um porta de vidro? Até amanhã! Estou indo para o Shopping! :-)

Via | Neowin.