Blog

Blog

21 de abr. de 2012

Sucessos internacionais



O aclamado violonista gaúcho Yamandu Costa  vive um momento ímpar em sua carreira musical. O artista, de 32 anos, que lançou recente o seu 16º disco, o duo de violão de sete cordas “Yamandu Costa e Rogério Caetano”, inicia nesta sexta-feira (20) sua primeira turnê pelos Estados Unidos. O músico, eleito ano passado ao lado de Hamilton de Holanda  como o Melhor Concerto Nacional pelos leitores da Folha de S. Paulo, se apresentará em cinco cidades norte-americanas (Nova York, Baltimore, Minneapolis, Austin e San Francisco). “Será uma programação muito boa, muito específica do violão”, destacou Yamandu, que após passar por solo americano seguirá com o tour pela Europa (Grécia) e África (Zimbábue).
E as novidades não param por aí. Recentemente, o violonista reeditou o solo “Lida” (2009) e prepara ainda mais quatro inéditos, além de um DVD, no qual assina a trilha sonora para um programa televisivo.







Esta quinta-feira (19) marca mais um triste capítulo no obituário musical de 2012. Greg Ham, de 58 anos, saxofonista de um dos maiores hitmakers australianos de todos os tempos, o Men At Work, foi encontrado morto em sua casa no subúrbio de Melbourne, na Austrália. A polícia local informou que as causas da morte estão sendo investigadas.

Greg era um músico polivalente. Além de saxofone, ele tocava teclado, gaita, entre outros instrumentos. Integrou a fase clássica do Men At Work, no período de 1979 a 1985. Após deixar a banda, passou a se dedicar a outros grupos australianos como Miss Doroth & His Fools In Love e Relax With Max. Onze anos depois de apartar-se de Colin Hay e companhia, Ham voltou a excursionar com o Men At Work, justamente quando gravaram o disco ao vivo “Brazil”, durante turnê pelo País. Em 2002, saiu novamente da banda e voltou suas atenções à Nudista Funk Orchestra. Atualmente, era professor de música em uma escola primária australiana. Greg deixa dois filhos.





O futuro do Sonic Youth  continua incerto, ao menos é o que declarou nesta quinta-feira (19) ao site da revista britânica NME Lee Ranaldo, guitarrista e por vezes vocalista da banda que após 30 anos de carreira deu um pause no ano passado. O músico tem sido vago sobre o destino do grupo desde então e já disse que, embora nada ainda foi decidido, ele e seus companheiros não estão fazendo planos para um novo material ou agenda para futuras apresentações. “Nós estamos fazendo uma pausa muito necessária. Nós não estamos dizendo nada de final, mas nós não estamos discutindo nada para o futuro também. Estamos apenas deixando acontecer”, disse. Ranaldo lançou em março seu 13º disco solo, “Between The Times And The Tides”.




O ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers John Frusciante, considerado o melhor guitarrista dos últimos 30 anos, anunciou que não participará da cerimônia que marcará a entrada da banda no Rock and Roll Hall of Fame (Hall da Fama do Rock). Frusciante deixou a banda californiana pela segunda vez em 2009, sendo substituído por Josh Klinghoffer. “Ele é assim. Agradeceu o convite e desejou boa sorte à banda. Acho que já está em outra etapa de vida. O Red Hot não está mais na órbita dele”, revelou o baterista Chad Smith à Billboard.
No entanto, os ex-bateristas do Red Hot Jack Irons e Cliff Martinez confirmaram presença no evento que ocorrerá no dia 14 de abril, em Cleveland, no estado americano de Ohio e que também celebrará a entrada do Small Faces, Guns N’ Roses e Beastie Boys ao Hall da Fama do Rock.