Blog

Blog

7 de abr. de 2012

Sopa Cabana: rap de protesto legendado em português

Uma brincadeira com o nome Copacabana e a frase "SOPA can ban, ya" (SOPA pode banir, ié) dá o tom desse rap de protesto contra a lei que poderá acabar com a internet como nós conhecemos.


Site do Idec apoiou o blackout de protesto.
Já publicamos aqui porque o decreto Stop Online Piracy Act (SOPA) é uma má ideia. Mas o que os internautas de todo o mundo estão fazendo a respeito? Um usuário do site Reddit, se aproveitou de uma ferramenta do site da Casa Branca, que permite aos internautas criarem petições oficiais sobre quaisquer assuntos, e criou uma petição contrária ao SOPA. Aquelas que atingem 25 mil assinaturas no prazo de um mês ganham uma resposta oficial da Casa Branca. Pois apenas dois dias, a petição que pedia o veto ao SOPA ultrapassou esse mínimo.

Um programador chamado Tamer Rizk até já fez um plugin para o Firefox, o DeSOPA, que permite a qualquer usuário do navegador acessar sites bloqueados pelo SOPA (esperamos que não seja necessário).

Quem entrou no Pirate Bay foi convidado a assistir um dos vídeos-protesto mais interessantes sobre o assunto. Um rap chamado “SOPA cabana”. E a canção é justamente o resultado do esforço colaborativo e criativo que a internet produz (e que está sendo ameaçado pelo SOPA). Dan Bull, o criador do vídeo, pediu aos seus seguidores no Twitter ideias para escrever uma canção sobre o SOPA. Ao concluir a música, ele foi ao Facebook e pediu voluntários para tirarem fotos mostrando partes da letra, alguém legendou em portugês, e o resultado você confere a seguir:


O dia D para o protesto anti-SOPA foi 18 de janeiro, quando foi programado um "apagão" de protesto na web. Muitas empresas não tiraram o serviço do ar, mas fizeram o protesto de diversas formas. O Google, por exemplo, colocou um link em seu site de busca com os dizeres “Diga ao congresso: Por favor não censure a web!” que levava a uma landing page que mostrava uma descrição do que as leis poderiam causar e permitia que os usuários deixassem a assinatura numa petição online.

  • A Wikipedia em inglês colocou uma página escura com mensagens de protesto. A versão brasileira não saiu do ar, mas também colocou um banner com mensagens contra o decreto.

  • O BoingBoing exibiu um aviso de erro 503. Esse é o método recomendado por um funcionário do Google para que blogueiros não sofressem muita penalização pelo robô indexador do Google.
  • O Reddit saiu do ar e impossibilitou seus usuários cadastrados de enviarem suas notícias. Exibiu um aviso do porquê do protesto e disponibilizou links para dados sobre as leis e para uma petição online na qual os americanos poderiam assinar e manifestar sua posição contra as propostas.
  • O Wordpress tirou sua página inicial do ar como protesto.
  • A Mozilla, que desenvolve o navegador Firefox, colocou uma mensagem sobre internet livre em sua página principal.
  • A revista online Wired protestou com faixas pretas cobrindo o texto quando o usuário passasse o mouse.

  • O site do Greenpeace colocou uma mensagem escura no topo da página.

  • O Twitter não aderiu, mas só de não censurarem quem aderiu já está bom! :P
  • O documentarista Michael Moore colocou uma mensagem escura em seu site se dizendo "orgulho de poder participar".
Site do documentarista Michael moore no dia do blackout.
  • O site da Amazon não saiu do ar mas colocou um link explicando razões para se opor e modificar o SOPA.
  • O site brasileiro do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) também aderiu.
Site do canto Gilberto Gil
  • O site do cantor Gilberto Gil foi mas um brasileiro que marcou presença no protesto global.


O resultado? Por enquanto os decretos estão arquivados, mas temos certeza que os bilionários e poderosos lobbies pró-SOPA não desistirão tão facilmente.

Via BBA