Blog

Blog

20 de abr. de 2012

Será mesmo o fim dos tempos?


Temperatura superou 42º, tempestade e nuvens incomuns na Argentina - Tempestade em Salvador - Vulcão no Congo entra em erupção


Fortes ventos, uma formação de ventos secos batizada de Zonda na Argentina, causam grandes danos na província de Mendoza. A temperatura superou os 42°C. As tempestades causaram pelo menos duas mortes. Além disso, centenas de árvores caíram, muitos pontos ficaram sem luz e residências foram destelhadas, conforme o site local MDZ. Depois da forte instabilidade reduzir sua força, nuvens de forma incomum, chamadas mammatus, foram registradas nos céus da região.


Nuvens muito carregadas cobrem desde a tarde desta terça-feira o Centro da Argentina, provocando temporais de chuva forte, vendavais e granizo. Conforme a MetSul, a instabilidade no país vizinho deve aumentar ainda mais com tempestades severas nesta quarta-feira no Centro e no Norte argentino, além do Uruguai.

Houve queda de granizo de grande tamanho em alguns locais com danos. Na localidade de Bragado, o vento destelhou casas e prédios públicos.

O Serviço Meteorológico Nacional, em Buenos Aires, emitiu um alerta de tempestades muito severas para as províncias de Buenos Aires, Córdoba, Entre Rios, La Rioja, San Luis e Santa Fé. Meteorologistas argentinos advertem até para o risco de tornados. Há possibilidade de temporais muito fortes também para o Uruguai, onde a Meteorologia local colocou todo o país em alerta.


Flagrante de formação rara de nuvens mammatus

O gaúcho Matheus Fontana, de Palmeira das Missões, em viagem de trabalho na Argentina, registrou o céu coberto por nuvens do tipo Mammatus na cidade de Marcos Juarez, situada na província de Córdoba. Além de Córdoba, as nuvens Mammatus foram observadas na província de Santa Fé. Segundo o meterologista da MetSul Luiz Fernando Nachtigall, o aspecto das nuvens realmente impressionou. “Formações deste tipo não chegam a ser raras e tivemos aqui no Estado no último verão, mas é pouco frequente se ver as nuvens em forma de mamas com tamanha definição e quantidade no céu”, explicou Nachtigall.

As nuvens Mammatus, geralmente, formam-se debaixo de uma nuvem Cumulunimbus, a mais comum e conhecida pelo público nas tempestades, mas podem acompanhar também outras formas de nebulosidade. "As Mammatus podem parecer ameaçadoras, especialmente com a luz diferenciada de um final de tarde, mas sua formação indica justamente que a tempestade está perdendo força", relatou o meteorologista.




A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou, até às 19h00 desta terça-feira (8), 91 solicitações de emergência na capital baiana. Entre as denúncias estão sete alagamentos de área, 22 ameaças de desabamento de imóvel, quatro imóveis alagados, cinco desabamentos de muro, três desabamentos parciais e 35 deslizamentos de terra.

As solicitações estão diretamente ligadas às fortes chuvas que atingem Salvador desde terça-feira (8). Segundo o Climatempo, das 10h de segunda-feira (7) até o mesmo horário de terça-feira, as chuvas corresponderam a 82% do previsto para todo o mês de novembro em Salvador, sendo o maior volume registrado em 24 horas em 2011. O mau tempo deve continuar nesta quarta-feira e deve melhorar na quinta-feira (10), quando começam a diminuir as ocorrências de chuva, de acordo com o instituto.



Um vulcão localizado no monte Nyamulagira, leste do Congo entrou em erupção.

As explosões e lavas colocam em risco a fauna local caracterizada pela riqueza e diversidade. O parque nacional de Virunga que abriga animais como hipopótamos e gorilas deve ser atingido.

A cidade mais próxima chama-se Goma localizada aproximadamente à 22km do vulcão e abriga cerca de 500 mil pessoas. Especialistas não acreditam que as lavam devam chegar ao centro urbano.

Fonte: R7

Ilhas Canárias em estado de Alerta Vermelho! Por Enquanto...

El Hiero está mais próximo a cada dia de uma nova erupção. Ainda que os cientistas manipulem o que ocorre com o magma no subsolo com grande incerteza, os sinais indiretos (aumetno dos terremotos e liberação de gazes) apontam para uma repetição do fenômeno registrado em 10 de outubro, desta vez, possivelmente no norte da Ilha e em frente ao sua maior cidade, Frontera, de 4 mil habitantes.

A erupção já em andamento se produziu ao sul de El Hierro, em frente a localidade de La Restinga, com somente 600 vizinhos, por qual motivo o desalojamento não supõe maiores problemas. Ali se concentram os terremotos desde há aproximadamente uma semana, quando os hipocentros migraram até o norte. Que o magma saia em frente a Frontera, era uma das primeiras possibilidades que manuseavam os cientistas desde o mês de julho passado começou uma série sísmica. Na verdade, o coordenador de emergências, Juan Manuel Santana, explicou a este jornal que as autoridades haviam contactado com companhias de navegação e aerolíneas em um caso extremo, se era necessário evacuar as 4 mil pessoas. "Eles não vão deixar a ilha", responderam depois os responsáveis do plano de emergência...

Resíduos gerados pela atividade vulcânica submarina na Ilha de El Hierro se estende por kilometros

O Centro Técnico de Pesquisa Científica (CSIC) Ramon Ortiz disse em Valverde nesta quinta-feira que o que está acontecendo no mar de La Restinga é que "há uma lacuna de vários quilômetros de magma surgindo de um lado ou do outro ".

Sobre as novas manchas que apareceram no mar, Ortiz disse que "durante a tarde de quinta tem aparecido mais e mais perto da costa de La Restinga e estão associados com a saída de magma de outras partes da fissura que está ha dias aberta ".

Cientista da CSIC disse que não descarta nenhuma possibilidade quanto ao que poderia acontecer no futuro, mas previu três cenários possíveis:

"que explodiu no litoral, no interior da ilha ou em águas profundas", disse ele que "se você entrar em águas mais profundas não vai ver nada, e que além dos 500 m de profundidade a pressão da água impede a liberação." Na momento em que o magma subir mais, com apenas 40 ou 60 metros acima da água seria o momento mais perigoso no qual já daria muitas explosões ", disse o cientista.

Processo estável

Por seu turno, o Ministério da Segurança e Emergência do Governo das Ilhas Canárias, disse que a situação em El Hierro processo eruptivo é estável apesar da vigilância contínua, pois pode haver mudanças em sua evolução.

O Diretor Geral da Emergência e Segurança das Ilhas Canárias, Juan Manuel Santana, disse que nesta situação e porque continua o mesmo nível de risco "permanecem as mesmas proteções para as pessoas diante da situação atual. "


A grande mancha azul e outros resíduos gerados pela atividade vulcânica submarina na Ilha de El Hierro se estende por kilometros.

El Hierro - O Magma Faz o Seu Caminho para o Mar

Confirmada a existência de dois pontos vertentes de magma – um a 1,6 Km e outro a 3,2 Km de La Restinga, destacando o aparecimento de dois focos de erupção. Estes pontos confirmam a existência de uma erupção vulcânica que está tomando caminho sobre o leito do mar a sudoeste de La Restinga, com duas aberturas localizadas a 750 e 200 metros de profundidade, que estão lançando magma.

O Diretor de Segurança e de Emergência das Ilhas Canárias, Juan Manuel Santana, confirmou às 19:00 horas desta quarta-feira em Valverde, que uma equipe de cientistas do Instituto Geográfico Nacional (IGN), viajaram da costa de La Restinga e encontraram a existência de dois pontos de magma a sudoeste de La Restinga, com um forte cheiro de enxofre. Junto com essas manchas foram encontradas populações de peixes mortos, disse Santana.

Além disso, Santana relatou que as pessoas retiradas de suas casas devem permanecer ainda fora de La Restinga. Para os técnicos, que analisam os dados, as próximas horas deverão ser de Alerta Vermelho para La Restinga e Amarelo para o resto da ilha.

Sobre uma possível erupção em terra (os dois focos foram detectados no mar), Juan Santana disse, "Nós apenas teremos que esperar pela análise científica dos dados coletados", acrescentou.

Fonte: Diário El Hierro
Leia a notícia em espanhol AQUI