Blog

Blog

1 de abr. de 2012

Porque a semana tem sete dias?...

Porque a semana tem sete dias


X
     As pequenas tabuinhas (a imagem retrata o tamanho real, que é de 6,0 x 8,4 cm) 
de argila conhecidas como "mulapin" foram descobertas em Ninive, na biblioteca do Rei Assurbanipal da Babilônia (período Assírio, 669 - 627 AC) e contém informações sobre 
como ajustar o calendário para estabelecer as estações do ano. Elas descreviam simples particularidades sobre as estrelas como:
 - No primeiro dia de Nissannu (mês do calendário assírio) o "Homem gratuito" (nome designando uma certa estrela) se torna visível.
- No 20o de Nissanu o "Resmungão" (nome de outra estrela) se torna visível.
- No primeiro dia de Ayyaru (outro mês do calendário assírio) a "Estrela" se torna visível, 
etc.
     "A arte da adivinhação é uma descoberta bastante recente e era desconhecida no 
mundo antigo. No tempo do grande astrônomo Eudoxus (408 - 335 AC) as regras para se fazer horóscopos não existiam e o grande filósofo Platão não tinha conhecimento nenhum sobre este tipo de ciência. Até mesmo o astrólogo Manetho (280 AC) não tinha informações precisas sobre o assunto. Em suas tentativas de realizar profecias faltava-lhe a noção de fixar os pontos cardiais para posterior observação das estrelas. Todas as outras coisas 
que o inventor deste sistema legou para a posteridade mais parece um amontoado de 
coisas ininteligíveis sem um senso comum entre eles." 

Anna Commena (1083-1153)

     A semana de sete dias, é uma das muitas coisas que a humanidade se habituou a aceitar sem conjeturar à respeito. Aliás, a própria palavra "semana" já indica uma composição de sete dias. "Semana", vem do latim septimana, que significa um "período de sete dias". A palavra define uma unidade de trabalho, mas é também uma forma de submissão temporal religiosa.
     Porque "sete"?
     Esse número é venerado há mais de 3.000 anos por razões sacerdotais, desde os tempos da antiga Babilônia. Não tem portanto, nenhuma relação aparentemente direta ou indireta com a Igreja Católica, nem tão pouco com o latim. A primeira divisão conveniente do tempo, depois obviamente do dia, foi o mês porque a ele associaram por observação, os ciclos lunares.




     Mas havia necessidade de uma divisão do tempo maior do que o dia e menor do que o mês. O ciclo lunar que é de 29 dias e meio, impede uma divisão exata desta nova fração. Uma das formas encontradas, foi dividir o ciclo lunar por 7 e esquecer as sobras. Assim começou a semana de sete dias! A perda seria então de um dia e meio por ciclo lunar.
     Porque não se iniciou um sistema decimal, dividindo o período lunar por 10, com uma perda de apenas meio dia? Houve uma tentativa muito posterior e extremamente inteligente nesse sentido. O Calendário Republicano Francês adotado após a "Queda da Bastilha", era constituído de 12 meses de 30 dias divididos em 3 decanatos. Como era voltado para o agricultor, o nome dos meses acompanhava o clima da época. No inverno, havia os meses "Nivôse" (Das Nuvens), "Pluviôse" (Chuvoso) e "Ventôse" (Das Ventanias). Os cinco ou seis dias complementares, eram dedicados às comemorações festivas da recém criada República Francesa. Apesar de prático, foi abolido com menos de 15 anos de existência, com a restauração da monarquia na França, que trouxe de volta a classe eclesiástica. Na realidade, o domínio do tempo pela religião católica, balizou o desenvolvimento da civilização ocidental. Santo Agostinho, foi o primeiro sacerdote católico a desenvolver um pensamento filosófico consistente nesse sentido, é considerado por muitos como o maior teólogo da Igreja Católica. Esta herdou, em suas origens, pela proximidade com o judaísmo, que por sua vez absorveu de outras civilizações muitos hábitos e costumes, principalmente dos babilônios. Um deles, foi a cultura do número "sete".
     Em todos os livros sagrados, de todas as religiões, o número "7" é enaltecido insistentemente. Só na Bíblia, existem escritas, 507 vezes o número "7". Há referências de que ele seria o resultado do quadrado perfeito (céu, terra, fogo e água) com a Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo). Será difícil estabelecermos num campo de incertezas uma origem exata.
     A capacidade de ver, compreender, e associar a importância dos astros no céu, reflete-se claramente no nome dos dias da semana nas línguas latinas, com exceção do português. O calor e a luz do sol e a importância das fases da lua na agricultura, foram associadas à fertilidade feminina, comandada pelos ciclos lunares. Sacrifícios humanos e de animais, regaram a terra de sangue, na esperança de produzir maior fertilidade, principalmente na fase pré-agricultural da humanidade. 


Alguns  7's  célebres . . .
  

* Anos de um ano sabático no judaísmo.

* Antoninos (reis romanos de 96 a 192).

* Branca de neve e os 7 anões.

* Colinas de Roma.

* Cores do Arco-Íris.

* Demônios.

* Dias da criação.

* Dias da semana.

* Estrelas da constelação da Ursa Maior.

* Estrelas da constelação da Ursa Menor.

* Flagelos de Deus.

* Maravilhas do Mundo Antigo
  
- Colosso de Rodes.
  
- Estátua de ouro e marfim de Zeus.
  
- Farol de Alexandria.
  
- Jardins suspensos da Babilônia.
  
 - Mausoléu de Helicarnasso.
  
- Pirâmides do Egito.
  
 - Templo de Ártemis em Êfeso.

Mares.

Mulheres de Barba Azul.

Notas Musicais.

Os sete sacramentos.

* Pecados Capitais.
  
- Avareza.
  
- Inveja.
  
- Ira.
  
 - Gulodice.
  
- Luxúria.
  
- Orgulho.
  
- Preguiça

Pintar o Seta.

Plêiades.

Ramos do Candelabro de Jerusalém.

Sete anos de fome e sete anos de fartura no Egito.

Sete Artes.
  
Aritmética.
  
Astrologia.
  
Dialética.
  
- Geometria.
  
- Gramática.
  
 - Musica.
  
- Retórica.

* Sete léguas, etc.


     DOMINGO - Dia do Senhor

     O primeiro dia da semana, o Domingo, desde os tempos antigos vem sendo chamado de "o dia do descanso". Para os cristãos é o dia santo da semana, porque foi nesse dia que Cristo surgiu dentre os mortos.
     Os hebreus o identificam com o 4o Mandamento (Exodus, 8-11). Este dia nos tempos antigos era dedicado ao Sol e mais tarde ficou conhecido como o "Dia do Senhor". O Domingo é tradicionalmente o dia reservado também para a reflexão e meditação.
     Acreditava-se que os bebês que nascessem nesse dia, teriam mais sorte do que os demais. Eles estariam a salvo das bruxas e dos espíritos demoníacos. Alguns nascidos nesse dia eram levados a crer que possuíam habilidades psíquicas ou divinas. Algumas curas administradas aos Domingos deveriam ser mais eficientes do que aquelas aplicadas em outros dias da semana.
     Em inglês, é o Sunday, homenageando nosso astro-rei como o "Dia do Sol", que nas antigas religiões, trazia luz e calor, tão necessárias à vida na Terra. Os antigos gregos sabiam disso e deram a ele a importância dos primeiros pensamentos. Mais tarde quando os romanos adotarem a semana de sete dias, chamaram-no de Dies Solis (Dia do Sol). Somente na era cristã é que passou a se denominar Domenica. Na realidade, o Sunday atual deriva da palavra germânica Sonntag, que por sua vez provem das línguas nórdicas. 




           Qual o significado da palavra  "FEIRA" nos dias da 
semana em português?



     Na Roma Antiga, os feriae publicae (feriados legais), eram stativae (fixos), conceptivae(móvel) ou imperativae (ocasiões especiais). Quando o Cristianismo se popularizou no Império Romano, a feriae era determinada pela autoridade religiosa, para celebrar festas instituídas pela Igreja Católica. Era o dia em que o povo, especialmente os escravos, não eram obrigados a trabalhar e não havia julgamento nas cortes de jutiça. Naquela época a fé era obrigatória , e todos deveriam assistir a Missa em sua Igreja Paroquial (do grego Parokia, "Parada para o viajante, à caminho do céu"). Estas Assembléias, aos poucos se transformaram em parte, em pequeno mercados por necessidade ou por conveniência. Este costume se difundiu, passando a ser chamado de Messen entre os germânicos, e de Fair (Feira) entre os anglo-saxoes.
     Hoje em dia a palavra "feriado" (feria) é usada no sentido de indicar os dias livres da semana, com exceção do Domingo e do Sábado.
     O Papa Silvestre (314 - 335), ordenou num dia 31 de Dezembro, "que o cristão, no dia que se abstivesse de trabalhar a terra, estaria livre para servir a Deus, como desejasse". 
     Antigamente, todos os sete dias da "Semana Santa", eram dedicados inteiramente à Deus, e portanto todos os dias desta semana eram santificados. Como todos os Domingos, são Dies Dominica, dedicados a Deus, além de serem o primeiro dia da semana, o que lhe segue imediatamente seria a Feria Secunda (Segunda Feira), e assim por diante.
     A orientação eclesiástica, que desejava acabar com ritos, costumes e nomes pagãos, só foi acolhida na língua portuguesa, que usa o termo "Feira", no sentido de Feriae (feriado) da Semana Santa. O termo é usado, mas não existe um real conhecimento de suas origens, entre a enorme maioria das populações que utilizam o idioma português.
     Bem diferente é o inglês que ao falar Sunday, reconhece mentalmente que está se referindo ao "Dia do Sol", como o espanhol ao mencionar Lunes entende perfeitamente que é "Lua". "Hablamos lunes?", "Falamos lua?". Do astro que circunda a Terra, ou do dia da semana?

Dias da Semana em algumas culturas ocidentais

Português
Domingo
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
Sexta
Sábado
Astros
Sol
Lua
Marte
Mercúrio
Júpiter
Vênus
Saturno
Latim
Solis
Lunae 
Martis
Mercurii
Jovis
Veneris
Saturni
Italiano
Domenica
Lunedi
Martedi
Mercoledi
Geovedi
Venerdi
Sabato
Francês
Dimanche
Lundi
Mardi
Mercredi
Jeudi
Vendredi
Samedi
Espanhol
Domingo
Lunes
Martes
Miércoles
Jueves
Viernes
Sábado
Inglês
Sunday
Monday
Tuesday
Wednesday
Thursday
Friday
Saturday
Alemão
Sonntag
Montag
Dienstag
Mittwoch
Donnerstag
Freitag
Samstag
Sueco
Söndag
Måndag
Tisdag
Onsdag
Torsdag
Fredag
Lördag
Grego
Helio
Selenes
Areos
Hermu
Dios
Aphrodites
Khronu

X


     
SEGUNDA - FEIRA - Dia da Lua

     De acordo com a tradição acredita-se que existam três Segundas-Feiras específicas no ano, que são consideradas azaradas. A primeira Segunda-Feira de Abril, a segunda de Agosto e a última de dezembro. Dizem que Caim nasceu na primeira Segunda-Feira de Abril, e foi nesse dia que matou o seu irmão Abel. Sodoma e Gomorra foram destruídas na segunda Segunda-Feira de Agosto e, foi neste último dia de Dezembro, que Judas Escariote nasceu.



TERÇA-FEIRA - Dia de Marte (Honra)

     De acordo com uma crença escandinava, acredita-se que conhecer uma pessoa canhota de manhãzinha de uma Terça-Feira, trará azar para o resto do dia. Isto se deve ao fato que Marte, o Deus da Guerra, só erguia sua espada com a mão direita. Na língua inglesa, de uma certa forma a palavra que designa este dia da semana, o Tuesday, foi influenciada pelos romanos. Só que colocaram o Deus da Guerra dos germânicos, o Tiwesdaeg no lugar de Martepor considerá-lo mais forte do que o deus dos romanos. Na mitologia teutônica, o Deus Tiw teria vindo de Tyr, filho dos nórdicos Odin e Frigga



    
QUARTA-FEIRA - Dia de Mercúrio


Outros exemplos em  idiomas diferenciados. Um verdadeiro mistério que a Trilha do Castelo mostra pra você com exclusividade.











E como não poderia deixar de ser, tenha!...