Blog

Blog

9 de abr. de 2012

O Planeta Colobe (Kolob ou Colob)



O Planeta Colobe (Kolob ou Colob)


Então vamos lá. Antes de começar esse texto gostaria de dizer que minha intenção não é demonstrar que tudo que eu escrever são verdades absolutas, e muito menos mentiras, e sim expor muitos dos questionamentos aos quais eu fiz a mim mesma e que tenho certeza também são os de muitas pessoas. Estejam livres para questionar , debater e é claro opinar.

O texto é sobre um planeta chamado Colobe. Este planeta é descrito no livro A Pérola de Grande Valor; uma coletânea de alguns escritos que tratam da fé e da doutrina da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (a igreja dos Mórmons para ficar mais simplificado). Neste livro há uma tradução do que seria o livro de Moises, que foi supostamente revelado a ele numa ocasião a qual ele foi arrebatado a uma montanha.

Mas esse não é o tema central do texto: o tema é este planeta encontrado em outro registro “O livro de Abraão “, que dizem ter sido levado a Joseph Smith por Michael Chandler, um imigrante Irlandês, que tinha adquirido quatro múmias e três rolos de papiros de um arqueólogo amador italiano chamado Antonio Lebolo, explorador da região de Thebas, no Egito, entre 1817 e 1821. De acordo com Smith, o livro era uma tradução de alguns registros antigos de Abraão, enquanto ele estave no Egito, chamados Livro de Abraão, escrito por sua própria mão.

Fragmentos de papiros foram encontrados nos arquivos do Metropolitan Museum of Art, em Nova York, em 1966 . Eles são agora referidos como Joseph Smith Papiro.

A descrição é a seguinte : Colobe é um lugar distante onde estariam os deuses. Ele seria a primeira criação, onde todos os homens viveriam uma vida pré-mortal , muito antes de existir a Terra. E como seria este planeta?

“E eu, Abraão, tinha o "Urim e Tumim”, que o Senhor meu Deus

me dera em Ur dos caldeus (Suméria);

E vi as estrelas e elas eram muito grandes; e vi que uma de­las estava mais perto do trono de Deus; e havia muitas gran­des que estavam perto dele;

E o Senhor disse-me: Estas são as que regem; e o nome da grande é "Colobe”, porque ela está próxima de mim, pois eu sou o Senhor teu Deus; colo­quei esta para reger todas as que pertencem à mesma ordem daquela onde te encontras.

E o Senhor disse-me, pelo “Urim e Tumim”, que “Colobe” seguia, em suas revoluções, o padrão do Senhor quanto a suas épocas e estações; que uma revolução era um "dia para o Senhor, segundo sua maneira de calcular, sendo mil anos confor­me o tempo designado para on­de te encontras. Esse é o cálculo do tempo do Senhor, de acordo
com o cálculo de “Colobe”.”


Hummm , interessante não ?? Lembra alguma coisa parecida com o que lemos na bíblia:

“Mas vós, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.” ( 2 Pedro 3:8 )



Este disco estranho, coberto com pitorescas imagens e textos, é conhecido como hipocéfalo (do grego para "o que é abaixo da cabeça") em referência à função de objeto funerário.

Este objeto era colocado sob a cabeça do corpo mumificado, daí o seu nome. Ou era elemento fixo ou estava ligada como uma tampa a cartonagem que formava a máscara da múmia. Feita de lona estuque ou metal, que "acendeu a chama sob a cabeça", em referência a um dos capítulos adicionais do Livro dos Mortos.

O encantamento no disco, com formas misteriosas do deus criador, desde que o falecido com proteção nas sombras da vida após a morte.

Os mórmons também tem um hipocéfalo ao qual dão a cada figura uma interpretação. A imagem da múmia mostra como ficava o disco embaixo da cabeça da múmia, com seus encantamentos e orações e representações de “vários deuses”.

O Hipocéfalo desta imagem se baseia no Fac-símile nº 2 de O Livro de Abraão, encontrado nas escrituras chamado A Pérola de Grande Valor .

Os desenhos vermelhos e azuis são elementos da imagem que indicam as partes faltantes do hipocéfalo que foram restauradas por Joseph Smith. Os elementos azuis podem ser tentativas de descrever o que era originalmente já os elementos vermelhos foram diretamente copiados a partir de outros fragmentos .

"Colobe, que significa a primeira criação, a mais próxima do celeste, ou seja, da morada de Deus. A primeira em governo, a última pertencente ao cálculo de tempo". "Fica perto de Colobe, chamada pelos egípcios Oliblis, que é a seguinte grande criação governante próxima do celeste, que é o lugar onde Deus reside". "Feita para representar Deus sentado em seu trono, revestido de poder e autoridade". "Chamada, em egípcio, Enis-go-on-dos; “

Está citação está no livro , e corresponde a figura 1 e a 2 bem ao centro .


Então não vemos aí uma clara influência da 
cultura egípcia com seus vários deuses e deusas ? Uma tentativa de adaptar para o nosso tempo os mitos e crenças daquela época ?

Este desenho produzido nos anos 80 pela 'Jeremiah Films' retratanto a Teologia Mórmon , foi banido pela própria igreja e muitos mórmons nem ao menos sabem de sua existência , fala e descreve claramente um deus (Elohim) louro de olhos azuis e suas muitas esposas tendo muitos filhos , e seus dois principais Lucifer e Jesus.



Interessante a história, mas acho que já vimos algo parecido em algum lugar: talvez o planeta não tivesse esse nome nem os personagens e talvez uma versão desta história tenha sido assistida por milhões de pessoas sem se darem conta. Voltamos então a 1978, Star Wars fazia um grande sucesso nas telas, e pegando carona Battlestar Galatica, no Brasil chamada (Galactica, Astronave de Combate ) uma franquia americana de filmes , séries de televisão de “ficcção ciêntifica” exibida na ABC , falava sobre um planeta chamado Kobol , em um passado longínquo. Segundo a série esse planeta não pôde mais suportar a vida e os humanos, organizados em treze tribos, tiveram que procurar outro planeta em outro sistema solar. Milhares de anos depois de estarem instalados em novas colônias, com a evolução, a tecnologia avançou muito e a inteligência artificial usada pelos humanos ganhou status de forma de vida e consciência própria, se revoltando contra seus criadores por achar que estes não davam valor à sua existência. Os Cilônios eram andróides ciclopes remanescentes de uma antiga civilização de répteis, acreditavam em um Deus único (monoteísmo) e os Humanos em vários (politeísmo), causando conflito entre suas culturas. Os Cylons então executaram um plano de destruição em massa que reduziu a humanidade a alguns poucos milhares de sobreviventes . e sem alternativas, esses sobreviventes decidiram, sob a liderança do Comandante Adama , procurar por uma lendária décima terceira tribo, que havia deixado Kobol antes das outras doze tribos e havia se dirigido "a um planeta brilhante conhecido como Terra ".

Como explicar tantas semelhanças? Se procurarmos então vamos descobrir que o criador da série Glen A. Larson, roteirista e produtor estadunidense, é membro da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e que pegou a cosmologia de sua igreja e a transformou em uma série de tv. Seria Colobe o Nibiru dos sumérios? A influência egípcia é inegável e a suméria. Bem possível!

Joice Alves Duarte
30 anos, mãe e Técnica em Radiologia
Apaixonada pelos mistérios do Antigo Egito e Suméria