Blog

Blog

15 de abr. de 2012

O Muro de Berlim



.
.

Uma das imagens mais emblemáticas da história do muro de Berlim foi a do soldado Wolfgang Engels, ele saltou, historicamente, entre dois sistemas sócio-econômicos e num dos momentos mais tensos da história.
Em outubro de 1973, os guardas foram orientados de que as pessoas que tentassem atravessar o muro eram criminosas e deviam ser baleadas: “Não hesite em usar sua arma de fogo, nem mesmo quando a fronteira é violada na companhia de mulheres e crianças, que é uma tática dos traidores, muitas vezes usado “.
28 anos, 4 meses e 9 dias desabaram em forma de concreto e tijolos,  apagando uma imensa cicatriz que riscava o rosto de Berlim de fora a fora. As duas partes, ideologicamente separadas, agora formavam apenas uma.  Uma unificação que fez a Alemanha surgir no mapa do mundo e assumir o papel de liderança nos assuntos de segurança europeus.
Os efeitos da queda do muro foram devastadores. Marcou o início do colapso do sistema comunista, que não era meramente econômico e político, era moral também. E ainda, o fim da guerra fria.
O dia 09 de novembro de 1989 foi um sopro de esperança para o mundo e um desafio para muitas pessoas e sistemas daquele lado do planeta, a busca de uma nova identidade.


.





.