Blog

Blog

20 de abr. de 2012

O maior cajueiro do mundo

Também conhecido  como Cajueiro de Pirangi, é um verdadeiro tumor vegetal localizado na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a 12 km ao sul de Natal-RN.


Hoje o cajueiro ocupa 8.500 m2  e produz até 80 mil cajus entre novembro e janeiro, período da safra. As toneladas de cajus produzidas podem ser apreciadas pelos visitantes do local, que foi cercado e transformado em um parque.


O pé de caju continua seu crescimento, possivelmente desde 1888, graças a duas anomalias genéticas: ele cresce para os lados ou invés de crescer para cima e isso faz com que os galhos acabem encostando no chão, quando se observa a segunda anomalia.

Uma vez que alcançam o chão os galhos criam novas raízes e passam a se comportar como troncos de uma nova árvore o que faz o cajueiro crescer exponencialmente.

Segundo um guia do parque, há uma polêmica envolvendo a poda ou não da árvore. O cajueiro já extrapolou o limites da cerca e invadiu o asfalto em redor. A prefeitura não sabe se desapropria as casas em redor e deixa a planta prosseguir com seu anômalo ou se poda os galhos limitando sua expansão.

Há os que acreditam que se cortar os galhos o cajueiro poderá vir a morrer, já que é difícil prever o que aconteceria com uma árvore tão incomum, prejudicando o turismo da região.

Por outro lado, alguns moradores teriam receio que a árvore venha a invadir as casas, além disso, a Rota do Sol (um dos principais acessos ao litoral sul) tem o trânsito prejudicado pela invasão vegetal da pista.
A árvore invadiu uma faixa de cada sentido da RN-63. O cajueiro fica no canteiro central da estrada.


Essa questão, se pode ou não pode podar, acabou virando uma ação na justiça. É poda! :P

Saiba mais:
Poda de maior cajueiro do mundo vira briga na Justiça no RN - Folha
Maior cajueiro do mundo - Wikipedia
[Via BBA]