Blog

Blog

20 de abr. de 2012

Miguel Nicolelis fala ao Canal Livre

Acompanhando futuros cientistas ainda no útero de suas mães, o conceituado neurocientista Miguel Nicolelis espera mapear os problemas no meio científico brasileiro e criar condições para que o Brasil possa produzir ciência de alto nível.


No debate, Nicolelis fala sobre as fórmulasque classificam os cientistas segundo sua produção acadêmica, onde entre fatores como número de trabalhos publicados e quantidade de orientandos. Segundo essa fórmula, Einstein se sairia muito mais no país.


A sua atuação à frente da Comissão do Futuro, comitê instalado pela presidenta Dilma para melhorar o desempenho científico nacional, poderá encontrar resistência ferozes no corporativismo acadêmico.

Minha mãe gostar de falar que eu estou mexendo em um vespeiro. Mas eu gosto desses vespeiros.
Miguel Nicolelis

Estive em Macaípe e tentei visitar as instalações do Instituto de Neurociências de Natal (que fica em Macaípe-RN) e na Cidade do Cérebro. Vi o campus onde fica o primeiro e as obras do segundo, embora não tenha conseguido autorização para entrar. Entrevistando moradores e funcionários fiquei sabendo que Miguel não está para brincadeira.

Segundo uma lenda que corre na UFRN uma vez as obras prometidas pela governadora estava atrasadas Miguel pressionou e até deu a entender que determinada autoridade era pouco inteligente, relato que eu ouvi de servidor da UFRN (o que vindo de um neurocientista assume um tom de sentença). Depois disso a coisa fluiu bem mais ligeirinho.

Não é da escola [a reclamação], eu reclamo do estado, da prefeitura de Natal, que é uma catástrofe. Os políticos do Rio Grande do Norte estão ainda na Idade Média. É difícil convencê-los que o século 21 está aqui. E quando você fala isso, os setores que apoiam esses políticos caem matando. É um jogo bem baixo.
Miguel Nicolelis em entrevista ao IG

Lá teremos dezenas de bebês que serão acompanhados desde antes do nascimento até a idade de ingressar em uma Universidade o que consistirá em um experimente de proporções poucas vezes vistas no país.

A tal Cidade do Cérebro, com investimento previsto de milhões de reais, deverá se tornar uma espécie do Vale do Silício nacional no que tange a toda cadeia de produção envolvida na pesquisa da neurociência. Algo que vai criar oportunidades para pesquisadores e colaboradores especializados. É esperar para ver.

[Via BBA]