Blog

Blog

18 de abr. de 2012

Japonês inventa máquina que pega o lixo plástico e faz virar gasolina. Será?


Olha só este vídeo


Neste video, vemos a história de um inventor japonês chamado Mr. Ito, que supostamente resolveu um grande problema: Fez uma maquina que pega o lixo plastico, processa ele, transforma em gás, resfria e converte em óleo 100% utilizável. O equipamento poderia inclusive gerar gasolina ou diesel com o resíduo da recomposição do plástico. Assim, você pega seu lixo e enche o tanque do seu carro com ele!
Incrível, não? Eu fiquei em duvida sobre a idoneidade deste video. Não pela possibilidade de fazer lixo virar gasolina, mas porque parece muito bom para ser verdade. No site indicado pelo video do invento, há mais dados.
A maioria dos ambientalistas pensa que a solução para o problema do plastico está na sua redução. De fato, a redução do gerador do problema, pode resultar na redução do tamanho do problema. Por outro lado, todos sabem que o modelo energético vigente desde o século XIX que é o petróleo tem data para acabar. As reservas estão se esgotando e os centos de pesquisa do planeta ja buscam alternativas para a solução da escassez de matéria-prima para a matriz energética mundial. E é na união dos dois problemas que a solução do Sr, Ito atua.
Há quem argumente que a maquina é perigosa, uma vez que poderia gerar poluição ou resíduos tóxicos decorrentes do processo de conversão do lixo em combustível. No entanto, o inventor sugere que, se os materiais adequados são corretamente inseridos na máquina (polietileno, poliestireno e polipropileno – os plásticos chamados PP, PE e PS ), não há nenhuma substância tóxica produzida como resíduo, como ocorre quando você queima o lixo (um grande percentual do lixo plastico tende a ser incinerado hoje em dia). Ele também explica que, enquanto os gases de metano, etano, propano e butano são libertados no processo, a máquina está equipada com um filtro de que remove o gás e o desintegra em água e carbono.
A empresa atualmente está focada na produção de maquinas grandes, de consumo e produção industrial.   O contato deles é este:  info@blest.co.jp
Masa pergunta permanece… Será verdade mesmo?
863999Back to the Future Japonês inventa maquina que pega o lixo plástico e faz virar gasolina. Será?
Hoje em dia, a coisa está ficando de um jeito que é difícil saber se algo sensacional é real ou só um gatilho safado para atrair visitas e gerar dinheiro. Pensando livremente, uma maquina dessa acoplada num carro, lembraria o sistema de combustível do Delorean de de Volta para o Futuro. Jogue seu lixo num lado e ele faz virar combustível. A diferença é que o processador do lixo no Delorean de Marty McFly só consumia lixo orgânico.
Será que isso é possível? Independente de o video do inventor japonês ser um hoax, seria possível uma maquina que faz plastico virar óleo?
Tecnicamente, a resposta é SIM!

De acordo com a revista New Scientist, uma maquina dessas é efetivamente possível. Neste caso descrito, com o uso de microondas.
Esta maquina não somente é possível, como já existe e foi desenvolvida pela Global Resource Corporation (GRC).
Isso me faz ter esperança que talvez o japa tenha realmente feito um invento que funciona.
Dei mais uma pesquisada e acabei batendo em algumas matérias que falam de coisas similares, como o site desta empresa, que já está fazendo isso (exatamente como na maquina do cara, pegando plástico do lixo e fazendo diesel e gasolina!) e há também esta matéria do TreeHugger falando da maquina. Para ver um video explicativo do funcionamento da maquina, sugiro este video da DigiInfoTv.
Eles já passaram da fase de protótipo funcional e estão produzindo!
De volta ao invento do senhor japonês, o video diz que com 1 kg de plastico, eles geram 1 litro de óleo. Me parece algo muito espetacular, um rendimento muito excepcional. Mas sei lá, não sou químico para dizer com certeza se tal rendimento fantástico é produto da genialidade do inventor ou indício de mais um hoax na rede. Há quem sustente que é possível, mas que a energia necessária para gerar este óleo do plástico do lixo seria superior ao custo energético do uso da maquina.


No entanto, ao que parece, segundo o site http://bioenergy.ornl.gov/papers/misc/energy_conv.html 1 Barril de petróleo = 1.700 kWh (kilowatt-hora) de energia. Convertendo isso em litros, sabendo que um barril equivale a 159 litros, e que 1 litro de diesel produz em torno de 11.000 Wh (watts-hora), a maquina não seria deficitária energeticamente, já que seu consumo é de 650 Wh de eletricidade. Na verdade, ao gerar o combustível com o lixo, sem nem contar do benefício ambiental de retirar o plastico do meio ambiente, ela daria um saldo energético positivo de mais de dez mil Watts-hora!
Seja como for, no meu ponto de vista, ainda que fosse desbalanceada energeticamente, esta solução de reciclagem química de plásticos poderia ser uma das melhores soluções para o problema do lixo plastico oceânico.
4478garbage in ocean Japonês inventa maquina que pega o lixo plástico e faz virar gasolina. Será?

Nem todo mundo sabe que o lixo plastico é um grande problema quando depositado no meio ambiente, mas que a coisa piora muito quando, por força das chuvas ou irresponsabilidade, o lixo plastico vai parar no mar. Carregado pelos rios, que desaguam no mar, o plastico atinge longas distâncias e é levado pelas correntes marítimas.
A coisa fica bem grave quando paramos para ver a completa falta de cuidado com o lixo em alguns países pobres da ásia. Olha o rio dos caras:
333227Dirt river 2 Japonês inventa maquina que pega o lixo plástico e faz virar gasolina. Será?

Isso tudo vai parar no mar. Com o tempo, a lixarada começa a se fragmentar. Um volume incomensurável deste plastico acaba vagando perto da superfície, áreas onde os fragmentos são facilmente confundidos com peixes, águas vivas e etc pela fauna oceânica. Isso explica porque todos os anos grandes quantidades de detritos plásticos são encontrados nas barrigas de aves migratórias, tartarugas marinhas e outros animais.

4478sea turtle plastic bag Japonês inventa maquina que pega o lixo plástico e faz virar gasolina. Será?
O volume de lixo plastico produzido anualmente tende a crescer e isso já produziu uma das maiores aberrações ao ecossistema marinho de todos os tempos, o chamado “the great Pacific garbage patch” ou na minha livre versão:  “o mar de lixo do Pacífico”.
O mar de plástico é uma região enorme do oceano, que compreende milhares de milhas náuticas. Fica a leste do Havaí. Ocorre que as correntes marítimas levam o lixo que fica boiando perto da costa da Ásia, dos EUA, Japão, Canadá, Alasca, Austrália e etc e deposita num tipo de vórtice, que ocorre neste lugar.
159794North Pacific Subtropical Convergence Zone Japonês inventa maquina que pega o lixo plástico e faz virar gasolina. Será?

É uma zona de convergência do lixo a 1600km da costa. Com o tempo, o lixo acumulado ali aumenta a niveis absurdos. Se a situação no nivel da superfície parece grave, debaixo dágua a coisa é muitas vezes pior. Amostras de água do local indicam mais plastico do que plâncton!!! É bizarro!
8682493330201311 4355ed9375 Japonês inventa maquina que pega o lixo plástico e faz virar gasolina. Será?

A área ocupada  pelo mar de plastico é tão imensa que equivale aos estados de SP, MG, RJ e GO juntos, e só vem crescendo com o tempo. E o pior não é isso. O pior é que são 6 desses mares de lixo no mundo!

Soluções como esta maquina do inventor japonês Mr. Ito, poderiam ser adaptadas para grandes navios filtradores, que com redes metálicas poderiam navegar pelo mar de plastico, recolhendo e convertendo o material em combustível para ser posteriormente levado para usinas e/ou convertido em combustível para o próprio navio filtrador. Como petróleo dá mais dinheiro que lixo, esta poderia ser também uma opção segura para milhares de miseráveis que atualmente sobrevivem de esmolas no mundo. Não é difícil imaginar as gigantes corporações do petróleo comprando toneladas e toneladas de plastico para fazer combustível e por tabela, e melhorando a vida dessas pessoas. Para fazer isso, bastaria boa vontade e interesse global, e é aí que mora o problema!  Se os EUA gastasse um décimo do que eles desperdiçam fazendo bombas com este tipo de equipamento, o benefício para o planeta como um todo seria sensacional.