Blog

Blog

21 de abr. de 2012

Intuição!...


 

INTUIÇÃO ...



Intuição

1. Percepção instintiva.

2. Conhecimento imediato.

3. Pressentimento da verdade.

4. Relig. catól. Visão beatífica.
Intuir - (latim intueor, -eri, olhar para, contemplar, considerar, examinar)

Deduzir ou concluir por intuição. = PRESSENTIR

Intuição é uma palavra de origem latina "In tueri" que significa "olhar para dentro ou contemplar-se”.

A intuição é a capacidade de adquirir conhecimento sem interferência ou uso da razão.

Entendo a intuição como sendo a “ponte” ou aquilo que nos conecta a um estado emocional “NEUTRO”, indicando simplesmente neutralidade, ou seja, EQUILIBRIO das emoções.

O lado direito do cérebro não julga, portanto não polariza. Quando o usamos não precisamos do “entender”. É como se já soubessemos de tudo instintivamente ... Não há medo, não há duvidas, não há receios, apenas um sentimento latente, uma ESSÊNCIA de ser .... Não há perguntas nem respostas .... Não há formas de entender a intuição, pois ao fazer isso, você usa o lado esquerdo do cérebro. A razão não “alcança” a intuição, não pode “vê-la”, pois a razão precisa dar uma “forma”, uma “referência” ou um ponto especifico, ou seja, tudo o que a intuição não é.

É exatamente por isso que não se admite e nem se assume a intuição, pois procuramos uma forma de “entende-la”, sendo que só podemos senti-la.

A consciência é a união dos dois lados do cérebro, veja:

Consciência

1. Faculdade da razão julgar os próprios atos. = lado esquerdo do cérebro

2. Sinceridade. = lado direito do cérebro

3. Probidade, honradez. = lado direito do cérebro

4. Opinião. = lado esquerdo do cérebro

5. Cuidado, atenção, esmero. = lado esquerdo do cérebro


Estudos no inicio do séc XX notaram que pacientes com derrame no hemisfério esquerdo perdiam a fala mas conseguiam cantar. Isso me faz lembrar o “dilema” do gago, onde é alvo até de piadas ... o gago gageja pra falar, mas pra cantar não... isso é fato!

Outros que tiveram derrame no hemisfério direito perdiam a orientação espacial, não conseguindo acertar, por exemplo, onde ficava a porta de suas próprias casas, ou compreender relações de distância e profundidade entre os objetos, assim como dificuldade para reconhecer rostos familiares e identificar pessoas num grupo.

Esses estudos culminaram com as pesquisas do Dr. Roger Sperry e sua equipe, que foi brindado com o Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia em 1981. Até agora ficou esclarecido que a linguagem, o raciocínio lógico, determinados tipos de memória, o cálculo, a análise são próprios do hemisfério esquerdo. Enquanto que o direito não usa palavras, é intuitivo, usa a imaginação, o sentimento e a síntese.

O hemisfério esquerdo do cérebro interpreta literalmente as frases ditas, já o hemisfério direito percebe a intenção oculta de quem fala. O esquerdo entende pelo aspecto lógico, racional e seqüencial e o direito compreende aos saltos, tem insight e visão holística.

O lado esquerdo do cérebro sabe situar-se dentro do tempo e procura situações seguras, já o lado direito abstrai-se do tempo e gosta de se arriscar. Para o hemisfério direito não existe a expressão "perder tempo". O esquerdo costuma imitar, representar, fingir; o direito é criativo e autêntico. É o que é. Por ser racional e crítico, o lado esquerdo do cérebro não se aventura a criar, inventar, sonhar. Prefere a segurança do conhecido, do lógico, do aceito pela sociedade em que vive. Já o lado direito solta a imaginação, viaja pelas asas do sonho, cria, inventa, recria e assume ser livre. O esquerdo é linear, objetivo, usa o conhecimento de forma dirigida, seqüencial, analítica, convergente; o direito é não-linear, subjetivo, utiliza o conhecimento de maneira livre, múltipla, holística e divergente.

O hemisfério esquerdo conta, dá nome às coisas, separa por categoria e funções; o hemisfério direito não consegue realizar essa tarefa, pois vê as coisas como um todo e cada objeto ou estímulo é visto como se apresenta no instante presente. Por exemplo, o desenho de duas circunferências. Para o esquerdo pode representar dois olhos, já para o direito não passam de duas simples circunferências.

O lado esquerdo se apega a uma forma de tempo linear e está sempre olhando para o Passado e o Futuro. Ele reconhece letras e palavras, enquanto o lado direito reconhece faces e padrões geométricos. O nosso alfabeto, por ser silábico, estimula o lobo esquerdo. Já os ideogramas dos orientais, utilizando símbolos, desenvolvem o lobo direito. No idioma japonês, por exemplo, que são usados símbolos e sílabas, estimula os dois hemisférios no ato da leitura.

O hemisfério esquerdo percebe sons relacionados com a linguagem verbal e o hemisfério direito percebe músicas e os sons emitidos pelos animais. Enquanto o lado esquerdo tem o domínio da fala, da leitura, da escrita e da aritmética. O direito tem aptidões geométricas e desenvolvimento do sentido de direção. O que não se consegue exprimir por palavras, usa-se o recurso do gesto comunicativo que é de domínio do hemisfério direito. Já reparou que os Crop Circles são 99% figuras geométricas?

O lado esquerdo usa uma pequena parte das informações e a utiliza para representar o todo. O hemisfério direito é espacial, entende metáforas, percebe configurações e estruturas globais, tem facilidade para visualizar o que já foi visto e fixar na mente imagens reais ou criadas por ele. O exercício do desenho, assim como da música, do tricô, da meditação e outros que deixam a mente mais livre, desenvolvem as características próprias do hemisfério direito.

O aproveitamento das funções dos DOIS hemisférios seja entre canhotos ou destros, leva o indivíduo a ser mais imaginativo, mais capaz de resolver questões difíceis do seu dia-a-dia, a perceber e compreender o que o cerca, além de desenvolver habilidades e potencialidades que estão latentes no ser humano.

Não planeje sua vida, não compare sua vida, não defina sua vida, apenas SINTA sua vida ...

O Amor é puro fruto da intuição, pois amor real é aquele que não impõe condições. Não existe essa coisa de “eu te amo de um jeito diferente” ... Amor é amor ... é incondicional. Amor de pai, de mãe, de esposa ou marido ... estamos sempre colocando condições para amar alguém ... Não meça amor ... Ame e pronto!...


Termino esse post com o mesmo final usado por minha amiga Laura Botelho num recente post: Apenas 90 segundos
 
Preste atenção na maneira como vc está usando sua mente. Preste atenção a cada pensamento seu HOJE. Você tem uma ferramenta que está altamente programada para fazer coisas fantásticas... Então aprenda a usá-la, pois do contrário... Alguém fará isso por você!
 
 
 

Fontes e agradecimentos:
 
Celeste Carneiro é artista plástica, educadora e terapeuta.
http://www.cerebromente.org.br/n15/mente/lateralidade.html

http://intuicao.com/negocios/os-poderes-sutis-da-intuicao/