Blog

Blog

13 de abr. de 2012

Futebol: Os times mais antigos do mundo

 Brasil, o país do futebol. Nada tão errado como essa frase. Embora a imprensa esportiva ‘pachequista’ brasileira tentem nos convencer desde sempre dessa afirmativa como cláusula pétrea do esporte nacional, existem nações tão ou mais apaixonadas pelo futebol, a despeito de que o Brasil sempre produziu os mais técnicos e exuberantes jogadores do mundo. Vamos citar o exemplo da Inglaterra, que possui um dos campeonatos mais bem organizados do mundo e nos dias atuais, um dos mais ricos e famosos, reunindo a elite dos futebolistas do mundo a Premier League e nas outras 7 divisões do futebol profissional inglês, chanceladas pela Football Association, a mais antiga federação de futebol do mundo.
Futebol: Os times mais antigos do mundo

Inglaterra, o lugar dos times mais antigos do mundo


Com tanta tradição assim, a Inglaterra (e o Reino Unido como um todo) é o lar dos mais antigos times de futebol do mundo. Data da segunda metade do século 19 a fundação de vários clubes em atividade até hoje, mesmo que outros tantos tenham deixado de existir ao longo da história e que nos dão bem uma idéia de como os ingleses levam esse negócio de jogo de bola bem a sério, já nos primórdios. A própria Premier League, a 1ª divisão inglesa, é um campeonato tradicionalíssimo, tendo sua primeira edição datada de 8 de setembro de 1888. Para não dar um perdido na história, vamos listar os 5 times mais antigos do mundo:
Futebol: Os times mais antigos do mundo
Sheffield Football Club: o clube de futebol mais antigo do mundo é fundado em Sheffield, Inglaterra (24 de outubro de 1857). Originou-se a partir da discussão de dois amigos praticantes de críquete, William Prest e Nathaniel Creswick, sobre qual o melhor esporte para praticarem durante o inverno. Conta a lenda que depois de muita conversa até altas horas da noite (certamente regada a muita cerveja), eles se convenceram de que o futebol seria a escolha mais acertada e assim criaram o Sheffield Football Club, juntamente com as primeiras regras escritas do futebol. Hoje o Sheffield é um clube quase amador, perdido em alguma divisão do futebol inglês e em torneios amadores.
Futebol: Os times mais antigos do mundo
Notts County Football Club: fundado em 28 de novembro de 1862 na cidade de Nottingham e fui um dos doze clubes fundadores da Liga Inglesa. A origem do clube se deu quando W. Arkwright e Chas Deakin batiam bola nos jardins Cremorne e resolveram, simplesmente, fundar um clube. Ao contrário do histórico Sheffield, o Notts County é um clube profissional, chegando a figurar na Premier League na temporada 1981-1982, jogando com seu tradicional uniforme alvinegro que serviu de inspiração para a camisa da Juventus de Turim.
Futebol: Os times mais antigos do mundo
Glasgow Rangers: o clube escocês surgiu em 25 de maio de 1873 pelas mãos de quatro amigos: Moses Mcneil, Peter McNeil, Peter Campbell e William McBeath. Disputando a preferência da torcida escocesa juntamente com o outro clube grande do país, o Celtic, o Glasgow Rangers detém o recorde mundial de troféus, tendo conquistado nada menos que 54 campeonatos nacionaiss até 2011, fora as copas da Escócia e outros torneios nacionais e internacionais.
Futebol: Os times mais antigos do mundo
Aston Villa Football Club: o clube sediado em Birmingham foi fundado em 1874 e pode ser considerado um dos grandes clubes da terra da Rainha, pois até aqui (2011) venceu a Premier League 7 vezes e levou a taça da Copa da Inglaterra outras 7, além de ter vencido a UEFA Champions League na temporada 1981-1982. Possui uma grande rivalidade com o Birmingham City, protagonizando com ele um dos clássicos mais disputados da Inglaterra.
Futebol: Os times mais antigos do mundo
Everton Football Club: dividindo a torcida da cidade de Liverpool com o próprio Liverpool, o Everton foi fundado em 1878. No início, ele chamou-se Santo Domingo, para que os fiéis da Igreja Metodista de Santo Domingo dispusessem de uma atividade física alternativa ao críquete durante o inverno. Possui até o momento (2011) 9 títulos da Premier League, 5 copas da Inglaterra e 1 Recopa da Europa. O clube detém alguns recordes notáveis, como o clube com mais participações na Premier League, o maior número de pontos marcados e também o de partidas na primeira divisão (dados obtidos até a temporada 2005-2006). Outra marca notável do clube refere-se ao atacante Dixie Dean, que na temporada 1929-1930 marcou nada menos que 60 gols em 39 partidas, recorde nunca batido até hoje e que ajudou o Everton a vencer o campeonato daquela temporada.
Futebol: Os times mais antigos do mundo
Manchester United Football Club: um dos gigantes do futebol europeu e mundial, o time de Manchester surgiu em 1878 com o curioso nome de Newton Heath L&YR Football Club, configurando-se como o time dos operários de uma estrada de ferro local. Após quase ir à falência em 1902, o time adotou o atual nome depois de ser comprado por um empresário do ramo de cervejas e trocar o uniforme verde e dourado pelo vermelho e branco característico. É o clube mais rico do mundo e detentor de 19 títulos da Premier League, 11 copas da Inglaterra, 3 títulos intercontinentais e outros tantos que o colocam em pé de igualdade a clubes como Santos, Barcelona, Milan e Real Madrid.

Onde estão os clubes brasileiros mais antigos?


Não é a toa que essa lista possua times somente do Reino Unido, pois foi lá que o futebol nasceu e seria estranho se os rígidos e regrados ingleses logo não organizariam tudo para que funcionasse como um relógio, na maior parte do tempo. Sentiu falta de clubes brasileiros? Calma, estes virão num post à parte, mas logo adiantamos uma lista prévia deles:
  • Sport Club Rio Grande
  • Associação Atlética Ponte Preta
  • Esporte Clube Vitória Salvador
  • Esporte Clube 14 de Julho
  • Fluminense Football Club