Blog

Blog

11 de abr. de 2012

Eu não sabia!... Agora sei! E você?



O poliglotismo da atualidade está nas linguagens de programação

O poliglotismo da atualidade está nas linguagens de programação
Até há poucos anos era normal consignar que aprender um idioma diferente seria de grande utilidade a quem empreendesse tais estudos, visando oportunidades que talvez de outra maneira não aconteceriam. E conquanto agora esta recomendação não tenha perdido de todo o seu valor positivo, sim mudou o objetivo a que se dirige, pois o sentido tradicional de "aprender um idioma" passaou dos tradicionais padrões culturais vigentes (inglês, espanhol, alemão, etc.) a outros que pouco a pouco abandonam as margens de interesses para ocupar uma posição mais central: as linguagens de programação informática.

Python, Rails, ASP, PHP, Java ou o elementar HTML, são só algumas das linguagens em que os poliglotas de nossa época estão fazendo incursões, talvez com a mesma intenção de outro tempo (ou ainda neste mesmo) quando uma pessoa qualquer estudava inglês ou mandarim: dar um passo em direção ao futuro e estar ali antes dos outros.

Frangos de granja são alimentados com cafeína, antibióticos proibidos e Prozac


Frangos industriais são alimentados com cafeína, antibióticos proibidos e Prozac
A produção intensiva de alimentos, especificamente no caso dos diferentes produtos animais de consumo humano se degenerou em práticas que com certa freqüência geram efeitos adversos tanto à saúde humana quanto à integridade e a dignidade dos animais criados para tal objetivo.

Uma investigação recente do The New York Times  descobriu que em certas amostras de carne de frango podem ser encontrados os mais surpreendentes e diversos químicos, entre os quais cafeína, antiistamínicos, antibióticos proibidos para uso humano (em particular acetaminofeno e fluroquinolones), arsênico e inclusive um antidepressivo como o Prozac (no caso do frango criado na China).

Este inaudito coquetel farmacológico tem, em certas substâncias, razões totalmente lógicas e racionais: a cafeína mantém os animais acordados por mais tempo, o que se traduz em mais tempo comendo e inchando engordando. O Prozac, por sua vez, mitiga a condição nervosa das aves que se sentem exacerbadas pelas condições de estresse próprias das granjas de produção.

E se isso tudo já não fosse suficientemente atroz, os encarregados destes locais asseguram desconhecer com detalhes o alimento que os animais recebem, pois simplesmente empregam o que recebem de seus próprios provedores, as grandes companhias do setor alimentício.

Via | treehuger.

Observadores do céu


Sky Gazers é uma homenagem de Babak Tafreshi, astrônomo, jornalista e diretor do The World at Night, no Mês Global da Astronomia, a todas as pessoas que em todo mundo ficam como abobados olhando o céu noturno.

Anunciada vacina universal contra o câncer


Anunciada vacina universal contra o câncer
Bem no momento em que existe um movimento europeu denunciado que este tipo de recursos responde mais a lúgubres agendas econômicas da Big Pharma que um desejo genuíno de fornecer um bem-estar clínico a longo prazo, foi anunciado que, finalmente, cientistas conseguido desenvolver uma vacina "universal" contra o câncer. Aparentemente a nova terapia atua sobre uma molécula detectada em 90% dos cânceres registrados, incluídos os de seios e próstata, induzindo o corpo a localizar e destruir as células cancerígenas.

Os resultados preliminares dos testes sugerem que a vacina, desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Tel Aviv e da farmacêutica Vaxil Biotherapeutics, detona uma resposta imunológica nos pacientes e ajudaria a erradicar a presença de tumores que sejam oportunamente detectados.

As células cancerígenas geralmente esquivam-se da resposta do sistema imunológico pois formam tumores no interior das próprias células enganando assim a vigilância ou defesa do corpo. No entanto, ao tornar visível a molécula MUC1, presente à maioria de cânceres, a vacina ajudaria ao corpo a distinguir e neutralizar o inimigo. Em um comunicado da Vaxil Biotherapeutics anunciaram:

- "ImMucin gerou uma robusta e específica resposta de imunidade em todos os pacientes, o que ocorreu após 2 e 4 doses, sendo 12 o máximo da dosagem".

Fonte: Telegraph.

Mundos microscópicos - Vidas que não vemos


Este especial vídeo mostra a vida microscópica existente na fauna da água doce com ampliações elevadas. Estamos rodeados de seres vivos diferentes, mas muitas vezes, a maioria, não percebemos os menores e quão pequenos podem ser. Tais organismos comuns, mas discretos como pulgas d'água, micro-camarões e hidras têm menos de um centímetro e são componentes muito importantes dos ecossistemas da água doce.

A grande maioria dos organismos são ainda menores e são completamente invisíveis a olho nu. Utilizando sofisticados sistemas ópticos é possível ver toda esta fauna microscópica e a maioria deles não parecem nada como os animais que vemos todos os dias.

Espetacular foto de Júpiter mostra sua imensidão


Espetacular foto de Júpiter mostra sua imensidão
Clique na imagem para vê-la em maior resolução
A sonda Cassini da NASA, melhor conhecida por explorar Saturno, enviou esta imagem do planeta maior de nosso sistema solar, ao lado de sua lua Io, que parece apenas um meteorito insignificante e no entanto tem quase o mesmo tamanho da nossa lua e guarda uma distância relativa similar. Io e a Lua são os 13º e 14º maiores objetos do sistema respectivamente.

Io orbita Júpiter a cada 24 horas e encontra-se a 420 mil quilômetros de distância do centro deste gigante de gás que é associado com a divindade suprema. A sonda Cassini encontrava-se a 10 milhões de quilômetros de Io quando fez esta imagem que coloca em perspectiva o enorme tamanho de Júpiter e, em comparação, nossa relativa insignificância.

Via | APOD.

A motocicleta oficial de Akira


Shinji Tejima construiu uma réplica exata da motocicleta usadas por Shotaro Kaneda em Akira. Parece que é a única reconhecida oficialmente pelo próprio Katsuhiro Otomo. Sua elaboração custou dez milhões de ienes (pouco mais de 220 mil reais), um preço insignificante em comparação com a satisfação que deve dar pilotar esta máquina.

Imperdível: Hubble detecta Galáxia OVNI


Imperdível: Hubble detecta a Galaxia OVNI
Clique na imagem para vê-la em maior resolução
NGC 2683 é uma galáxia espiral conhecida pelos como "OVNI", devido a que desde a Terra é vista como um clássico disco voador dos filmes de ficção científica.

A galáxia é observada de lado desde nosso ponto de vista, mas os astrônomos deduzem por diferentes observações que se trata de uma galáxia espiral. A imagem foi capturada pelo telescópio espacial Hubble, e permite ver as linhas de pó que aparecem nos bordas e contrastam com o núcleo. Os pontos azuis que aparecem mostram as zonas de formação de estrelas.

NGC 2683 foi descoberta em fevereiro de 1788 pelo astrônomo William Herschel. A imagem do Hubble foi composta por observações feitas em luz visível e infravermelha.

Via | NASA.

Encontram um mamute de 10 mil anos em perfeito estado de conservação na Rússia


Encontram um mamute de 10 mil anos em perfeito estado de conservação na Rússia
A BBC informou a descoberta na Sibéria de um mamute com 10 mil anos de antiguidade em perfeito estado de conservação. Os restos são de um mamute ainda filhote, com mais ou menos 2 anos de idade, que foi batizado pelos pesquisadores de "Yuka". O insólito desta descoberta é que tanto a carne como os pelos se encontram surpreendentemente intactos sob o gelo.

Segundo informaram os pesquisadores a cargo da descoberta, Yuka poderia ter interagido com seres humanos. As evidências estão relacionadas com o local e como foi encontrado.

Ao que parece, este pequeno mamute caiu em um canal, que pôde ter sido modificado por seres humanos para ser utilizado posteriormente, e quebrou uma de suas patas traseiras, o que impediu que seguisse seu curso.

Nos caso destas estimativas serem confirmadas com algum tipo de prova, o caso de Yuka seria o primeiro a indicar que os humanos interagiam e conviveram durante um período da história com estes gigantes peludos.

Os detalhes da expedição e o achado serão apresentados em um documentário que será transmitido no Reino Unido nesta semana e nas próximas em outros países. Aqui no Brasil, o Fantástico deverá confirmar a descoberta de Yuka lá pelo começo de 2013 quando, todos já sabemos, o mundo já deverá ter acabado.

Via | Gizmodo

What is Love tocado com 8 drives de disquete


MrSolidSnake745 minimiza sua nerdice dizendo que uma vez que são conhecidos e mapeados as notas emitidas pelos drives o restante é uma questão de matemática e software leitor de MIDI. Mas a cada dia o sujeito nos surpreende com um vídeo novo e genial, como este onde oito drives de disquete interpretam "What is Love" do Haddaway.

Encontrar um cabelo na sopa é motivo para dar piti?


Encontrar um cabelo na sopa é motivo para dar piti?
Um simples fio de cabelo em um prato de comida pode ser suficiente para que algumas pessoas deixem de comer e chamem o garçom airadamente. No entanto, um fio na comida (seja próprio ou alheio) pode mesmo representar um risco para a saúde?

Pois em absoluto não. De fato, um fio de cabelo na comida é algo tão inócuo que inclusive nem existe uma lei específica sobre um limite de fios de cabelos admissíveis em um prato em diretrizes de órgãos, como por exemplo, o da Agência de Drogas e Alimentos. Ao largo e longo do mundo dificilmente descobriremos algum caso de alguém que tenha ficado doente por ingerir um cabelo, por mais asco que isso proporcione.

Paul Allen doa fortuna para descobrir a essência do ser humano no cérebro


Paul Allen doa fortuna para descobrir a essência do ser humano no cérebro
Paul Allen é um dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna estimada de 14 bilhões de dólares, produto, sobretudo, de sua participação em uma das empresas de software mais bem sucedidas dos últimos anos, Microsoft, da qual foi cofundador.

Recentemente o empresário anunciou que destinará parte de sua riqueza ao Instituto Allen de Ciências Cerebrais com o objetivo de pesquisar "a natureza de nosso cérebro como forma de algum dia entender a essência do que nos torna humanos", segundo declarou. A mais recente doação ascende a 300 milhões de dólares, que somados a donativos anteriores, atinge a soma de 500 milhões de dólares.

10 curiosidades sobre a água


Hoje, Dia Mundial da Água (22 de março), recopilamos uma dezena de curiosidades sobre este elemento vital incolor, inodoro e insípido.
  1. 70% da Terra está coberta de água. No entanto só 2% é água doce, e a maioria dessa água doce (87%) está congelada.
  2. Em um período de 100 anos, uma molécula de água passa 98 anos no oceano, 20 meses em forma de gelo, 2 semanas em lagos e rios e menos de uma semana na atmosfera.
  3. As gotas de chuva não têm forma de lágrima. Usando câmeras de alta velocidade os cientistas comprovaram que têm forma esferóide.
  4. A água supõe 55% do peso de um humano adulto. E precisamos ingerir em torno de dois litros de água ao dia.
  5. Uma pessoa pode sobreviver um mês sem alimentar-se, mas só sete dias sem beber água.
  6. A maioria da água que consumimos diariamente procede dos alimentos. 95% de um tomate é água. Outros que têm um alto conteúdo de água são as maçãs (85%), espinafre (91%) batatas (80%).
  7. São necessários 450 litros de água para produzir um ovo de galinha, 7.000 litros para refinar um barril de petróleo e 148.000 litros para fabricar um automóvel.
  8. Na Universidade de Tóquio desenvolveram um material chamado água elástica a partir de uma mistura de duas gramas de argila, matéria orgânica e água natural. É ideal para fabricar medicamentos e para consertar tecidos.
  9. A urticária aquagênica é uma forma muito rara de reação alérgica à água. Há no máximo 30 casos conhecidos na literatura médica e acreditam que é devida à presença na pele de um antígeno -substância que ativa o sistema imunológico-hidrossolúvel. Em contato com a água, o antígeno dissolve-se, atravessa a pele e faz com que as células de defesa liberem histamina, que provoca o aparecimento de manchas, coceira e outros sintomas alérgicos.
  10. Os glaciares são gerados pelo acumulo de neve compacta na zona continental, de modo que a água dos icebergs não é salgada, ainda que estes gigantescos pedaços de gelo flutuem no mar. Trata-se de uma água tão pura e fresca que é até comercializada engarrafada como água mineral e em forma de gelo para tomar com vodca. Só podemos ver 1/7 de seu tamanho, já que o resto permanece oculto debaixo da água.

Para o infinito e além


Com 3 anos a maioria de nós já aprendeu a contar e uma vez que sabemos como, parece como se não tivesse nada que nos impeça de contar para sempre até o infinito... e além. Mas, enquanto o infinito pode parecer uma ideia perfeitamente inocente, ao seguir contando a gente entra em um mundo paradoxal no qual nada é o que parece.

Os matemáticos descobriram que há um número infinito de infinitos, cada um infinitamente maior que o anterior. E se o universo é infinito, as conseqüências são ainda mais estranhas. Em um universo infinito, há um número infinito de cópias da Terra e cópias infinitas de você e eu.

Mais antigo que o tempo, maior que o universo e superando a ficção, esta é a história do infinito ∞.

Documentos e manuscritos de Albert Einstein já estão na Internet


Manuscritos de Albert Einstein já estão na Internet
Os arquivos pessoais completos de Albert Einstein estão agora na internet, incluindo desde suas cartas até fórmulas rabiscadas sobre cadernos de pesquisa. A Universidade Hebréia de Jerusalém, que é proprietária dos documentos, acaba de subir fotografias em alta resolução nunca vistas dos arquivos, permitindo que todos os internautas tenham acesso a eles.

Mais da metade do tráfego na Internet origina-se em fontes não humanas



Mais da metade do tráfego na Internet origina-se em fontes não humanas
Geralmente pensamos que os humanos somos majoritariamente os utilizadores da Internet visitando diferentes sites, mas a Rede na realidade é dominada por bots, programas informáticos, malwares e spiders indexadores.

Um estudo realizado pela empresa de segurança web Incapsula mostra que 51% do tráfego na rede vem de fontes não humanas; onde 20% deste é benigno e 31%, potencialmente maligno. Somente 49% do tráfego total corresponde a fontes humanas.

20% é originado nos motores de busca indexando conteúdo; 19% do tráfego na Internet é resultado de "espiões" (softwares) coletando dados; 5% é o resultado de ferramentas de hacking automatizadas; 5% é scraping (extração de dados) e 2% por spam automatizado.

Ainda que não notemos muito, o ciberespaço é um terreno que cada vez é mais ocupado por bots que sutilmente estão nos vigiando, medindo nossos padrões de navegação ou realizando ataques orquestrados. A informação já é moeda global. Estamos a um pequeno passo da Matrix e ao certo não demorará para Morpheu convidá-lo a escolher entre a pílula azul ou vermelha.

Via | ZD Net.

O ser humano é muito menos violento do que cremos


O ser humano é muito menos violento do que cremos
Ainda que certas teorias, de Hobbes a Philip Zimbardo e talvez outros mais antes e depois, falam de uma inclinação ao mal inata no ser humano, atávica, quase instintiva, que emerge na mínima oportunidade, um estudo psicológico recente assegura que nossa espécie é menos violenta do que supomos, não apenas partindo de um aspecto moral ou de comportamento senão inclusive em nível fisiológico.

Fiery Cushman, Allison Gaffey, Kurt Gray e Wendy Mendes (das universidades de Brown, Notre Dame, Harvard e Califórnia em São Francisco, respectivamente), realizaram um experimento em que pediram a vários voluntários que realizassem três ações diferentes: simular dano direto em outra pessoa; olhar outra pessoa simular este mesmo dano e, por último, efetuar uma operação neutra. Simultaneamente os pesquisadores mediram a resposta corporal dos voluntários em cada uma das situações, em especial a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco, para conhecer a relação entre as sensações de desgosto, aversão e estresse e o próprio corpo.

Um círculo completo


Full Circle seria apenas mais um filmezinho tão descartável quanto aquilo que apresenta: moda, se não causasse a estranha sensação do tipo: "Orra, como fizeram isso?". O diretor Callum Cooper aproveita genialmente o momento do giro -só vendo para entender-, que é quando nossas sensações estão embaralhadas por causa da posição, para passar de um personagem ao outro, por personagens e cenários. Bem criativo!

Testes científicos comprovam que exercícios físicos podem causar o orgasmo feminino


Testes científicos comprovam que exercícios físicos podem causar o orgasmo feminino
Durante muito tempo a fantasia de homens e mulheres não passou de um episódio ou mito urbano. Agora, um grupo de cientistas demonstrou que o exercício físico pode ajudar às mulheres a atingir a satisfação sexual. A pesquisa realizada na Universidade de Indiana e foi baseada no trabalho dos músculos da base abdominal, os quais ao serem submetidos a uma carga física de exercícios poderiam levar às mulheres a um orgasmo induzido, conhecido como EIO (em inglês "exercise-induced orgasms")

Alguns dos exercícios que incluem estes músculos da base abdominal são os associados com o pole dance, cordas de escalada, ciclismo, levantamento de pesos e por suposto, abdominais. Segundo a doutora a cargo da investigação, Debby Herbenick, os dados finais revelaram que 20% das mulheres que se encontram com uma situação deste tipo não podem controlar sua experiência já que a maioria não estava fantasiando sexualmente ou induzindo essa experiência já que surge de modo físico e natural.