Blog

Blog

23 de abr. de 2012

Espiritismo - Assunto polêmico


O Cérebro não explica A Mente

Nos últimos anos, a neurociência sofreu uma explosão no campo da pesquisa. A cada dia, surgem novas técnicas, como mapeamentos cerebrais, que podem tirar fotos instantâneas do fluxo sanguíneo do órgão, e tubos de vidro microscópicos, que injetam poucas moléculas de um medicamento, diretamente, no neurônio. "Todas essas inovações ajudaram a revelar a organização do cérebro em detalhes." Nosso cérebro representa, apenas, 2% do peso total do corpo, mas possui, segundo pesquisas atuais, aproximadamente, 100 bilhões de neurônios [células nervosas cerebrais], sendo que, em algumas de suas partes, para realizar suas funções, aglomera, até, 5 milhões de neurônios de uma só vez e é capaz de produzir cerca de 1.000 trilhões de conexões. Como os neurônios estão em atividade permanente, o consumo de energia é grande, motivo pelo qual o cérebro consome 20% do oxigênio diário, necessário para o corpo. Sabe-se, hoje, que o cérebro contém 78% de água, 10% de gordura, 8% de proteína, 1% de carboidrato, 1% de sal e 2% de outros componentes. Metade do cérebro é constituída de substância branca e, se essa substância de um único cérebro humano fosse desenrolada, formaria um cordão, longo o suficiente para dar duas voltas ao redor do globo terrestre.

Quando está ligado e consciente, o circuito gelatinoso se agita em um tráfego de pensamentos, impressões, anseios, conflitos, preocupações, curiosidades e intenções. Desde o pulsar do coração, o movimento do intestino, a produção de novas células sanguíneas e, até, o eriçar dos pelos do nosso braço, quando nos assustamos, é controlado pelo sistema nervoso e, em última instância, pelo cérebro. "Nas reentrâncias de semelhante cabine, de cuja intimidade a criatura expede as ordens e decisões com que traça o próprio destino, temos, no córtex [corresponde à camada mais externa do cérebro], os centros da visão, da audição, do tato, do olfato, do gosto, da palavra falada e escrita, da memória e de múltiplos automatismos em conexão com os mecanismos da mente, configurando os poderes da memória profunda, do discernimento, da análise, da reflexão, do entendimento e dos multiformes valores morais de que o ser se enriquece no trabalho da própria sublimação." 

Nos planos dos "lobos frontais, silenciosos ainda para a investigação científica do mundo, jazem materiais de ordem sublime, que conquistaremos, gradualmente, no esforço de ascensão, representando a parte mais nobre de nosso organismo divino em evolução." Apesar desse silêncio, atualmente, os neurocientistas não têm mais medo de falar, publicamente, sobre consciência e como o cérebro produz a mente. Segundo pesquisadores, a experiência espiritual das pessoas pode ser explicada pela "ausência" de atividade em uma das regiões do cérebro, mas, especialmente no lóbulo parietal direito, onde se processa as preferências e gostos pessoais, e onde se "reconhecem as habilidades e os interesses amorosos da pessoa, portanto, responsáveis pela afirmação da identidade individual, segundo Brick Johnstone, da Universidade de Missouri-EUA." O estudo sugere que as pessoas que têm essa região menos ativa, com menos "definidores próprios", são as mais suscetíveis a levar vidas espiritualizadas. A descoberta também sugere que uma das principais características da experiência espiritual é a abnegação, um comportamento antiegoísta, segundo Johnstone. Em verdade, "o cérebro é o instrumento que traduz a mente, manancial de nossos pensamentos. Através dele, pois, unimo-nos à luz ou à treva, ao bem ou ao mal."

Embora tentem explicar (só pelos fenômenos físicos), pela prática dos neurologistas, toda a classe de fenômenos intelectuais, e, até, "espirituais", através das ações combinadas do sistema nervoso; e, em que pese a Ciência ter atingido certezas irrefutáveis, como, por exemplo, a de que uma lesão orgânica faz cessar a manifestação que lhe corresponde, e que a destruição de uma rede nervosa faz desaparecer uma faculdade, ela, porém, está infinitamente limitada para explicar os fenômenos do espírito. Em razão de semelhante situação, não podemos afastar a verdade da influência de ordem espiritual e invisível no cérebro. Se faz mister, também, compreender, não a alma insulada do corpo, mas ligada a esse corpo, o qual representa a sua forma objetivada, com um aglomerado de matérias imprescindíveis à sua condição de tangibilidade, animadas pela sua vontade e por seus atributos imortais.

Sobre a questão da mente, esta não pertence ao cérebro e o cérebro não explica a mente, embora exista uma interação entre os dois. A mente é uma entidade independente, é uma segregação cerebral. O cérebro é o meio que expressa a inteligência no mundo material. Por isso, a maioria dos estudiosos da mente humana faz da inteligência um atributo do cérebro. Há uma diferenciação significativa entre a pesquisa acadêmica com viés, nitidamente, materialista, e a ciência espírita, pois, enquanto a ciência humana faz do cérebro o excretor da inteligência, a ciência espírita faz do cérebro um instrumento do espírito, que é o ser inteligente individualizado. Destarte, é importante que o Espiritismo e a Ciência se complementem, até porque, as leis do mundo espiritual e as leis do mundo material são faces de uma realidade comum, - a vida.

O cérebro assemelha-se a complicado laboratório "onde o espírito, prodigioso alquimista, efetua inimagináveis associações atômicas e moleculares, necessárias às exteriorizações inteligentes." Todo o campo nervoso da criatura constitui a representação das potências perispiríticas, vagarosamente, conquistadas pelo ser, através de milênios e milênios. "O cérebro real é aparelho dos mais complexos em que o nosso «eu» reflete a vida. Através dele, sentimos os fenômenos exteriores segundo a nossa capacidade receptiva, que é determinada pela experiência; por isso, varia ele de criatura a criatura, em virtude da multiplicidade das posições na escala evolutiva. "

Existem os que recebem as sensações exteriores e os que recolhem as impressões da consciência. "Em todo o cosmo celular, agitam-se interruptores e condutores, elementos de emissão e de recepção. A mente é a orientadora desse universo microscópico, em que bilhões de corpúsculos e energias multiformes se consagram a seu serviço. Nosso mundo interno, do ponto de vista mental, não é estático, e as idéias não estão, rigidamente, estabelecidas. "A mente tem a dinâmica de um mosaico de luzes que se projetam pela consciência, que se contrai ou expande diante do que nos emociona." Desse Universo abstrato, "emanam as correntes da vontade, determinando vasta rede de estímulos, reagindo ante as exigências da paisagem externa, ou atendendo às sugestões das zonas interiores." 

Nervos, zona motora e lobos frontais, no corpo carnal, traduzindo impulsividade, experiência e noções superiores da alma, constituem campos de fixação da mente encarnada ou desencarnada. "Para que nossa mente prossiga na direção do alto, é indispensável se equilibre, valendo-se das conquistas passadas, para orientar os serviços presentes, e amparando-se, ao mesmo tempo, na esperança que flui, cristalina e bela, da fonte superior de idealismo elevado; através dessa fonte, ela pode captar, do plano divino, as energias restauradoras, assim construindo o futuro santificante." 

A alma é o centro de tudo - emoções, pensamentos, etc.; o cérebro é seu instrumento, facilitando a coordenação do corpo e servindo de canal para as múltiplas manifestações da alma. A experiência de cada um de nós é medida pelo referencial de imagens mentais que criamos e armazenamos sobre o mundo onde vivemos. Cada objeto, cada palavra, cada sensação é carregada de um potencial simbólico que desencadeia em nós a capacidade de criar imagens vivas da realidade. A ciência, sobretudo a neurociência, apesar dos nítidos avanços, ainda não admite, integralmente, essa conclusão, insistindo que tudo está nas funções cerebrais: a linguagem, o pensamento, a coordenação motora, a emoção, e muito mais. Isso, porque insiste em tomar o efeito pela causa. Na questão 370 de "O Livro dos Espíritos", temos a solução para os problemas criados pelo reducionismo materialista: "Da influência dos órgãos se pode inferir a existência de uma relação entre o desenvolvimento do cérebro e o das faculdades morais e intelectuais? Indaga Kardec. Explicam-nos os Emissários do Cristo: "Não confundais o efeito com a causa. O Espírito dispõe sempre das faculdades que lhe são próprias. Ora, não são os órgãos que dão as faculdades, e sim estas que impulsionam o desenvolvimento dos órgãos." 

O homem não pode ser o cérebro. Inúmeras experiências de quase morte, de sonambulismo, de hipnose conduzida, de regressão a vidas passadas, e a extensa bibliografia dos fenômenos mediúnicos, desmentem, categoricamente, essa ideia de que os neurônios cerebrais respondem pelo ser humano. "Portanto, o pensamento, assim como a consciência, não moram nos neurônios, mas vivem no íntimo da alma imortal, que leva para todo o sempre, como conquista inalienável, o amor e a sabedoria." 

Jorge Hessen
Fonte: http://jorgehessen.net/


O que é a mente?

Alguns pensam que a mente é o cérebro ou qualquer outra parte ou função do corpo, mas não é verdade. O cérebro é um objeto físico que pode ser visto, fotografado ou submetido a uma cirurgia.

A mente, por outro lado, não é algo material. Ela não pode ser vista com os olhos nem fotografada ou operada. Portanto, o cérebro não é a mente, mas apenas uma parte do corpo.

Não há nada dentro do corpo que possa ser identificado como sendo nossa mente, porque nosso corpo e mente são entidades diferentes. Por exemplo, às vezes nosso corpo está descontraído e imóvel, e a mente em plena atividade, movendo-se rapidamente de um objeto para outro. Isso indica que nosso corpo e mente não são a mesma entidade.

Nas escrituras budistas, nosso corpo é comparado a uma hospedaria, e a mente, ao hóspede que ali reside. Quando morremos, a mente deixa o corpo e vai para uma próxima vida, como um hóspede que sai de uma hospedaria e vai para outro lugar.

Se a mente não é o cérebro nem outra parte qualquer do corpo, o que ela é? A mente é um continuum sem forma, que tem como função perceber e entender os objetos. Sendo, por natureza, algo sem forma, ou não corpóreo, ela não pode ser obstruída por objetos físicos.

Geshe Kelsang Gyatso
É muito importante conseguir distinguir estados mentais agitados de estados mentais pacíficos. Como explicado no capítulo anterior, os estados mentais que perturbam nossa paz interior, como raiva, inveja e apego desejoso, são denominados ‘delusões’ e são as principais causas de todo o nosso sofrimento.
Talvez pensemos que nosso sofrimento seja provocado por outras pessoas, pela falta de condições materiais ou pela sociedade, mas, na realidade, ele vem dos nossos próprios estados mentais deludidos. A essência da prática espiritual consiste em reduzir e, por fim, erradicar totalmente nossas delusões, substituindo-as por paz interior permanente. Esse é o verdadeiro significado da nossa vida humana.
O ponto essencial que aprendemos ao entender a mente é que a libertação do sofrimento não pode ser encontrada fora da mente. A libertação permanente só pode ser alcançada por meio da purificação da mente. Sendo assim, se quisermos nos livrar dos problemas e alcançar paz duradoura e felicidade, precisamos aumentar nosso conhecimento e compreensão da mente.

Geshe Kelsang Gyatso


A Vida

"Dizem que a vida é curta, mas não é verdade. A vida é longa para quem consegue viver pequenas felicidades. E essa tal felicidade anda por aí, como uma criança brincando de esconde-esconde. Infelizmente não percebemos isso, e passamos a vida inteira colecionando nãos: a viagem que não fizemos, a festa que não fomos... A vida é mais emocionante quando se é ator e não espectador... A morte não é a maior perda da vida. A maior perda é o que morre dentro de nós enquanto vivemos".

Dalai Lama

Mensagem: Fé em Ti

Fanatismo é torpe descaracterização da fé, exteriorizando demência da faculdade de pensar.

A descrença sistemática é conflito emocional, de curso largo, a inquietar o equilíbrio da razão.

O homem crê por impositivo da evolução, por hereditariedade psicológica.

Nem toda crença é racional, passada pelo crivo do exame, mas também, automática, natural, em um número de pessoas, pela qual se expressa.

A fé, por isso mesmo, manifesta-se de maneira natural e racional.

A primeira encontra-se ínsita no homem, enquanto a outra é adquirida através do raciocínio e da lógica.

A fé religiosa, pois, surge espontaneamente ou resulta de uma elaboração mental que os fatos confirmam.

Virtude, portanto, conquista pessoal, descortina os horizontes amplos da vida, facultando paz e estimulando à luta.

Aquisição intelectual, transforma-se em uma luz sempre acesa a conceder claridade nas circunstâncias mais complexas da vida.

Seja, porém, qual for a forma em que se manifesta a tua fé, vitaliza-a com o amor, a fim de que ela se expanda na ação do bem.

A fé é parte ativa da natureza espiritual do homem, cujo combustível deve ser mantido através da oração, da meditação frequente e do esforço por preservá-la.

Não faças experiências-testes à tua fé. Ela estará presente nos momentos hábeis sem que se faça necessário submetê-la a avaliações.

Aprende a crer nos teus valores.

O homem crê por instinto, por assimilação, pela razão. 
Põe a tua fé em Deus e absorve a ideia do bem, pois foste criado para uma vida feliz e saudável.

(Por Joanna de Ângelis - Divaldo P. Franco. In: Filho de Deus)


Reinaldo Gianecchini faz Cirurgia Espiritual


Reynaldo Gianecchini foi buscar no espiritismo o auxílio para a cura de seu câncer linfático. O médium João Berbel, do Instituto Medicina do Além, de Franca (interior de São Paulo), que também operou o pai do ator, realizou a cirurgia espiritual durante uma visita a Gianecchini ainda no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

"Sabemos que este é um dos tipos de câncer que mais agride o corpo humano e é raro. A cirurgia espiritual entra como um complemento ao tratamento da medicina convencional", explica o espírita.

Segundo ele, operar um câncer espiritualmente é mais fácil do que tratar de uma gripe. "A cirurgia espiritual é feita para curar as enfermidades. Espiritualmente é mais fácil curar um câncer que um resfriado. E este mistério ainda desafia a medicina", completa Berbel, que atende em seu instituto cerca de 5 mil pessoas por semana.

Mestre João, como é conhecido, explica que a cirurgia espiritual é feita através da fé e do amor. Ela é executada pelos amigos espirituais que, no caso do médium, é guiado pelo espírito de Ismael Alonso, que, em vida, foi médico e morreu em 1964. "Assim como tratamos do seu pai, rogamos a Deus e aos bondosos irmãos espirituais que tenham compaixão do irmão Gianecchini".

Não somente o câncer, mas todas as enfermidades que existem na Terra são consequência das atitudes que as pessoas têm em suas vidas anteriores, segundo o médium. "Espiritualmente, tudo aquilo que nós fizemos de ruim em vidas passadas, temos que pagar na vida terrena. As doenças que temos estão ligadas a uma ficha cármica, que são como manchas no nosso corpo espiritual, na alma. Aqui na Terra, é um plano de prova e expiação e, por isso, temos que quitar nossas dívidas perante a justiça divina", explica Berbel.

O ator Reynaldo Gianecchini descobriu o câncer no sistema linfático durante sua internação, no Hospital Sírio-Libanês, para o tratamento de uma faringite crônica. Ele deu entrada na unidade no dia 1º de agosto, porém, somente no dia 10 do mesmo mês é que a doença foi confirmada como um tipo de linfoma não-Hodgkin. No último dia 26, alguns dias após ter iniciado o tratamento de quimioterapia, Giane recebeu alta. "Estou forte e essa minha força vem em grande parte por esse amor e carinho que eu recebo dos amigos", agradeceu, otimista, na ocasião. Esta semana, o ator, que já raspou a cabeça para não notar a evolução da queda dos fios, voltará ao hospital para nova sessão de quimioterapia.

A cirurgia espiritual não é feita no corpo físico, mas sim no corpo espiritual, conhecido também como perispírito, onde, para os espíritas, está a origem das doenças. Durante a operação não há cortes ou dor e, após a intervenção, não é possível ver cicatrizes no corpo do paciente. São os espíritos amigos que realizam a cirurgia.

O doente, não podendo se dirigir ao local onde ocorre o tratamento espiritual, pode ser atendido à distância. Para isso, basta que um representante do enfermo esteja presente. É através do carinho e do amor deste parente, amigo ou conhecido que o paciente será beneficiado.

Segundo o site do Instituto Medicina do Além, qualquer pessoa, independentemente da crença religiosa, pode ser atendida por um médico espiritual, mas algumas recomendações práticas são feitas àqueles que necessitam do atendimento. É aconselhável que o paciente não coma nenhum tipo de carne sete dias antes e 15 dias após a cirurgia. Também não deve tomar bebidas alcoólicas e nem fumar.

Dependendo da cirurgia, o paciente terá um curativo, que não pode ser molhado. Mas caso saia naturalmente, não há motivo para preocupação. Além disso, é preciso fazer repouso moderado nos três dias após a operação espiritual e evitar pegar peso ou fazer qualquer esforço físico.

O site lembra também que o tratamento espiritual é complementar ao realizado pela medicina convencional, e que jamais dispensa o uso de medicamentos.


João Berbel atende mais de cinco mil pessoas por semana
Por Micheli Nunes
Agência BOM DIA
Médium desde os 21 anos, João Berbel, 56, começou a fazer operações espirituais em 1996. Seu primeiro paciente foi Arlete, a própria mulher, que sofria de crises renais. “Ela sarou, nunca teve mais nada”, diz. Depois dela, Berbel passou a atender outros doentes na cozinha de casa. Hoje, trabalha no Instituto de Medicina do Além (IMA), um centro espírita criado por ele em Franca, interior de São Paulo. O espaço inclui uma escola convencional e, em breve, vai abrigar um hospital para tratamentos físicos e espirituais. A obra é financiada com verba do instituto.
Berbel, que realiza operações e distribui remédios fitoterápicos gratuitamente, vive da renda de seus 175 livros publicados e de doações. Em entrevista, ele falou, entre outros assuntos, sobre o ator Reynaldo Gianecchini que, além de se submeter a tratamento quimioterápico para se curar de um câncer linfático, passou por duas cirurgias espirituais comandadas pelo médium.


Quando foi seu primeiro contato com o espiritismo?

Quando eu era criança, tinha crises de epilepsia (alteração na atividade elétrica do cérebro, temporária e reversível). Aos 19 anos, minha namorada me levou a um centro espírita após eu sofrer um ataque. Fui tocado e curado da doença, chorei muito. Depois disso e durante 20 anos, só recebi espíritos inferiores, que queriam abalar a minha fé e me tirar do espiritismo. Aos 40, o espírito do médico Ismael Alonso, que morreu em 1964, veio a mim e disse que eu deveria realizar curas e operações espirituais sem cobrar nada.

Qual foi sua relação com Chico Xavier?

Eu o curei. No final da vida, ele estava impossibilitado de falar por causa de um problema nas cordas vocais. Tivemos um encontro no plano astral e eu realizei a operação. Chico chegou a dar uma entrevista, dizendo que havia sido curado em uma cirurgia espiritual, mas não revelaria o nome do médico para não haver vaidade. Na época, eu usava bisturis e fazia cortes nas pessoas durante as operações, mas usava minha energia para que as pessoas não sentissem dores. Chico pediu para eu nunca mais fazer isso, pois não sou médico. Sou médium. Joguei os bisturis fora e meu poder de cura aumentou. Toda a energia que eu usava para impedir que as pessoas sentissem dor foi direcionada exclusivamente para retirar tumores.


Como foi seu contato com Reynaldo Gianecchini?
O pai dele, Reynaldo Cisoto, é um grande amigo. Ele faz tratamento no IMA toda semana. O caso do pai é muito grave, mas ele está bem. Quando Gianecchini descobriu que estava doente, fui até o hospital Sírio-Libanês e realizei duas operações para curá-lo. Ele é uma pessoa maravilhosa e, como tem muita gente rezando por sua saúde, Gianecchini está se curando e logo estará bem.


O ator deve parar com a quimioterapia?

Não. A cura espiritual é um complemento da medicina. As pessoas ainda devem ir ao médico e fazer o tratamento necessário. Isso é muito importante. Por isso o hospital que estamos construindo no IMA terá um setor de saúde espiritual e médicos para cuidar da saúde física das pessoas. Gianecchini está passando pelo tratamento médico e, além das operações espirituais, faz um tratamento à distância.


Como funciona o tratamento à distância?

Um parente próximo precisa estar no centro espírita ao meu lado para que eu possa estabelecer uma relação com o doente. Nós, então, fazemos um trabalho espiritual para acelerar a cura. No caso de Gianecchini, toda semana os tios Fausto e Roberta Gianecchini fazem esse trabalho comigo.

Qualquer pessoa pode fazer o tratamento?

Sim. É só ir ao IMA. Quando eu comecei a realizar esse trabalho, fazia as cirurgias na cozinha da minha casa. Hoje, recebo mais de cinco mil pessoas por semana no instituto.


Tratamento espiritual do ator tem o apoio da família

Lutando contra um câncer linfático, do qual foi diagnosticado há um mês, Reynaldo Gianecchini recorreu também a um centro espírita para buscar a cura. Roberta Gianecchini, tia do ator, conta que esteve no Instituto de Medicina do Além (IMA), em Franca. Lá, ela realizou, junto com o médium João Berbel, um tratamento à distância na tentativa de ajudar o sobrinho. “O pai do Giane tem feito trabalhos espirituais que o ajudam na luta contra o câncer. Por isso, eu e meu marido, Fausto, estivemos no centro para tratar Giane também”, diz.
Roberta afirma ainda que o ator se sente bem e não teme a queda do cabelo. “Ele está bem, tranquilo e comendo normalmente. Não tem medo de perder os cabelos. Como ator, está acostumado a mudar o visual.” Ela agradeceu à imprensa pelo carinho dispensado ao sobrinho. “Ele precisa de um tempo e todos têm respeitado isso.”
Assista a entrevista de João Berbel para o Programa Transição:









Fontes:

CHICO XAVIER E O HOMOSSEXUALISMO

"Não vejo pessoalmente qualquer motivo para criticas destrutivas e sarcasmos incompreensíveis para com nossos irmãos e irmãs portadores de tendências homossexuais, a nosso ver, claramente iguais às tendências heterossexuais que assinalam a maioria das criaturas humanas. Em minhas noções de dignidade do espírito, não consigo entender porque razão esse ou aquele preconceito social impediria certo numero de pessoas de trabalhar e de serem úteis à vida comunitária, unicamente pelo fato de haverem trazido do berço características psicológicas e fisiológicas diferentes da maioria. (...) 
Nunca vi mães e pais, conscientes da elevada missão que a Divina Providencia lhes delega, desprezarem um filho porque haja nascido cego ou mutilado.
Seria humana e justa nossa conduta em padrões de menosprezo e desconsideração, perante nossos irmãos que nascem com dificuldades psicológicas?"
(Publicada no Jornal Folha Espírita do mês de Março de 1984)


Pergunta: Como se explica o homossexualismo à luz da Doutrina Espírita?

CHICO XAVIER : "Temos tido alguns entendimentos com espíritos amigos, notadamente com Emmanuel a esse respeito. O homossexualismo, tanto quanto a bissexualidade ou bissexualismo, como assexualidade, são condições da alma humana. Não devem ser interpretados como fenômenos espantosos, como fenômenos atacáveis pelo ridículo da humanidade. Tanto quanto acontece com a maioria que desfruta de uma sexualidade dita normal, aqueles que são portadores de sentimentos de homossexualidade ou bissexualidade são dignos do nosso maior respeito e acreditamos que o comportamento sexual da humanidade sofrerá, no futuro, revisões muito grandes, porque nós vamos catalogar do ponto de vista da Ciência todos aqueles que podem cooperar na procriação e todos aqueles que estão numa condição de esterilidade. A criatura humana não é só chamada à fecundidade física, mas também à fecundidade espiritual. Quando geramos filhos, através da sexualidade dita normal, somos chamados... também à fecundidade espiritual, transmitindo aos nossos filhos os valores do espírito de que sejamos portadores.
Não nos referimos aqui aos problemas do desequilíbrio, nem aos problemas da chamada viciação nas relações humanas. Estamos nos referindo a condições da personalidade humana reencarnada, muitas vezes portadora de conflitos que dizem respeito seja à sua condição de alma em prova ou à sua condição de criatura em tarefa específica. De modo que o assunto merecerá muito estudo.
Nós temos um problema em matéria de sexo na humanidade que precisaríamos considerar com bastante segurança e respeito recíproco. Vamos dizer: se as potências do homem na visão, na audição, nos recursos imensos do cérebro, nos recursos gustativos, nas mãos, na tactividade com que as mãos executam trabalhos manuais, nos pés, se todas essas potências foram dadas ao homem para a educação, para o rendimento no bem, isto é, potências consagradas ao bem e à luz, em nome de Deus, seria o sexo em suas várias manifestações sentenciado às trevas?"

Ivens Godinho
Diretor de Teatro e do espetáculo:

Entrevista com o Diretor do Kabbalah Centre do Brasil

Religião? Estilo de vida? Mania de famoso? Saiba o que é a Kabbalah 
lendo a entrevista que fizemos com o diretor do Kabbalah Centre 
do Brasil, Yonatan Shani.
Yonatan Shani

O que significa a Kabbalah?

Yonatan Shani: A Kabbalah é uma sabedoria que oferece as ferramentas necessárias para que as pessoas consigam se elevar acima das limitações do mundo físico e atingir a plenitude duradoura e ininterrupta. Ela defende que o ser humano é feito de desejo e o que diferencia uma pessoa da outra é o que ela deseja, porém, o desejo precisa ser “refinado”. O preenchimento verdadeiro e duradouro só ocorre por meio do trabalho espiritual, que contém parte do controle e refinamento deste desejo. 


Como surgiu a Kabbalah?

YS: O primeiro kabalista foi Abraão, que escreveu o Livro da Formação. Depois veio Moisés e a tradição foi passada de professor para aluno no decorrer dos anos. Cerca de 2 mil anos atrás, Rav Shimon Bar Yochai escreveu o texto principal da Kabbalah, o Zohar, que decodifica os ensinamentos da Bíblia. O primeiro Kabbalah Centre foi criado em Israel, em 1922, por Rav Ashlag. Hoje em dia, o principal Centro está localizado em Los Angeles, na Califórnia, Estados Unidos, porém, há outros Centros e Grupos de Estudos em mais de 50 países.


Qual é o principal objetivo da Kabbalah e o que ela prega? 

YS: O principal objetivo da Kabbalah, primeiramente, é ajudar o ser humano como indivíduo. Depois, é ajudá-lo como cidadão para que juntos à humanidade consigam atingir um único propósito: o de fazer um mundo melhor. Com frequência tentamos trazer uma sensação de empolgação a nossas vidas por meio de algum tipo de estímulo exterior, mas nunca saberemos o que é ter um sentido e um propósito verdadeiro na vida enquanto continuarmos acumulando experiências de curta duração. Algumas pessoas desejam satisfação sexual, outras buscam enriquecimento espiritual, fama e até solidão - todos nós desejamos alguma coisa. Se estamos sempre infelizes e ansiosos é porque nossos desejos não são constantemente preenchidos pela luz. Na Kabbalah, essa luz significa a mesma coisa que Deus ou Universo ou o que cada um acredita. Quando estamos conectados com a luz, não temos medo, ansiedade ou insegurança a respeito do futuro. A Kabbalah ensina também que viemos ao mundo para resgatar nosso desejo de receber mais pelos nossos próprios méritos, e não simplesmente por receber. Para chegar a esta etapa, enfrentamos desafios, obstáculos e dificuldades nos caminhos percorridos, porém, no final, a satisfação da conquista é infinita, prazerosa e reconfortante, uma verdadeira sensação de dever cumprido.


Como é a prática diária da Kabbalah?

YS: A prática da Kabbalah é flexível e pode ser aplicada nas mais variadas situações da vida. A Kabbalah ajuda a controlar nossos impulsos e a pensar mil vezes antes de tomar uma decisão. A sua verdadeira prática consiste em discernir o melhor caminho que, na maioria das vezes, é sempre o mais difícil. Além disso, existem meditações e outras conexões que servem como “ferramentas” de apoio para nossa consciência.


Qual a reação entre a Kabbalah e o Judaísmo?

YS: Muitas pessoas fazem uma ligação direta entre a Kabbalah e o Judaísmo, mas o que muitos não sabem é que o Judaísmo nasceu da Kabbalah. Acreditamos, também, que Jesus Cristo era um kabalista e, assim como a religião católica, o islamismo e algumas religiões orientais foram baseadas na Kabbalah. 


O que diferencia a Kabbalah das religiões?

YS: Ela é a essência de várias religiões. É importante ressaltar que a Kabbalah não é uma religião, mas sim uma espiritualidade. Infelizmente, as religiões, de maneira geral, tendem a se divergir, conflitando entre si. Temos certeza absoluta, acreditamos e ratificamos que a espiritualidade é a “ponte” para unir as religiões e as pessoas.


A popularização da Kabbalah pelos famosos é positiva para a difusão da filosofia ou a banaliza?

YS: O grupo dos famosos é o que cria o maior “barulho”. Acreditamos que a popularização é boa. Muitas pessoas criticam a Kabbalah chamando-a de pop, mas se é o pop que gera o interesse de um jovem, por exemplo, isso é positivo para nós. 

Quem pode frequentar estes cursos?

YS: Não existe um perfil específico. No Kabbalah Centre temos pessoas de todos os perfis, com idades, religiões e profissões diferentes. Todos buscam a mesma coisa: luz espiritual e equilíbrio. Qualquer pessoa que esteja disposta a conhecer e a entender nosso propósito no mundo é bem-vinda ao Kabbalah Centre. 


Existe algum curso específico para Jovens?

YS: Os cursos e palestras são para todas as faixas etárias. Mas um de nossos livros de maior sucesso, “O Poder da Kabbalah”, é voltado justamente aos jovens.


O que uma pessoa que quer conhecer a Kabbalah deve fazer? 

YS: A pessoa interessada em conhecer a Kabbalah pode entrar em contato com um dos nossos instrutores por telefone (11-3061-2307 / 0800-772-3272). Também é possível receber gratuitamente um exemplar do livro “O Poder da Kabbalah” pelo site – a única despesa é o repasse do custo do envio. Além disso, oferecemos palestras, cursos introdutórios e de aprofundamento, grupos de estudo, seminários, viagens, atividades específicas para datas significativas no calendário kabalístico e uma comunidade de professores e alunos. 

 EU MAIOR

Trechos da entrevista com Glória Arieira. Documentário EU 


MAIOR, sobre autoconhecimento e busca da felicidade. 

www.eumaior.com.br


Extraterrestres e Evacuação Mundial - Entrevista com Ergon

Ergon Abraham
Hoje, nos quatro cantos do globo, centenas de indivíduos afirmam estar recebendo mensagens de extraterrestres - que geralmente dizem respeito ao período conturbado, ou de transição, pelo qual nosso planeta está passando. As comunicações falam sobre os incontestáveis problemas que têm surgido neste século e indicam atitudes para atravessarmos esse momento da maneira mais adequada e harmoniosa possível. O professor Ergom Abraham é um dos que têm se dedicado ao tema, tendo escrito seis livros falando extensivamente sobre Hierarquias Extraterrestres e sua presente atuação na Terra.


Prof. Ergom, uma das críticas mais severas a todas as pessoas ou grupos que se referem a uma evacuação mundial é o fato dessa idéia ser extremamente elitista. O que pode nos dizer sobre isso?

Realmente! Concordo plenamente! Mas não devemos nos esquecer que a própria Bíblia nos fala sobre uma seleção que aconteceria no final dos tempos, não é? Portanto, essa noção de seleção não se restringe apenas a uma simples seleção - afinal, ela tem o propósito de realmente separar o joio do trigo. Esse processo não é injusto, como pode parecer à primeira vista. Se fosse feito de modo indiscriminado, Deus seria injusto. Devemos também nos lembrar de que a própria natureza trabalha em processo seletivo, separando os melhores dos piores, os mais fracos dos mais fortes. Portanto, no caso dos seres humanos, eles crescem juntos e recebem as mesmas oportunidades evolutivas no decorrer de suas encarnações. O Sol brilha igualmente para todos, mas só alguns aproveitam seus raios. Há sempre aqueles que preferem desperdiçar essas maravilhosas oportunidades com futilidades.

Em um final de ciclo, como o que estamos vivendo, torna-se absolutamente necessário que aconteça uma grande seleção. Todos os grandes Mestres que já passaram na Terra, vieram para preparar uma colheita para quando os "Ceifadores" vierem dos "Céus". O Apocalipse fala sobre isso muitas vezes. A seleção que irá separar os justos dos injustos já está acontecendo. O joio cresce junto ao trigo, mas só quando ele amadurece o agricultor consegue distinguir um do outro. Apenas é necessário olhar para ver, ouvidos para ouvir e inteligência para compreender.


Seguindo pela mesma linha, alguns críticos dizem que a ideia de apenas uns poucos serem salvos nada mais é do que uma adaptação do cristianismo, ou do catolicismo, com um ingrediente moderno, que seria a presença dos ETs em lugar dos anjos. Como o senhor vê essa questão?

Vejo que, na verdade, esses "críticos" ainda não notaram que a Divindade ou a Espiritualidade, procura se comunicar com os limitados conceitos humanos utilizando-se dos meios mais próximos possíveis de seu parco entendimento. O próprio Mestre Jesus, que sempre se comunicava através de parábolas, justamente por esse motivo, disse certa vez que Ele ainda tinha muitas coisas para revelar, mas que a humanidade (daquela época e até bem pouco anos atrás) não se achava preparada para entender. Contudo, hoje, o mental humano já se encontra relativamente maduro para começar a compreender verdades mais complexas, do que as que sempre foram transmitidas pelas religiões da Terra. Portanto, os processos são sempre os mesmos; o que muda é a época e o entendimento sobre um mesmo assunto. A diferença entre anjos ou extraterrestres, nesse sentido, torna-se irrelevante, pois praticamente todos os seres humanos não conhecem nenhum dos dois, mas já começaram a acreditar (o que foi um grande passo). Agora, só falta conhecer para entender. Por enquanto, eles não se conhecem a si mesmos. Se conhecessem, saberiam quem são os anjos, quem são os extraterrestres, os ultraterrestres, quem é o Cristo e quem é Deus.


Várias pessoas, em todo o planeta, vêm recebendo mensagens canalizadas de extraterrestres, e muitas vezes essas mensagens não transmitem as mesmas idéias, chegando a ser até conflitantes. Por que isso ocorre? É possível que esteja havendo uma certa disparidade de interpretações, ou seja, cada qual entende de acordo com sua própria experiência e cultura?

Exatamente! Essa diferença tem origem, muitas vezes, nos conceitos pessoais, fortemente enraizados no subconsciente do indivíduo. Além disso, não devemos nos esquecer de que nem todas as mensagens são realmente de origens extraterrestres, pois nesse campo, assim como em todos os outros, existem os engodos, as farsas. Existem casos em que pessoas, usando de um profundo desejo de chamar a atenção para si ou para se destacar, caem na armadilha do animismo, transmitindo mensagens criadas pela própria mente, acreditando nelas e levando outros menos preparados também a acreditar Existem outras que, por serem médiuns, recebem mensagens, só que de espíritos desencarnados que podem ser classificados como "brincalhões" ou mal intencionados, fazendo se passar por seres superiores, e seus seguidores acreditam na farsa. Assim, muitas vezes as mensagens recebidas se mostram falhas e até absurdas.

É preciso usar o dom que Deus nos deu, chamado discernimento, para não cair na esfera da crendice humana. O bom senso também deve ser usado, pois não devemos acreditar em tudo o que vemos ou ouvimos só porque nos dizem que isso ou aquilo é verdade. Isso não significa que não existam bons trabalhos nesse sentido e belíssimas mensagens verdadeiras. Apenas devemos ficar espertos para não sermos enganados, pois enganados todos têm sido desde há muito tempo, e é hora de acordar para a realidade. As verdadeiras mensagens, provindas das esferas da Consciência Cósmica, seguem sempre uma lógica superior, pois a verdade é uma só. Se houver duas, uma é falsa.


O senhor diz em seu livro "Projeto Evacuação Mundial" que "A religião cega e fanatiza porque está baseada em Evangelhos irreais, pois muitas palavras foram alteradas segundo o interesse de quem as manuseava, ou seja, os fundadores das primeiras grandes religiões que basicamente lançavam a idéias de que todos são 'pecadores' e que deveriam 'temer' a Deus, sendo 'servos' ou 'escravos' dele, tornando incoerente ensinamentos preciosos". Mas então é possível que o mesmo esteja ocorrendo agora, com as mensagens fornecidas por extraterrestres, que criam núcleos de seguidores, muitas vezes fanáticos, como foi o caso da seita Heaven's Gate? Segundo algumas pessoas, hoje é ainda mais fácil alterar as palavras de acordo com um ou outro interesse, e religiões e seitas continuam sendo fundadas em todo o planeta. Então, em quem acreditar? Como distinguir a mensagem verdadeira da falsa? E finalmente, a noção de que apenas algumas pessoas serão evacuadas do planeta não é apenas mais uma forma de temor, senão a Deus, pelo menos a um conceito, uma idéia?

Concordo plenamente que esse perigo existe. Mas quero lembrar que o verdadeiro trabalho divino deve ter como base principal e não-permissão do surgimento de fanatismos. Se a mensagem é realmente de Luz e Verdade, ela tem que ser para a libertação da consciência humana, e não para aprisioná-la ainda mais. Compreendemos que todas as organizações que trabalhavam através do medo para manter os fiéis estão, na verdade, contrariando ensinamentos do grande Mestre Jesus, pois sua mensagem era de fé, e a fé é oposta ao medo. A fé é a luz ao medo das trevas. A fé gera respeito, enquanto que o medo gera fanatismo e transgressão por não haver nele a Luz da consciência.

A verdadeira mensagem ensina que o despertar da consciência significa "ter ciência da verdade", algo exatamente oposto ao fanatismo. O fanatismo resulta da ignorância humana sobres as imutáveis Leis Universais, e a Consciência é o conhecimento sobre os fundamentos dessas Leis Divinas. Portanto, quem fanatiza um grupo, com toda certeza está enganando, e não libertando. 

Infelizmente, quase todas as organizações religiosas sempre tiveram o medo como ferramentas principais para manter seus fiéis, procurando esconder delas os ensinamentos que poderiam tê-los ajudado a se libertar, Jesus dizia: "Conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará!". Ora, se a humanidade precisa se libertar, subentende-se que esteja aprisionada, e a prisão nada mais é do que a crença cega no irreal, mas promessas que jamais se cumpre rigorosamente os desígnios da Lei. 

A Lei dá a cada um segundo os seus méritos, não pelo que a pessoa pode comprar segundo suas oferendas. Infelizmente, para muitos, ainda é mais cômodo seguir cegamente um líder do que assumir o caminho do seu próprio despertar para as Realidades Superiores, pois esse caminho é muito difícil e apertado. O caminho da iniciação exige que cada um assuma a responsabilidade pelo seu próprio destino, e ao fanático sempre restará a possibilidade de dizer que o líder falhou, que o líder é culpado de ter ensinado errado. 

Na verdade, o verdadeiro Líder ensina que o único Mestre é o Cristo Interno, pois nenhum ser jamais conseguirá encontrar o verdadeiro Mestre externo se, antes, não despertar nele Esse Cristo, pois é Ele a Consciência da Verdade. Eu considero todo o resto como nada mais do que um desvio dessa realidade. A Consciência nos mostra que, assim como na Terra existem os "bonzinhos" e os "mauzinhos", e no espaço também. Assim, devemos novamente aprender a discernir a quem dar ouvidos. Essa, sem dúvida, será a grande prova da humanidade. Sabemos que a verdade está no coração de cada um e poderá ser acessada a partir dos momentos em que o indivíduo se decidir a colocar em prática uma máxima muito antiga: o reto pensar, o reto falar e o reto agir.

Em meus livros, sempre procurei mostrar que respeitar a Lei significa amar primeiramente a si mesmo. Pois quem ama a si mesmo aprende a Amar e, aprendendo a Amar, saberá Amar ao seu semelhante. Fazendo isso, estará amando a Deus em primeiro lugar. Esse é o primeiro Mandamento Divino.

Quem pratica verdadeiramente não erra, não precisa de mestres externos e muito menos de religiões, pois já se religou com a própria Consciência Luz. Essa é a essência do verdadeiro ensinamento dos Seres Superiores que nunca diriam para alguém formar grupos de fanáticos. Isso é coisa de humanos que ainda não compreenderam os ensinamentos do Cristo. Na verdade, não aprenderam o básico dos básicos. As mensagens mostrando uma possível evacuação planetária só têm o intuito de alertar, de apresentar aos terrestres o que existe nos bastidores da vida humana. A intenção é mostrar a todos que, mesmo que não acreditem, mesmo que ignorem, mesmo que a grande maioria, com seus atos e pensamentos insanos, procure acelerar o processo da destruição sobre a Terra, grandiosas mãos e olhos invisíveis vigiam e atuam, respeitando o livre arbítrio humano, para que a loucura não coloque um fim na vida sobre este belíssimo planeta. 

Essas mensagens pretendem apenas dar esperança aos justos e puros de coração. Também servem para informar, pois ninguém poderá dizer posteriormente que não sabia. O que os outros fazem com elas é de inteira responsabilidade deles.

Instituto fundado por Ergon
A sabedoria nos mostra que devemos agir corretamente porque isso é o correto, e não por sentirmos medo de castigos divinos, pois Deus jamais castiga ninguém. Somos nós que nos castigamos. Se a idéia da Evacuação gera medo a alguém, é porque essa pessoa ainda tem peso na consciência. Aquele que se purificou realmente não tem medo de nada. Aquele que ainda sente medo seja lá do que for, deve corrigi-lo. Todo aquele que está em paz consigo mesmo, jamais sente medo, aceita tudo o que lhe acontece de bom grado e aprende com a lição. Porém, aquele que tem medo, é porque está cheio de sentimento impuro. Na minha modesta opinião, o resto é distorção da verdade, é cegueira do espírito ou oportunismo de alguns espertinhos procurando tirar vantagem da inocência humana.
Entrevista concedida à Revista Sexto Sentido.

Doutrina espírita X pastor adventista







Dr. Fritz volta a fazer cirurgias através de médium no Piauí

Médium piauiense faz cirurgias há seis anos

Espírito do Dr. Adolph Fritz
Depois de incorporar-se nos médiuns brasileiros Zé Arigó e Edson Queiroz, a entidade espírita conhecida como Dr. Fritz, médico alemão que teria vivido no início do século passado, utiliza-se agora do teresinense Paulo James de Oliveira em procedimentos cirúrgicos espirituais. A equipe espiritual liderada pelo médico Adolph Fritz vem realizando operações em Teresina há cerca de seis anos. 

As cirurgias são presenciadas por qualquer interessado, admirador, curioso ou adepto do Espiritismo. Paulo James de Oliveira (Dr. Frizt) utiliza um bisturi sem lâmina, o que significa dizer que o paciente não sofre nenhuma incisão, não há cortes físicos nem perda de sangue. Acontece, todavia, que neste tipo de cirurgia, o paciente recebe também orientações para cuidar do período pós-operatório. Em alguns casos, ele não pode carregar peso, fazer esforço físico, comer carne vermelha, dentre outras atividades que faria normalmente se não houvesse passado por nenhuma operação.

Paulo James de Oliveira 
Totalmente gratuitas, as cirurgias lideradas por Paulo James de Oliveira (Dr. Fritz) em Teresina, são tradicionais na Casa de Oração e Caridade Luz de Nazaré, instalada na Vila Maria I Quadra H, Casa 32, em frente ao Comercial Volante, na zona Leste. Em média são processados 250 atendimentos no terceiro final de semana de cada mês. Os beneficiados são pessoas com câncer, nódulo, miomas e outros tumores e doenças. Essas pessoas, depois, portam raios-X do órgão operado comprovando que não mais necessitam de qualquer intervenção cirúrgica.

Paulo James explica que o tratamento espiritual não impede ao paciente dar prosseguimento ao tratamento médico. “O tratamento espiritual não atrapalha o tratamento médico. Quem está na Terra precisa de médicos, mas a medicina espiritual vem dar o suporte”, justifica.

Na realidade, Dr. Fritz não se utiliza, sozinho, do médium piauiense nas cirurgias. Ele é líder de uma equipe de entidades que, à semelhança das operações realizadas em hospitais e clínicas, formam um grupo de profissionais da saúde com a tarefa de salvar vidas ou minorar o sofrimento das pessoas. Igualmente ocorre nas sessões espirituais durante as quais são procedidas as cirurgias: um grupo de médiuns acompanha o médium que incorpora o espírito do Dr. Fritz. “São pessoas que estudam a doutrina espírita, têm conhecimento, freqüentam os centros diariamente”, diz Paulo James.

Médium perde a consciência quando incorpora Dr. Fritz - As intervenções cirúrgicas do Dr. Fritz guardam um componente exclusivamente próprio. Quando a entidade incorpora no médium, este perde totalmente a consciência. “Quando o Dr. Fritz vem fazer seu trabalho, perco a consciência. Assumo a personalidade do espírito comunicante”, atesta Paulo James de Oliveira.



Médium baiano José Medrado é um dos mais populares do Brasil



Ninguém nunca soprou no ouvido de José Medrado, 50 anos, que ele deveria se tornar um guia religioso ou criar um centro espírita. Mas, ao decidir por isso, quando tinha apenas 17 anos, sem o apoio da família, ele deu início a um trabalho que o tornaria uma das personalidades mais populares do espiritismo do Brasil, já tendo visitado diversos países da Europa e das Américas para divulgar a doutrina.
José Medrado defende uma maior naturalidade para lidar coma espiritualidade

Hoje, além de comandar a Cidade da Luz, complexo que oferece assistência médica, religiosa, além de uma escola e um orfanato, o médium baiano apresenta um programa de televisão com transmissão para a Bahia, Minas Gerais e São Paulo, um programa de rádio, e ainda publica uma coluna semanal em um jornal da cidade. 

“Nada disso eu almejei para mim. As coisas foram acontecendo. Mas acho que, talvez, eles (os espíritos) quisessem que alguém expandisse essa forma mais leve de conviver com a espiritualidade”, diz Medrado, que viu um espírito pela primeira vez - o da avó que morreu antes dele nascer - aos 7 anos.

Descontração 

E foi justamente essa forma descontraída de pregar o espiritismo que o fez tão querido e respeitado. Em suas sessões ou nos programas que apresenta, entre uma reflexão e outra, Medrado comenta sobre política, fala sobre as novelas, faz piada, batuca na mesa, põe músicas e já chegou até a recomendar um médico para um homem que acreditava estar dominado por espírito obsessor. 

“Aos poucos, fui quebrando alguns paradigmas. Mas as discussões precisam ser mesmo mais naturais. Vivemos num mundo plural e temos diversas formas de conversar. Mas é preciso ter cuidado para não fantasiar e confundir as coisas. E também ter respeito por todas as religiões”, explica o médium, que, por sinal, usa um anel de São Jorge e decora seu escritório - que serve também para gravação de seu programa televisivo - com um quadro de Preto Velho, entidade da umbanda. 

“Este anel é lindo, não é? Recebo muitos presentes de todas as religiões. Desde esse anel até uma estátua de São Francisco de Assis de quase um metro, que está lá em casa. Já ganhei também um terço muçulmano e o torá judeu”, revela. 

Encontros 

Talvez por conta desse diálogo com todas as religiões, Medrado consiga reunir até duas mil pessoas nos encontros mensais, chamados de Combaiá, que realiza na Cidade da Luz, em Pituaçu, sempre na primeira terça-feira do mês. Entre os frequentadores estão os cantores Mariene de Castro e Tuca Fernandes.








“Conheci Medrado em 2000. Sonhava com minha avó me levando para um lugar especial. E quando entrei na Cidade da Luz pela primeira vez reconheci o lugar do sonho e tive uma crise de choro”, conta Tuca, que a partir daí começou a frequentar o centro. “Nunca fui lá para não ouvir uma mensagem que não precisasse. Ele merece todo meu respeito”, diz.


Mas não é só durante as sessões que Medrado dá conselhos. Além dos e-mails, uma média de 100 por dia, ele liga para algumas pessoas que deixam o número de telefone nas mensagens.


“Nem sempre elas acreditam que sou eu, mas depois relaxam e querem até virar amigas e passar horas no telefone. Mas também faço o seguinte: tenho um celular velhinho só para isso e nunca atendo ligações nele (risos). Se atender toda vez que toca, eu não vou ter tempo para mais nada”, confessa.


Jornada dupla 


Medrado tem uma rotina bem corrida. Além de administrar a Cidade da Luz, ele é formado em Letras pela Universidade Católica e trabalha no Tribunal Regional do Trabalho com projetos sociais. Ele acorda todos os dias às 6h e vai dormir às 23h.


Por isso, resolveu contratar um motorista para ganhar tempo e dar conta dos e-mails em um notebook, enquanto se desloca de um lugar para o outro. “Só consigo descansar dia de sexta-feira. É dia de cinema, pizza e petit gateau. Preciso recarregar as energias”, brinca.


Mediunidade na juventude

No mesmo dia em que descobriu na escola o que era mediunidade, aos 15 anos, José Medrado foi com o professor a um centro espírita. Dois anos depois, fundou o próprio, em uma casa no Uruguai, até construir uma estrutura maior em Pituaçu, onde hoje funciona a Cidade da Luz.
O complexo Cidade da Luz abriga centro espírita, abrigo e escola


“Eu era jovem, mas estava certo do que queria, mesmo que minha família, católica radical, não concordasse muito. Eles não entendiam o que era isso e eu cheguei a esconder que via as pessoas para não me internarem”, conta ele, que vem de origem humilde e morou durante toda a infância na Ladeira da Preguiça, onde começou a trabalhar lavando carros.

Hoje, o complexo, sem fins lucrativos, é composto pelo Centro Espírita Cavaleiros da Luz, Abrigo Lar Luz do Amanhã, Pavilhão Assistencial Francisco de Assis, Escola Carlos Murion e Núcleo Assistencial, que, em 2010, fez mais de 240 mil atendimentos.

Toda a estrutura é mantida por doações, convênios com o governo do estado e com a prefeitura, além de vendas de livros psicografados por Medrado. 

O último deles é Para Melhor Compreender a Vida - Apontamentos de Psicologia, ditado pelo espírito do psicólogo Pablo Duran e lançado recentemente. Medrado também psicopictografa quadros.

“Em 1988, Renoir disse que queria trabalhar comigo para ajudar o orfanato, transformando tintas em pães. Não achava que era possível, porque não sabia nem desenhar. Mas, hoje, mais de 100 pintores pintam através de mim”, revela o médium. Alguns de seus quadros já chegaram a ser vendidos por até 
R$ 10 mil.

Cidade da Luz 

A Cidade da Luz está localizada na Rua Barreto Pedroso, nº 295, em Pituaçu, Bahia. As palestras acontecem segundas e quintas, às 20h; terças, 19h30; e domingos, às 8h30. A primeira terça-feira do mês é dia de uma reunião especial, chamada Combaiá, às 19h30. Há também atendimento médico, cursos e reuniões. Mais informações pelos telefones 3363-5538 e 3363-5161


E você, acredita em espiritismo? Dê sua opinião, deixe seu comentário!