Blog

Blog

26 de abr. de 2012

Enquanto a cidade dorme!... Permanecemos de plantão!



A Sombra da Noite


Episódio completo sobre o caso do Poltergeist de Porto Alegre.


Porto Alegre, agosto de 1953. Um apartamento na Rua André da Rocha se tornou o centro das atenções do público e repórteres: estranhos movimentos e aparições acontecem por lá: uma imagem de Santa Bárbara flutua pela sala, louça se espatifa misteriosamente. A polícia é chamada, repórteres fazem vigília esperando os fantasmas e a história fica cada vez mais surpreendente.

Além de diversos depoimentos de familiares e vizinhos que presenciaram a movimentação na década de 1950, o Projeto Neblina esteve no local para procurar evidências sobre o que de fato aconteceu naquela noite...

Direção de Juan Zapata que assina o roteiro junto com Rafael Guimaraens e Edson Gandolfi.
Fotografia de Pablo Chassereaux.
Arte de Bernardo Zortea.
Edição de Nathália Silva.
Produção de Ismael Moraes e de Kiko Cunha.



Caso do Fantasma da Dra. Gladys


Quadro "Assombração", que foi exibido no jornal "RJ no Ar" do dia 19/04/2011, na Rede Record.
O Projeto Neblina foi até a casa da Dona Ione, no Rio de Janeiro, para investigar possíveis manifestações que acontecem durante a madrugada, inclusive a aparição de uma mulher que ela desconfia ser a antiga dona do imóvel.



Abaixo seguem as duas imagens sequenciais citadas na reportagem. Ambas foram tiradas do mesmo corredor utilizando o equipamento ultravioleta. Na segunda imagem é possível ver uma forma esfumaçada que não aparece em nenhuma das outras imagens feitas naquela noite.




(Clique nas Imagens para Ampliar)


O caso, a princípio, gira em torno da Dra. Gladys Browne, uma conhecida cirurgiã da década de 60, e que era cunhada de Dona Ione, atual proprietária do apartamento.
Os tipos de manifestações, as visões de uma mulher andando pela casa e o próprio relacionamento conturbado entre as duas, sugerem que a possível atividade esteja mesmo ligada a Dra. Gladys.
Porém, novos detalhes descobertos em um velho recorte de jornal podem indicar um outro caminho...



A investigação ganha um elemento à mais quando um suicídio, aparentemente não esclarecido, entra na história. Alguns objetos pessoais do médico que se matou foram levados para dentro do apartamento onde os fenômenos tem acontecido, e eram guardados no banheiro, exatamente o ponto de maior atividade da casa.

Trailer do Programa "Histórias Extraordinárias"


A RBS TV liberou hoje o trailer de um dos episódios que fará parte da temporada 2011 da série "Histórias Extraordinárias".
Este episódio, que vai se chamar "À Sombra da Noite", mostrará o caso do Poltergeist de Porto Alegre e os eventos ocorridos durante a madrugada em que o Projeto Neblina esteve dentro do apartamento onde a manifestação aconteceu.



Direção de Juan Zapata
Produção: Zapata Filmes


Caso do Engenho da Rainha




Trailer do longa nacional - MEIA LUZ


Entre Agosto e Setembro deste ano, o Projeto Neblina participou da produção do longa metragem nacional MEIA LUZ, que mostra uma pesquisa de campo realizada por um grupo de jovens tendo como pano de fundo uma lenda urbana da cidade de Batatais, interior de São Paulo.
Durante as gravações, o Projeto Neblina cedeu equipamentos de pesquisa e prestou a consultoria necessária para o seu uso, bem como os procedimentos de campo adotados em uma investigação real.

O filme conta com a direção de Rogério Takashi e produção executiva de José Adalto Cardoso, e sua estréia está prevista para Janeiro de 2011.

O PÉ GRANDE... Existe gente que acredita!



Este é um documentário exibido no programa American Paranormal da National Geographic, sobre a tentativa de provar cientificamente a existência do Pé Grande, uma lenda norte americana. Para os crédulos qualquer coisa é uma prova. Para os céticos, nem mesmo Deus e o Diabo dançando can-can na sua frente consiste em prova. E você o que acha? Confira!

PS.: Infelizmente não é possível acessar a parte 2 no nosso país, mas ela não prejudica o entendimento global. Felizmente, o documentário está sendo exibido no Brasil em português em diversos horários - CLIQUE AQUI!









EXORCISMO REAL


Esse é o melhor video sobre um exorcismo praticado diante das câmeras. Note que a mulher possuida fala em três idiomas: Espanhol, Inglês e Português. Um outro ponto importante, é que em dado momento, a entidade que está no corpo da mulher começa a chamar o padre exorcista de bruxo. Ela percebe que ele está pondo em prática o seu esquema ritualístico, que embora não apareça no vídeo, é cercado de práticas de magia enochiana. No vídeo pode ser visto o uso do elemento agua como purificador do espírito e tambem da invocação do nome do demônio, um dos rituais mais antigos que existem, oriundo da era de Salomão. Barra pesadíssima!


Casa mal assombrada de Gilberto Freyre é aberta à visitação



Além de uma obra fundamental sobre o Brasil, 'Casagrande' e 'Senzala', Gilberto Freyre escreveu também sobre as casas mal assombradas do Recife.

Isso mesmo: casas mal assombradas, aparições, que os turistas podem conhecer agora na Casa Museu Magdalena e Gilberto Freyre.

O cenário é a Vivenda de Santo Antônio e a visita começa nos jardins.

Para cada visitante uma vela. Todos com muita tensão, quase em silêncio olham para tudo, desconfiados.

Eles são guiados pelo velho Zuavo, acendedor de lamparinas, sabedor de coisas. Nesses encontros dos curiosos com as coisas do além, são os monitores da casa Museu Madalena e Gilberto Freyre que fazem a recepção.



A história dessa noite no museu começou faz tempo em 1929. Gilberto Freyre era o diretor do jornal 'A Província', do Recife.

Um dia foi procurado por um homem com um pedido inusitado. Queria que ele, Freyre, falasse com o chefe da polícia para acabar de vez com as assombrações que andavam atormentando a vida do sujeito.

Gilberto Freyre decidiu escalar um repórter para investigar os malassombros do Recife velho, que viraram livro, publicado somente em 1955, onde foi incluído um inventário de 12 prédios habitados por forças sobrenaturais.

"O desafio é transferir o imaginário dos anos 40, 50 para as novas gerações e mostrar como foi importante para Gilberto Freire fazer esse registro", afirma o coordenador do projeto, João Freire Neto.

O casarão onde o sociólogo Gilberto Freire morou por 40 anos com Dona Madalena e criou os dois filhos tem todos os móveis e objetos preservados. É como se ele ainda vivesse aqui.

Viver as descobertas de Freyre nesse assustador Recife assombrado somente uma noite por mês. É pegar ou largar.

"Eu achei fantástico transpor o universo literário de Gilberto Freyre para dentro da casa onde ele viveu", afirma o advogado, Daniel Barreira.



A censura é livre e não há como não sair daqui com histórias para alimentar muita conversa por aí.

"Eu vou contar que eu fiquei com medo porque no início eu ouvi um barulho, como se tivesse quebrando as coisas.

Aí apareceu o papa-figo, as outras pessoas, aí dava um pouco de medo", conta Maria Luiza Leitão, de 11 anos.


Fonte: G1/arquivosdoinsolito