Blog

Blog

10 de abr. de 2012

Dynamo-Jack, o homem misterioso da Indonésia



Muito legal este documentário inglês sobre os poderes aparentemente paranormais de um homem que vive na Indonésia e que não permitiu que seu nome fosse revelado. Supostamente seu nome verdadeiro seria John Chang. Mas o nome é o de menos é o que ele pode fazer com um poder invisível que atrai os investigadores.

A parte em que ele usa o ki para colocar fogo num bolo de jornal é super legal. Lembro-me vagamente de já ter lido sobre um russo que também podia fazer isso. Ele foi até investigado pela KGB, que estava interessada em treinar seus agentes com a misteriosa técnica (creio que não conseguiram. Tem um video interessante aqui).
A manipulação do Ki, ou Qi, ou Chi, (uma forma de energia que permeia tudo, incluindo aí todos os seres humanos) é um tema bastante estudado e discutido há séculos. As concepções filosóficas do ki são encontradas desde o início da história registrada do pensamento chinês. Esta sabedoria teria sodo trazida para os humanos pelo imperador amarelo, uma figura que governou após os 3 imperadores semi-deuses (eu citei alguns deles no conto “A busca de Kuran”).
Apesar do conceito de ki ser muito importante em diversas filosofias orientais, sua descrição é variada e inclui aspectos conflitantes entre as diferentes versões:
  • Uma questão significativa é a de se o qi existe como uma força separada da matéria.
  • Se esta força surge a partir da matéria
  • Se é a matéria que surge do qi.
Alguns budistas e taoistas são a favor do terceiro conceito, onde a matéria é uma ilusão. (uma das premissas filosoficas que foram popularmente difundidas no filme Matrix)
Já os neoconfucionistas assumem outra posição: criticam a noção de que o qi exista separado da matéria. Eles acreditam que o qi emerge das propriedades da mesma. Com a ploriferação de produtos culturais da China/Japão no mundo, o conceito do qi vem se popularizando em desenhos animados, filmes, quadrinhos e também nos games. Muitos apontam as semelhanças entre o conceito de Qi e a “força” dos cavaleiros jedi da série de filmes Guerra nas estrelas (Star wars) e sugerem que o produtor George Lucas pode ter se apropriado do conceito a partir do filme Kakushi toride no san akunin, obra-prima de Akira Kurosawa realizada em 1958.
Há quem acredite que tudo não passa de invenção, truques baratos de mágica e sugestão hipnótica.
Este post me lembrou daquele clássico video do velhinho que usa o qi para afetar objetos físicos: