Blog

Blog

11 de abr. de 2012

As últimas coisas!...


O maior espetáculo na Terra


The Greatest Show on Earth é o vídeo número 13 da série Symphony of Science, uma celebração musical das maravilhas da biologia, incluindo a evolução, seleção natural, DNA, e todo o demais. O cantores auto-tunados da vez são David Attenborough, Richard Dawkins e Nye Bill.

Erupções solares e auroras, a combinação perfeita para um time-lapse


Na semana passada aconteceu uma das maiores erupções solares dos últimos anos e, claro está, quando uma ejeção de massa solar chega à Terra e se choca com os pólos norte ou sul da magnetosfera terrestre, acontecem os fenômenos das auroras (boreal ou austral), isto é, o aparecimento de uma luz que se projeta sobre a ionosfera e que, aos nossos olhos parece um espetáculo de grande beleza. Esta erupção solar derivou em uma labareda catalogada como M8.9 e, como era de esperar, propiciou o aparecimento de auroras boreais e austrais no passado dia 24 de janeiro que foram captadas por alguns fás da astrofotografia que publicaram as imagens em forma de time-lapses de grande beleza.

Bebê animatrônico


O bebê animatrônico de Chris Clarke é infinitamente mais educado que qualquer bebê humano: não vomita, não faz caca, não chora, não grita e nem interrompe seu sagrado sono. Ademais, sua forma de retorcer-se de desespero humano é muito realista, como se pressentisse que a conta do celular deste mês vai ser de arrancar o couro. Mas eu não teria coragem de pegar esta coisa no colo não. E se de repente a lavadora achar que este negócio é nossos filho. Não, obrigado, deixa que centrifugo sozinho.

Dezenas de filmes de Spielberg condensadas em 5 minutos


O vídeo de Todd Sandler homenageia Steven Spielberg -no recebimento do prêmio David O. Selznick- recopilando cenas da cada uma dos filmes nos quais Spielberg participou como produtor, produtor executivo e/ou diretor. Não me considero particularmente fã de Spielberg, mas após ver o vídeo reconheço nele um monte de filmes que venho desfrutando com prazer ao longo de toda a vida.
Via | AllThingsD.

Subindo e descendo escadas de cabeça


Subir escadas com a cabeça é uma disciplina que requer concentração, equilíbrio, uma vontade ferrenha e muito, muito mesmo, treinamento. Por isso tem um lugar no Livro Guinness dos Recordes.

A espantosa inteligência dos corvos


A espantosa inteligência dos corvos
Um dos seis corvos da Torre de Londres, que, segundo conta a lenda, no dia que desaparecerem, acabará a monarquia inglesa.
O vício dos corvos no jogo e em brincadeiras é bem conhecido, são sem dúvida de todas as aves as mais brincalhonas. São capazes inclusive de se divertir com outras espécies, por exemplo, já foram observados brinano de "rato e gato" com cães e lobos.

Os corvos já foram vistos também "esquiando" pela neve por simples prazer. Mas este vídeo, logo depois do corvídeo salto, supera tudo, nele é possível ver um corvo que utiliza o que parece a tampa de um pote, para deslizar por um telhado cheio de neve como se se tratasse de um experimentado snowboarder com sua prancha:

Passador de páginas de baixa tecnologia ao estilo Rube Goldberg


Um invento tosco e primitivo de qualquer forma que o veja, ainda que efetivo e divertido. É um talento de Joseph Herscher criador de máquinas de Rube Goldberg, cujo trabalho é descrito por um interativo do New York Times: Turning a Page, the Joseph Herscher Way.

Macaco descobre o fogo e cozinha hambúrgueres


O fogo e a linguagem são coisas primordiais que permitiram ao homem dar um salto evolutivo; vemos agora o bonobo Kanzi paquerando com este desprendimento. Este macaco da família dos chimpanzés aprendeu a utilizar isqueiros e a manipular a lenha para poder fazer fogo por sua própria conta e agora é capaz de cozinhar alimentos.

A mulher que aparece no vídeo, Susan Savage-Rumbaug, se converteu em um potencial Prometeu para os macacos. Segundo a pesquisadora, desde pequeno Kanzi foi exposto à TV e o primeiro filme que gostou muito foi o sensacional Guerra do Fogo, que, segundo a pesquisadora "acendeu" o desejo deste bonobo de fazer seus próprio fogo. Kanzi sabe que quanto mais lenha mais rápido os alimentos são cozidos. Seu prato preferido são os hambúrgueres.

Uma batalha épica: 30 marimbondos vs 30.000 abelhas


30 marimbondos asiáticos assaltam uma colmeia com 30 mil abelhas européias e literalmente as massacram. O marimbondo asiático é muito corpulento e dotado de um potente veneno capaz de dissolver os tecidos. Muito agressivo, possui mandíbulas super potentes, armaduras protetoras e unhas tarsais para sujeitar à vítima.

Este vespão é 5 vezes maior que a vespa normal e, quando atacam uma colmeia, ainda que as defensoras superam em grande número os marimbondos, não conseguem se salvar porque apenas trinta destes são capazes de trucidar 30 mil abelhas em 3 horas. Não é uma batalha, é um massacre, cortam as pobres ao meio, deixando-as moribundas. Os poucos soldados que restam não podem com eles, de modo que chegam até o mel, as crisálidas e as larvas, que lhes servem de alimento durante semanas. Um vídeo assustador.

A teoria e prática do ventilador do Batman


A teoria e prática do ventilador do Batman
Pensar em Batman faz com que a gente diretamente pense em Curinga, por sua vez este faz parte no pôquer que nos leva ao Strip Poker. E como isso pode deixar o ambiente um pouquinho mais quente, será necessário um ventilador para esfriar o ambiente. Isto é, o ventilador do Batman tinha que existir por uma questão de coerência com a realidade.

Esta lógica demonstra, por uma parte, que nas segundas meus neurônios ainda estão de folga e não estou em plena posse de minhas faculdades e, por outra, que este invento resulta difícil de justificar. Mas na parte prática do vídeo mostrado depois do ventilado salto, é possível ver outros usos do objeto em questão permitirão um entendimento mais formal.