Blog

Blog

20 de abr. de 2012

As 20 melhores aberturas de novelas da Globo


Com duas belas aberturas de novelas no ar na Rede Globo, nos horários das 6 e das 7, resolvemos fazer uma lista das melhores aberturas já produzidas nos estúdios da gigante carioca. Seja pela beleza, criatividade, trilha, cada uma tem um motivo para entrar nessa lista.
Abertura Novela Amor Eterno Amor

Amor Eterno Amor (2012)

Começamos por uma novela recente que traz belíssimas imagens estilizadas como pinturas, trazendo um universo fantástico, romântico ao mesmo tempo. Uma obra de arte em animação quase surreal que muito lembra o universo do Pequeno Príncipe.

Cheias de Charme (2012)

A segunda abertura de novela que destacamos é a excelente animação inspirada em teatro de marionetes, mas com muita cor e diversão, já que se trata de uma novela das 7 com foco no popular e brega.

Despedida de Solteiro (1992)

Mesmo após 20 anos, a abertura da novela ‘Despedida de Solteiro’ se mantém entre as melhores já produzidas e permanece muito atual. Usando uma estética de video-game 8 bits, que está muito na moda hoje-em-dia, o protagonista passa por vários obstáculos até conquistar o coração da amada.

A Favorita (2008 – 2009)

Uma abertura levada pelo inesquecível tango eletrônico da Bajofondo. Completamente maniqueísta, também se utiliza da animação para dar o tom da novela que fez tanto sucesso que é lembrada com frequência até hoje.

Caminho das Índias (2009)

A novela Caminho das Índias traz imagens caleidoscópicas que se tornaram icônicas na cultura indiana. Reestilizados, os símbolos de arquitetura, religião, música e dança são uma bela homenagem ao país asiático.

Cabocla (2004)

Mais uma vez se utilizando do recurso da animação, desta vez a Globo optou pelo simplismo de elementos bucólicos para construir uma vinheta de encher os olhos.

Bang Bang (2005 – 2006)

Os amantes dos anos 80 surtam ao assistir à abertura de Bang Bang. Isso porque um dos brinquedos mais marcantes daquela época serviu de inspiração para uma das aberturas mais divertidas já criadas até hoje. Os bonequinhos do Playmobil são claramente utilizados nessa estética ambientada no faroeste americano.

Pé na Jaca (2006 – 2007)

Bang Bang só não é mais animada que Pé na Jaca. Uma fazenda repleta de personagens extremamente cativantes dançando ao som de ‘Eu ando Ok’ de Zizi Possi. Muito animada!

O Beijo do Vampiro (2002 – 2003)

O melhor desta abertura é o tema: Blue Moon – The Marcels. A excelente música rouba a cena enquanto símbolos vampirescos são apresentados.

Como uma Onda (2004 – 2005)

‘Como uma Onda’ tem um ritmo bem mais lento que as anteriores, mas não menos agradável. Com um efeito que imita o movimento das ondas, belas imagens surgem dentro dessas ondas enquanto o inevitável Lulu Santos dá o tom.

Quatro por Quatro (1994 – 1995)

Outra novela que nunca caiu no esquecimento é ‘Quatro por Quatro’. Uma perseguição de quatro mulheres unidas contra os quatro maridos é representada por esgrimistas que triunfam ao fim da abertura. Diferente do que acontece na novela.

Sete Pecados (2007 – 2008)

Essa é um tanto quanto polêmica e deverá render algumas críticas. Mas nós justificamos: Apesar de ser um completo plágio da propaganda sueca da loja de móveis e decoração Ikea (“Drömkök åt alla” – “Dreamkitchens for Everyone”), não podemos negar que a abertura é um primor de qualidade. Com o créditos devidamente dados, temos que reconhecer genialidade da idéia e a qualidade da produção.

Cordel Encantado (2011)

‘Cordel Encantado’ é uma novela de arrebatou fãs por todo o país. Apesar de ter o nordeste brasileiro como foco, o público não ficou limitado. Uma incrível direção de arte se utilizou da xilogravura, técnica de impressão principal dos cordéis no nordeste, para construir um dos mais belos vídeos da Globo.

A Indomada (1997)

A então desconhecida Maria Fernanda Cândido se transforma em fogo, água e pedra em efeitos especiais inimagináveis em estúdios brasileiros no ano de 1997. Uma revolução gráfica que impressionou a todos na época.

Sinhá Moça (2006)

Sutileza é a palavra que melhor descreve a abertura da novela ‘Sinhá Moça’. Toda em câmera lenta, os detalhes revelam muitos sentimentos. Uma iluminação incrível tem seu auge na sombra do casal apaixonado que dá lugar ao escravo libertado.

Uga Uga (2000 – 2001)

As histórias em quadrinhos dão o tom da história do índio que foi parar no meio da cidade grande sem sequer falar o idioma daqueles que lhe cercam. As ótimas ilustrações, que em alguns momentos trazem um ar de Pop Art, contam o início de sua trajetória.

Salsa e Merengue (1996 – 1997)

A marcante abertura de ‘Salsa e Merengue’ fez tanto sucesso que ganhou uma réplica da novela Avenida Brasil. Ao som de ‘Maria’ cantada por Ricky Martin, muita dança latina animaram as noites do Brasil.

Chocolate com Pimenta (2003 – 2004)

Uma abertura de dar água na boca traz ilustrações muito elegantes que são recheadas de chocolate enquanto a música ‘Chocolate com pimenta’ cantada por Deborah Blando trazem simpatia para a novela.

Renascer (1993)

Efeitos especiais incríveis para o ano de 1993 são somados a uma profunda reflexão trazida pelas inesperadas transformações de ambiente. A água traz vida a um ambiente inóspito até que essa vida revela a concretude das entranhas da nossa sociedade. Uma viagem surreal que fica ainda mais complexa com o título da novela: Renascer. Asas à imagindação para entender essa abertura!

Passione (2010 – 2011)

A abertura de Passione não estaria nessa lista se não fosse uma obra de Vik Muniz, o artista que transforma lixo em obras de arte. Uma entediante sequência de imagens que finaliza com a brilhante obra do artista plástico paulista.